Como montar uma fábrica de pão congelado

Hoje vou falar especialmente sobre uma das vertentes mais poderosas no mercado de alimentos brasileiros: o pão congelado. A partir de agora você vai conferir como montar uma fábrica de pão congelado.

Sabe por que vou falar sobre isso? Porque o pão é um dos alimentos mais antigos do mundo e também um dos mais queridos! Aqui no Brasil, o mercado de produção de pães é muito bom, o que leva diversos empreendedores a investirem nesse negócio.

É por isso que tem surgido muita gente interessada em investir nessa área. Só que de nada adianta ter dinheiro se você não souber exatamente como montar uma fábrica de pão congelado que tenha verdadeiro potencial.

O que eu fiz aqui foi reuni informações que são muito importantes para que o negócio funcione. Até porque de nada adianta entrar no ramo para ser mais um, não é? Entre para ser o melhor!

Se essa for a sua verdadeira intenção, eu posso te ajudar! Vem comigo, presta atenção nas informações e o mais importante: Esteja disposto a colocar em prática!

O negócio de pães congelados


abrir uma fábrica de pão congelado

Muitas pessoas investem na produção de alimentos em grande escala e optam por congelá-los. Assim, fica mais fácil armazenar maiores quantidades de produtos, além de garantir a qualidade do alimento mesmo após alguns dias no freezer.

Essa atividade vale para diversos tipos de alimentos, como pães de queijo, tortas, assados e salgados, mas o que você pode não saber é que a maioria das padarias já trabalha com pão francês congelado.

A indústria de panificação está entre as maiores do país e isso pode ser verificado na imensa quantidade de padarias que encontramos pelo Brasil. Tenho certeza de que você conhece pelo menos duas ou três padarias em funcionamento na sua cidade.

O grande número de padarias, porém, gera problemas como a falta de mão de obra especializada para atender a esse grande público. É aí que entram os pães congelados, uma alternativa simples e prática para qualquer dono de padaria ou de fábrica de pães.

Congelar o pão é manter a qualidade do alimento e garantir a redução de custos com mão de obra, matéria-prima e espaço, assim como permite uma produtividade ainda maior.

Leia também: Como fazer pão de queijo para vender

Como montar uma fábrica de pão congelado: Dicas para você!


Se você se interessou pelo negócio e quer saber mais sobre como montar uma fábrica de pão congelado, a hora é agora! A partir desse tópico, você irá conferir diversas dicas para quem quer investir na área e não sabe por onde começar. Saiba mais!

Reuni, como já te falei, os pontos que são mias importantes e que você não pode deixar passar de forma alguma. Então a partir do momento que você considerar cada um deles, suas chances de progresso irão aumentar.

Vamos lá? Então aprenda agora como abrir uma fábrica de pão congelado lucrativa:

1. Local para a fábrica de pão congelado

A escolha do local onde irá funcionar a sua fábrica de pão congelado pode não influenciar diretamente na produção e na venda dos produtos, mas você deve ter em mente que o local precisa estar bem localizado no que diz respeito à distribuição dos pães e à obtenção de matéria-prima.

Além do mais, é fundamental que você escolha um espaço livre de problemas como umidade, má ventilação e inundações, por exemplo.

Como todo negócio no ramo de alimentação, o de pão congelado deve seguir as normas de vigilância sanitária. Esteja atento a esses detalhes na hora de selecionar o local para sua fábrica.

Lembre-se também de procurar a Prefeitura do seu município para saber mais sobre os procedimentos de abertura de uma empresa. É importante estar regularizado para que seu negócio alcance sucesso.

2. Monte a estrutura da fábrica

Esse é um dos pontos mais importantes de como montar uma fábrica de pão congelado. Quanto à estrutura da sua fábrica, a organização dos setores, pense basicamente em espaços para:

  • Administração do negócio (escritório);
  • Área para a produção dos pães;
  • Depósito para guardar as matérias-primas;
  • Estoque para os pães já prontos e outro para as embalagens;
  • Local voltado aos funcionários, que contenha sanitários, vestiários, refeitório e sala de descanso.

Além disso, você pode optar por comercializar os produtos em uma loja anexa à fábrica. Para isso, certifique-se de que o espaço é suficiente para a instalação de balcões de atendimento e vitrines de exposição.

3. Contrate a equipe de produção

O número de funcionários de uma empresa sempre irá depender do porte do negócio. Quanto maior o negócio, mais pessoas serão necessárias.

Pensando em uma fábrica de pequeno porte, a dica é contratar os seguintes profissionais:

  • Gerente administrativo (que pode ser você mesmo);
  • Nutricionista;
  • Cozinheiros e ajudantes de cozinha;
  • Ajudante geral, auxiliar de limpeza;
  • Assistente de loja;
  • E atendente, caso você opte pela instalação de loja anexa.

Se a sua intenção é abrir um negócio de grande porte, basta aumentar o número de colaboradores. É sempre importante que você trabalhe com pessoas qualificadas e experientes e que ofereça cursos e treinamentos de capacitações frequentemente.

Além disso, preocupe-se com a utilização de uniformes e acessórios, como toucas para cabelos, e de equipamentos de proteção e segurança, os famosos EPIs. É recomendado ainda a não utilização de joias durante a fabricação dos pães.

4. Equipamentos e máquinas necessárias

Para montar uma fábrica de pão congelado, você deverá adquirir alguns equipamentos necessários à produção do alimento.

Podemos citar os seguintes como principais:

  • Masseira: responsável por amassar a massa e que deve ser limpa após cada produção;
  • Modeladora: constituída de um rolo em formato cilíndrico para a modelagem do pão;
  • Cilindro: utilizado para desenvolver o glúten, homogeneizar a massa e auxiliar no seu crescimento. Usado também para a produção de pizzas e biscoitos;
  • Divisora: sua função é basicamente dividir a massa em partes menores e de mesmo volume. Você pode encontrar divisoras mecânicas, acionadas manualmente, e divisoras elétricas, que fazem o trabalho automaticamente;
  • Câmara de fermentação: equipamento que dificulta a transferência de calor e mantém a umidade estável. A máquina proporciona uma condição de desenvolvimento apropriado para o pão;
  • Fornos: esses equipamentos devem ser adquiridos apenas se você pretende comercializar também os pães já assados. Nesse caso, eles podem ser elétricos, a gás ou a diesel, e devem ser limpos diariamente.

5. Processo de congelando o pão

montar uma fábrica de pão congelado

Se você já trabalha na área de panificação, sabe muito bem quais são os passos para a produção de pães.

Em relação ao congelamento do pão, é importante realizar essa etapa corretamente a fim de manter a qualidade do produto.

Para isso, exponha o alimento a uma temperatura de -30ºC logo após a modelagem, para evitar que ocorra uma fermentação precoce.

6. Faça a embalagem dos pães

A embalagem é uma maneira de proteger o pão durante o seu congelamento. Saber como embalar pão caseiro para vender é uma das formas mais eficazes de garantir a sua qualidade final e a manutenção das suas principais características.

Por isso, embale os alimentos de maneira adequada, evitando prejuízos na produção e a perda de umidade durante o armazenamento.

Escolha uma embalagem com formato correto para permitir que o pão se expanda durante o congelamento. Além disso, ela não deve possuir qualquer tipo de substância química que possa entrar em contato com o pão.

Existem diversos tipos de embalagens no mercado voltadas ao congelamento de alimentos.

Para os pães, o mais indicado é a utilização de sacos plásticos de polietileno, também conhecido como termoplástico, pois estes não sofrem mudanças quando expostos a temperaturas extremas.

Pode parecer simples, não é? Só que esse também é um ponto muito importante da nossa lista de como montar uma fábrica de pão congelado e você não pode deixar passar.

7. Armazenamento

Falando em armazenamento, o ideal é que o pão francês seja congelado a uma temperatura de -20ºC, para impedir que ele perca suas propriedades.

Quando o pão for vendido a outras padarias, estão serão responsáveis pelo seu descongelamento e assamento.

8. Divulgue seu negócio de pães congelados

Divulgar o seu negócio é uma das chaves para o sucesso. Por isso, aposte na utilização de mídias sociais e um site próprio, além da confecção de cartões de visita e panfletos que podem ser entregues diretamente em padarias e estabelecimentos que comercializam o pão francês.

Leia também: Como fazer pão de forma para vender

Agora é com você!


Depois de ler as nossas dicas sobre como montar uma fábrica de pão congelado, você deve estar muito mais empolgado para iniciar nesse ramo.

Não perca tempo! A hora de investir na produção de pão congelado é agora. Aproveite o momento e corra atrás dos seus sonhos.

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

4 comentários

  • Oi!E como é o procedimento do pré assado do francês?

  • FRANCISCO JOSÉ LEOPOLDO NUNES

    Gostaria que informassem-me quais os equipamentos necessários com seus respectivos nomes e onde comprá-los, para fazer, congelar, descongelar e assar o pão francês. Todos os ingredientes necessários e as quantidades em gramas e litros. Desde já agradeço.

  • Gostei das dicas sobre como abrir o negocio de pao congelado. Eu abrir recentemente uma mini fabrica de pao congelado e estou procurando pessoas com experiencia no ramo para trabalhar na nossa empresa. Vocês tem como nos indicar profissionais nesse ramo ou nos informar onde podemos encontrar esses profissionais?

    • Boa noite Manoel como vc faz a massa pra congelar o pao e mesma de como fosse assar na hora

Deixe o seu comentário