Jeronimo é franquia? Veja se é possível abrir um restaurante próprio

Publicado por Lidia Massari em 4 de abril de 2024

Se você quer saber se o Jeronimo é franquia, primeiro é fundamental conhecer a empresa que está fazendo barulho dentre as hamburguerias. O setor, que já foi taxado de saturado, prova diariamente que é possível se reinventar, basta pensar diferente.

E a rede Jeronimo conquistou tal posicionamento ao trazer a proposta de hambúrguer diferenciado, preço competitivo e DNA de um chef renomado. Acompanhe a leitura para descobrir de quem é a rede Jeronimo e se tem como investir na franquia.

Quer saber se Jeronimo é franquia? Mistério revelado com exclusividade!

Jeronimo é franquia

Atualmente a rede Jeronimo não trabalha com franquias, pois seu foco é manter uma operacionalização centralizada. Nesse contexto, a expansão de cada uma das suas 92 unidades está sob a responsabilidade do grupo por trás do Jeronimo.

Quando você conhece a essência da marca, entende a convicção de manter o negócio nas mãos de poucos profissionais. Isso porque o Jeronimo não é uma rede de hambúrgueres qualquer, primeiro, é a idealização de um famoso chef de cozinha.

Nesse contexto, a ideia é oferecer hambúrgueres feitos na hora, que levam apenas ingredientes frescos e naturais.

Sem falar que o grande objetivo do Jeronimo é fugir dos altos preços, geralmente ligados aos hambúrgueres gourmet. Quer dizer que na prática, a intenção de expandir como franquia poderia diluir a ideia central da marca.

Quem é dono da franquia Jeronimo?

A mente criativa por trás do Jeronimo é Luiz Renato Durski Junior, mais conhecido por Junior Durski. O empreendedor é também um dos mais respeitáveis chefs do Brasil, com seu famoso restaurante, o Durski.

Quem conhece Junior Durski diz que sua obstinação e perfeccionismo são a marca registrada por trás de seus negócios. E quando falo em negócios, no plural, é porque Durski também é dono da rede Madero, acredite se quiser.

Não à toa, em 2022 a Forbes Brasil divulgou que Junior Durski estava prestes a figurar como um dos homens mais ricos do Brasil. À época, sua fortuna era estimada em R$1,7 bilhão, neste meio de campo, o Jeronimo faz parte da fortuna.

Para ter mais exatidão, o empreendedor/chef detém 58,64% do capital social do Grupo Madero.

Portanto, Jeronimo não é franquia, mas a marca veio para democratizar ainda mais o consumo de hambúrgueres e quebrar a ideia engessada de produto caro.

Quantas franquias tem o Jeronimo Burger no Brasil atualmente?

quantas franquias tem o Jeronimo Burguer

O primeiro Jeronimo foi lançado em 2017, com o objetivo de alcançar um público mais jovem e de menor renda. Então, muito mais do que trazer até você a quantidade de restaurantes Jeronimo no Brasil, eu encontrei um verdadeiro raio-X:

  1. Conceito Jeronimo: a rede é alicerçada no conceito “fast-casual”, ou seja, não há serviço de mesa, mas há a promessa de qualidade superior.
  2. Número de restaurantes: segundo último balanço oficial, havia 92 unidades ativas.
  3. Tamanho médio dos restaurantes: cerca de 395m² e 103 assentos.
  4. Formatos comerciais: restaurantes de rua, “drive-thru”, rodovias, estações de metrô, aeroportos, shoppings e praças de alimentação.
  5. Modelo de cardápio: menu reduzido que objetiva hambúrgueres prensados na chapa.

Todas as informações acima você encontra diretamente na página do Grupo Madero e na divulgação de Relações com Investidores, caso queira validar.

Qual o valor de uma franquia Jeronimo?

Como já falamos abertamente, Jeronimo é franquia apenas na imaginação popular, pois a abertura de novas lojas acontece por intermédio de capital próprio. Apesar disso, vamos exercitar sua visão empreendedora para entender melhor.

Veja só, o modelo comercial do Jeronimo contempla localizações estratégicas que demandam alto investimento. Somado a isso, a própria infraestrutura é algo que foge da realidade da maioria dos empreendedores.

Então, não é como aquelas franquias baratas de shopping, seria necessário ter um capital considerável para investir. Estimativas apontam que o investimento médio em uma loja Jeronimo possa superar facilmente R$3 milhões.

E no segmento das franquias, este é um valor altíssimo que precisa ter um planejamento impecável, tanto da franqueadora quanto do franqueado. Isoladamente, isso não interfere na decisão de abrir franquia, mas no conjunto da obra sim.

Na lista de desejo do empreendedor brasileiro, o Jeronimo seria uma destas empresas que não são franquias, mas que certamente muita gente gostaria de abrir uma, né?

Conclusão se o Jeronimo é franquia e o que tirar de lição

Qual conclusão você consegue extrair do questionamento se o Jeronimo é franquia? Se você compreendeu que o Jeronimo é uma marca independente que deu certo, então, você está no caminho certo para encontrar uma opção mais vantajosa.

E outra, aqui falamos de uma marca que tem gente com grana por trás. É o mesmo caso de empresas como Coco Bambu, Outback e tantas outras que independem de franqueados para ir além no mercado.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe para tirar a dúvida de mais pessoas e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário