Como saber se a nota de 100 é falsa? Veja como identificar

Publicado por Lidia Massari em 30 de agosto de 2023

Na hora de pagar a compra no supermercado, o caixa afirma que sua nota é falsa. E agora, como saber se a nota de 100 é falsa? Você já passou por isso?

Sabia que em 2021, o Banco Central identificou mais de 227 mil notas falsificadas em plena circulação? Ou que boa parte das cédulas eram justamente de 100 reais? Pois é, a única forma de evitar golpes é aprender a verificação correta das notas.

Nesse contexto, o Banco Central criou inúmeros dispositivos e itens de segurança que dificultam a vida dos falsificadores. Acompanhe e veja cada detalhe!

Como saber se a nota de 100 é falsa? Saiba identificar 6 elementos de segurança

As dicas abaixo foram compiladas do Banco Central, ou seja, são oficiais e focadas na sua segurança. Aprenda agora como checar a validade da nota de 100 reais!

1. Localize a marca d’água

A identificação da marca d’água é uma das formas mais eficientes para confirmar a autenticidade da nota. Por sua vez, a marca d’água fica localizada no centro da cédula, especificamente naquela parte branca lisa. Tudo que você precisa fazer é:

  1. Colocar a nota contra uma luz forte.
  2. Olhando na área clara, verifique a presença da Garoupa.
  3. Logo abaixo do peixe, você também encontra o número 100.
  4. O animal sempre estará num tom cinza escuro.
  5. Enquanto o valor de 100 aparece bem claro, quase branco.

Quando o caixa do banco ou supermercado precisa verificar a nota, a primeira coisa é olhar contra a luz, né? Então, aqui está o seu primeiro dispositivo de segurança. Acontece que notas falsas nunca terão marca d’água presente ou visualmente confiável!

2. Veja o fio de segurança no centro da nota

como saber se a nota de 100 é falsa

Pronto, agora você viu a existência da marca d’água, será que é suficiente? Eu diria que não, já que há muitas outras formas de descartar uma nota falsa. Dessa forma, o segundo item é o fio de segurança.

No centro da cédula e contra a luz, dá para ver certinho um fio preto que transpassa a nota. Vale dizer que ele é visível de ambos os lados. Um detalhe fenomenal é que ao longo do fio ele mostra o valor da nota.

INFORMAÇÃO EXTRA: devido ao fio, muitos falsificadores “optam” por falsificar as notas de 2 reais e de 5 reais. Afinal, o fio de segurança só está presente nas notas de 10, 20, 50 e 100 reais.

3. Tateie o alto relevo da cédula

O papel oficial utilizado na produção das notas é especial, resistente e com uma textura única. Nesse sentido, o item de segurança aqui é desenvolvido como uma espécie de alto relevo. Logo, basta passar os dedos ao longo da cédula para identificar:

  • Legendas em alto relevo: passe os dedos suavemente pela legenda de “República Federativa do Brasil” na frente da nota. Na parte de trás, o mesmo pode ser feito com a legenda “Banco Central do Brasil”.
  • Alto relevo nos valores da nota: os numerais do valor da nota, no caso, 100 reais, são de alto relevo.
  • Linhas laterais na frente da nota: perceba algumas linhas centralizadas nas laterais, elas devem ser de alto relevo.
  • Marca tátil: no canto inferior direito da frente da nota, existem três linhas verticais. Passe os dedos e perceba sua aspereza.
  • Efígie, garoupa e corais: estes três elementos também precisam ser sentidos ao toque, para garantir alto relevo e veracidade.

Portanto, ao longo de toda a cédula você deve perceber pontos ásperos de um papel espesso. Pessoalmente, eu já peguei uma nota falsa de 100 que parecia ter sido impressa em papel cartolina, uma falsificação grosseira!

4. Encontre o sistema de Quebra-Cabeça

Talvez este detalhe tenha passado despercebido por você, mas é um dos mecanismos mais notáveis das cédulas. Por acaso você já ouviu falar que a cédula de 100 reais tem um quebra-cabeça? Não? Veja que demais!

Pegue a sua nota e olhe na parte da frente, aquela com a efígie. Agora, analise-a contra a luz, olhando no elemento abaixo da legenda “República Federativa do Brasil”, você encontrará uma “caixinha retangular”.

Acontece que essa região da nota sem luz atrás não faz muito sentido. Porém, com a luz para contrastar, é possível notar que a parte de trás complementa a da frente. E como num passe de mágica, o quebra-cabeça forma o número 100.

Eu te pergunto: “como os falsificadores poderiam elaborar um sistema ou processo que replicasse isso? Honestamente, acho praticamente impossível, pois a mecânica base aqui é muito bem elaborada.

5. Certifique os números escondidos

Apesar de o elemento do número escondido existir em gerações passadas de notas antigas, ele ainda é valiosíssimo. Só que na cédula de 100 reais, o Banco Central se superou, pois os números estão espalhados por 2 pontos.

Na prática, essa estratégia dificulta e desencoraja a falsificação, pois exigiria muita engenharia por trás, concorda? Dá uma olhada em todos os pontos que você deve analisar e certificar na nota:

Posicione a cédula na horizontal, na altura dos olhos e em locais iluminados

  1. Parte frontal: na faixa escura da direita e abaixo do 100, você conseguirá identificar outro 100 dentro da faixa.
  2. Verso da nota: na parte de trás há um lindo coral azul escuro, no lado direito. Dentro do coral tem que existir outro 100, é o padrão oficial.

6. Surpreenda-se com os elementos fluorescentes

O golpe final para garantir que aprendeu como saber se a nota de 100 é falsa, é a luz ultravioleta. Naturalmente, nem todos têm uma lâmpada conhecida como Luz Negra, mas é relativamente barata no comércio.

Alguns detalhes da cédula só podem ser vistos através dessa luz, o que é muito bacana na verdade. O destaque fica por conta de uma faixa à esquerda na frente da cédula, onde aparecerá o número 100 nítido.

Você pode assegurar a autenticidade pela cor em tom de verde claro. Já no verso da nota, a numeração relacionada à série da cédula passa do vermelho para um tom amarelado.

Por fim, alguns pequenos fios na cor azul se tornam visíveis em ambos os lados. Se você usar a luz ultravioleta e não localizar esses elementos, infelizmente sua nota é falsa. Dá uma conferida no vídeo completo feito pelo Banco Central:

DICA VALIOSA: utilize uma lente de aumento para captar as minúcias

Quer avaliar suas notas nos mínimos detalhes? Então, você precisará de uma boa lente de aumento. “Nossa, mas é realmente necessário, o que muda?”. Eu queria muito que você visse os detalhes quase invisíveis da cédula, tais como:

  • Em torno da efígie da República, os detalhes são feitos com sequências intermináveis do número 100.
  • A vegetação próxima à garoupa se compõe por diversos 100 sequenciais.
  • No verso da nota, o número 100 acima do Reais também é impresso a partir de minúsculos 100.

Infelizmente, tudo isso só é aproveitado justamente com a lupa, pois são itens de segurança criados para serem imperceptíveis!

BÔNUS: atenção à faixa holográfica da nota de 100 reais verdadeira

E o bônus de hoje é a faixa holográfica na lateral esquerda da frente da nota. Nessa região é possível encontrar diferentes e curiosos efeitos, apenas ao movimentá-la.

Na parte superior, o número 100 e a palavra Reais se alternam de acordo com o movimento. Abaixo, a figura da garoupa muda de cor ao rotacionar a nota.

Enquanto isso, uma estrela-do-mar prateada estática é visível no rodapé, rodeada por vários conjuntos de 100. Sério, esse detalhe da nota é um show à parte.

Aprendeu tudo sobre como saber se a nota de 100 é falsa?

Embora serviços financeiros digitais, como PIX, tenham ganhado o coração dos brasileiros, a utilização do papel ainda é frequente. Aproveitando essa realidade, os criminosos tentam a todo custo falsificar grandes volumes de dinheiro.

Contudo, o maior prejudicado é o assalariado, que vê seu dinheiro desaparecer quando pega uma nota falsa dessas. E o pior é que a falsificação evolui constantemente, dificultando o trabalho das autoridades e atrapalhando a vida das pessoas.

Entretanto, você aprendeu tudo sobre como saber se a nota de 100 é falsa, basta exercitar isso diariamente. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, leve conhecimento válido às pessoas e compartilhe o conteúdo. Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário