Como montar uma empacotadora de carvão

Publicado por Jéssica Trabuco em 17 de outubro de 2017

Está interessado em saber como montar uma empacotadora de carvão? Talvez seja porque você já entendeu que esse é um tipo de empreendimento que pode render um bom lucro.

O carvão vegetal é utilizado como combustível para uma série de máquinas e ferramentas, desde aquecedores e lareiras a fogões e churrasqueira. Como é um produto que é consumido sem conseguir ser reutilizado, a demanda é crescente.

Para aproveitar isso, montar uma empacotadora de carvão da forma correta pode ser uma boa ideia. Só que você não pode querer entrar nesse segmento igual a todos os outros que já estão. Para se destacar você precisa saber tudo sobre o empreendimento.

Esse é o ponto! O texto a seguir traz uma série de informações e dicas para que você saiba como montar uma empacotadora de carvão do zero, do absoluto nada.

Se você seguir essas coisas, terá mais chance de bons resultados, evitará prejuízos e poderá entrar no mercado pronto para conseguir o seu lugar.

O mercado brasileiro


Não tem como você ter sucesso com um negócio se você vai montá-lo sem nem mesmo pesquisar como anda o seu mercado no Brasil e na sua região. Assim, de forma mais específica, você entenderá se dá para ganhar dinheiro e como fazer isso.

Você sabia que o Governo tem trabalhado duro para reduzir as queimadas nas florestas? Isso faz com que o produto fique em falta no mercado, o que significa que você tem chance de entrar nesse mercado e conseguir se destacar – basta trabalhar da forma correta.

Para isso você precisa seguir as recomendações do Ibama e trabalhar com madeira de reflorestamento. Como são poucas as empresas que se dispõem a trabalhar dessas forma, você passa na frente.

Outro ponto bacana de lembrar é que a gente adora um churrasco. Todos os finais de semana, milhares (ou quem sabe milhões) de brasileiros estão reunidos com amigos fazendo um churrasquinho.

Tem muita demanda, pouca oferta e você que quer ganhar dinheiro com uma empacotadora de carvão! É um mercado crescente para quem está disposto a trabalhar forte e corretamente. Não é fácil, mas com estudo e planejamento você consegue ir longe.

Leia também: Como montar uma fábrica de sacos de lixo

Como montar uma empacotadora de carvão: Pontos estruturais


Como montar uma empacotadora de carvão

A partir de agora eu vou te mostrar como montar uma empacotadora de carvão nos aspectos físicos e estruturais. Existem alguns pontos que são importantes de falar e que vão influenciar o seu negócio diretamente.

Separei em algumas partes e logo abaixo você consegue ter uma visão geral sobre como abrir uma empacotadora de carvão:

Localização ideal

Para definir aonde você vai instalar a sua empacotadora você precisa primeiro definir para quem vai vender o carvão. Vai ser somente para revendedores ou vai vender também para o consumidor final?

Isso porque se você vender também para o consumidor final, vai precisar pensar em uma área que seja de fácil acesso. Se for só para revendedores você não precisa se preocupar com isso.

O ideal, se você quiser trabalhar com os dois tipos de comercialização é: Montar a empacotadora próxima a zonas industriais, já que ela emite muitos ruídos e montar uma loja de varejo em uma área mais comercial da sua região.

Estrutura

A estrutura de uma empacotadora de carvão não é complexa. É basicamente dividia em três setores que precisam ser bem organizados e separados. O seu negócio precisa ter espaço suficiente para que todos os profissionais trabalhem com tranquilidade.

Veja quais são os setores que fazem a estrutura do negócio:

1. Área administrativa

É o local onde você vai cuidar da administração total do local, desde a parte financeira até o funcionamento da produção. O ideal é que você monte no local da produção e não na loja.

2. Área de produção

É onde o produto será feito e empacotado em si. Precisa ter espaço suficiente para instalação do maquinário, para os funcionários trabalharem de forma eficaz e também para recebimento e armazenamento de matéria prima e material pronto.

3. Loja comercial

Aqui é para quem quer trabalhar com a venda em varejo. A loja pode ser pequena, com estrutura simples e você só precisa expor o carvão. É bom ter um estoque. Na loja você pode vender também produtos que tenham ligação com churrasco, como sal grosso, temperos, espetos, gelo e até cervejas – pense nisso!

Equipamentos que você precisa comprar

Na parte estrutural os equipamentos de uma empacotadora de carvão são fundamentais. Você precisa encontrar os que tem maior eficácia no trabalho, maior durabilidade e que estejam, ao mesmo tempo, dentro das suas possibilidades financeiras.

Não dá para dizer como montar uma empacotadora de carvão sem dar uma atenção especial para essa parte do negócio. Sem os equipamentos você não vai ter produtos para oferecer e ganhar dinheiro.

Entre os equipamentos da área de produção estão:

  • Balanças;
  • Seladoras de embalagens com datadora;
  • Máquina de empacotar carvão;
  • Balanças empacotadoras;
  • Peneira Vibratória;
  • Máquina de costura.

Entre esses equipamentos a máquina de empacotar carvão é o mais importante.

Além disso, você precisa comprar as embalagens para carvão. Para isso é preciso dedicar um tempo procurando empresas que possam fornecer esse tipo de embalagem para sua empresa.

Quanto é preciso ter para montar uma empacotadora de carvão?


montar uma empacotadora de carvão

Quando as pessoas se interessam por um negócio a primeira coisa que querem saber é quanto precisam investir para que ele de fato saiba do papel e passe a funcionar.

De acordo com informações do Sebrae, o investimento para montar uma empacotadora de carvão é de R$57.986. Nesse valor estão inclusos todos os equipamentos (área de produção e administrativo).

Comece a trabalhar


Agora que você já viu como montar uma empacotadora de carvão é preciso começar o seu plano de negócios. Sim, isso mesmo! Não dá para começar um projeto sem parar para pesquisar, analisar e montar estratégias.

Só assim você terá uma visão geral do que você quer fazer e saberá exatamente todos os passos que vai precisar dar a partir de agora.

Aproveite para conferir também o artigo sobre como montar uma carvoaria que postamos aqui. Ele vai lhe ajudar ainda mais!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

5 comentários

  • CRISTIANO BALIEIRO

    Achei interessante, interessei no assunto

  • MAGNÚ SERVIÇOS

    TENHO MINHA PROPRIA EMPACOTADORA DE CARVAO SO QUE TRABALHO DE FORMA INFORMAL QUERO MI LEGALIZAR PRA PODER FORNECER PRA GRANDE REDES DE SUPERMERCADO

  • Jorge Florentino

    Olá sou Jorge Florentino vivi em Angola Na capital de Luanda eu sempre sonho ser Bom vendedor ou bom empreendedor faço planos mas depois no desfocalizo quero ajuda mas como sempre vou mi esforçando em alcançar o meu objetivo de ser um bom vendedor.

  • Antonio FranciscoAlbuquerque

    Pretendo montar uma empacotadora de carvão.

Deixe o seu comentário