Opa! Então quer dizer que você está pensando em abrir um novo negócio, não é? Fico feliz, pois isso eu posso te ajudar bastante: acredite, você não chegou aqui por acaso! A partir de agora eu vou te apresentar 6 dicas para montar uma loja de roupas!
Revender roupas dá dinheiro e é muito divertido, mas nem todas as estampas são flores e tem alguns pontos a se levar em consideração quando o assunto é empreender.
O retorno de se trabalhar com moda é bom, já que as roupas estão sempre em evolução – tanto as peças em “tendência” quanto os próprios tecidos, costuras e formas de confecção. Por esses motivos é que montar uma loja de roupas nunca sai de moda: sempre tem muita clientela!
Só que é claro, por ser um negócio com muito potencial, o que não faltam são pessoas interessadas em entrar para esse mercado. É por isso que você precisa se dedicar e estudar muito o negócio, para se diferenciar no mercado e conseguir o seu espaço.
Com essas dicas para montar uma loja de roupas que eu trouxe para você, eu tenho certeza que terá um bom resultado. Basta utilizar elas no seu dia a dia e dar o seu melhor pelos seus objetivos.
Agora preste atenção a todas elas e esteja pronto a colocar em prática, hein? Vamos lá:
#1 – Defina o seu público alvo
A primeira coisa a se fazer é pensar no público. É comum pensarmos, logo de cara, em “vestuário masculino e feminino”, mas se pararmos para pensar nos motivos que levam os clientes a comprarem roupas, vamos achar uma infinidade, como:
- Roupas para bebês (só aqui já tem uma boa variação);
- Tem as mães/pais que vão às lojas comprar roupa para seus filhos;
- Tem pessoas que querem roupas para eventos, festas e datas comemorativas (como Ano Novo)…
Enfim, a lista é longa! O que você precisa fazer é já começar pensando se quer abrir uma loja de roupas variadas, para todo tipo de público, ou se você prefere segmentar para um público determinado.
Essa decisão vai influenciar todo o restante do seu negócio, por isso que entre as dicas para montar uma loja de roupas eu resolvi colocar ela logo na frente.
Leia também: Como montar uma boutique de roupas
#2 – Escolha o local da sua loja
O lugar onde você vai montar sua loja de roupas é importante pois isso influencia na quantidade de clientes que irão visitá-las, principalmente no início.
É por isso que sempre sugerimos que monte em um lugar que tenha bastante movimento, pois dessa forma, mais pessoas verão sua loja e despertarão interesse em conhecer seus produtos.
Assim, mesmo aquelas pessoas que estavam só de passagem e nem pensavam em comprar roupas, podem acabar levando alguma peça da sua loja.
Então não se esqueça que a boa localização da sua loja está diretamente ligada a uma maior quantidade de vendas!
Não precisa se assustar: uma boa localização não quer dizer, necessariamente, o centro da cidade e um alto investimento. Um local próximo a pracinhas de bairros e até pontos de ônibus mais movimentados já está de bom tamanho!
A dica chave desse tópico é não se precipitar, controlar a ansiedade e escolher seu ponto com cautela, avaliando bem o movimento do local.
#3 – Dicas para comprar seus produtos
É claro que há a possibilidade de você querer fabricar suas próprias roupas, ou ter alguém muito próximo que fará isso para você – ou como sócio, mas se esse for o caso, é importante que você saiba comprar roupas em lugares com foco em revenda, ou seja um fornecedor, mesmo.
Caso contrário, você acabará tendo que investir muito mais na compra das peças, o que resultará no encarecimento delas para o consumidor final.
Bom, quanto à onde comprar as roupas para revender, há algumas opções mais comuns, como buscar fábricas de roupas em outras regiões. Muitos lojistas fazem isso pois, assim, se consegue comprar uma quantidade significativamente grande de peças, e também de peças variadas, por um preço bem mais baixo que os fornecedores locais.
Duas dessas regiões mais procuradas são os estados de Pernambuco, Goiás e São Paulo, pois eles têm uma boa quantidade de fábricas de roupas instaladas por lá.
No entanto, se seu foco é vender roupas de marca, você pode investir um pouco mais e importar roupas para revender.
Aqui no blog temos um guia especial que vai te ajudar a entender as suas possibilidades de compra e qual é a melhor opção para você, dê uma olhada: Onde comprar roupas para revender.
#4 – Saiba divulgar sua loja
Entre as minhas dicas para montar uma loja de roupas, essa talvez seja a que mais tem a ver com a captação de clientes e fechamento de compras para o seu negócio. A divulgação da sua loja é importante pois muito mais pessoas poderão saber que ela existe e quais produtos se pode comprar lá.
Além de dar visibilidade, divulgar dá credibilidade à sua loja, já que, por exemplo, nas redes sociais as pessoas que já compraram podem recomendar e fazer elogios que serão vistos pelos possíveis novos clientes.
A dica aqui é procurar meios de divulgação como rádios locais, redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp) e até sites regionais que tenham um bom alcance.
Divulgue! Assim, você pode ter um alcance maior de pessoas e atrair mais clientela para a sua loja!
#5 – Invista nas lojas colaborativas para ganhar clientela!
Essa também é uma forma de divulgação, mas é feita para diretamente para vendas. Uma nova tendência que surgiu e virou tendência são as chamadas “Lojas Colaborativas”. ]
A gente já explicou aqui o passo a passo de como montar uma loja colaborativa, inclusive.
Elas consistem em um grande galpão onde lojistas, salões, vendedores autônomos e etc., dos mais variados tipos de negócio, alugam um espaço por alguns dias para oferecer seus produtos.
As Lojas Colaborativas são lugares que têm um bom fluxo de pessoas, porque é como um tipo de shopping – no sentido de você encontrar tantas lojas vendendo produtos diferentes em um mesmo lugar -, mas, melhor do que isso: esses galpões normalmente fazem marketing chamando os clientes para lá, o que te poupa desse trabalho.
Então, você pode começar a divulgar sua loja e expor seu produto em um lugar que já feito para a venda! Essa é uma das dicas para montar uma loja de roupas que foge um pouco do comum, mas que tem potencial também.
#6 – Capriche no atendimento!
Cliente feliz é cliente fiel! Então esteja sempre sorrindo e disposto a ajudar, não tenha preguiça e nem demonstre falta de vontade ao buscar desdobrar peças de roupas para mostrar aos seus clientes – muito pelo contrário, deixe claro que isso não é problema algum.
É importante, também, que você tome cuidado para não parecer invasivo. Às vezes a vontade é de ajudar, mas ficar colado no pé do cliente muitas vezes acaba fazendo com ele saia da loja sem nem mesmo olhar tudo o que queria, apenas por estar se sentindo desconfortável.
Leia também: Roupas baratas para revender
Agora é hora de praticar as dicas para montar uma loja de roupas!
Dicas mais do que faladas, explicadinhas tintim por tintim, é hora de colocar o que você já sabe e o que aprendeu aqui em prática e ir logo montar sua loja de roupas – afinal, ela não vai se montar sozinha, não é mesmo?
Vamos ao trabalho que o lucro é consequência!
Deixe uma resposta