Como montar uma empresa de terraplanagem: Dicas para você começar

Publicado por Jéssica Trabuco em 20 de outubro de 2018

Quer saber como montar uma empresa de terraplanagem? Então se prepara nesse guia cheio de dicas que eu separei para você. Depois da leitura desse artigo você saberá exatamente o próximo passo a dar.

Assim como em qualquer outro tipo de negócio, buscar o conhecimento necessário é fundamental. Ele que vai permitir que você monte uma estrutura capaz de atender as suas demandas e que evite alguns erros e prejuízos.

Só que nem todo mundo tem acesso a esse tipo de informação e foi por isso que eu resolvi reuni o máximo de coisas que eu achasse em um só lugar. Assim você consegue ter uma visão geral do negócio e avaliar melhor o que precisa fazer para começar.

Lembre-se, no entanto, que não adianta nada saber como montar uma empresa de terraplanagem se você não colocar essas informações em prática.

O seu negócio só vai sair do papel no dia que você resolver agir e arregaçar as mangas. Tudo na vida é assim!

O mercado é bom?


A terraplanagem é um serviço feito no segmento da construção civil e apesar de estarmos saindo de uma crise, as coisas estão começando a voltar ao normal. Existe uma demanda muito alta nessa área, mas é claro que também existem concorrentes.

Montar uma empresa de terraplanagem dá dinheiro para quem se prepara com antecedência para esse negócio. É preciso planejar bem de que forma você irá trabalhar, qual tipo de serviços irá oferecer e que público quer atender.

Com uma boa estratégia de negócio é possível se estabelecer mesmo nesse mercado concorrido e ter um excelente faturamento no mês. Lembrando que é um trabalho que exige muito cuidado e responsabilidade.

De qualquer modo você precisa entender que o mercado ser bom e ter muita demanda não significa que o negócio está ganho, viu? É preciso esforço e sair da caixinha para conseguir se destacar da multidão.

Leia também: Fornecedores de material de construção para revenda

Comece pelo bom planejamento!


como montar uma empresa de terraplanagem

A primeira coisa que você precisa se preocupar em como montar uma empresa de terraplanagem é no seu planejamento. Esse, definitivamente, não é o tipo de negócio que você pode montar na intuição. É preciso conhecer o mercado da sua região e também as suas possibilidades.

Quanto você pode investir? Quais são os tipos de serviços que pretende oferecer? Para que público quer voltar a sua atenção e focar os seus esforços? Tudo isso vai te ajudar a ter um caminho a seguir com o seu projeto.

Então, mesmo que você ache que vai perder tempo, pare e coloque no papel todas as suas ideias sobre o seu negócio e também tudo que você pode investir nesse momento. A partir desses dois cenários fica fácil entender por que caminho você precisa seguir.

Como montar uma empresa de terraplanagem: Pontos a considerar!


Aqui nesse tópico eu separei basicamente três pontos básicos para você montar todo o seu negócio. São questões fundamentais que você precisa analisar com cuidado e atenção para tomar a decisão correta.

Se você levar a sério as informações abaixo e coloca-las de acordo com a sua realidade e os seus objetivos, suas chances de ter um bom resultado com o negócio crescem demais!

Lembre-se: Mais importante que o conhecimento ainda é a ação. Então esteja disposto a agir logo depois de analisar tudo isso.

Outra coisa que é importante lembrar de como montar uma empresa de terraplanagem, é que nem sempre a gente começa com toda a estrutura que queríamos. O mais importante é que você comece com o que tem nas mãos, se esforce em executar um bom trabalho e vá crescendo aos poucos.

Agora vamos às informações:

1. Localização e estrutura

A localização do seu negócio precisa ficar em uma área que seja de fácil acesso para outras regiões da sua cidade. Também é importante que tenha entrada e saída fácil para veículos grandes, sem prejudicar o trânsito local.

Basicamente o seu empreendimento será para administração dos serviços prestados e para acomodação dos veículos. Por isso a área externa, ou área de estacionamento, precisa ser grande.

Já a parte administrativa não tem essa necessidade. Basta que tenha uma recepção, a área de trabalho, sanitários e uma copa. O mais importante é que haja organização e um ambiente confortável para o trabalho.

2. Máquinas que você vai precisar comprar

O maior investimento em abrir uma empresa de terraplanagem é com certeza nas máquinas. Você precisa, inclusive, na hora de fazer o seu planejamento, decidir quais serão os primeiros equipamentos a serem comprados.

Eu trouxe aqui para você algumas opções das máquinas mais comuns para você conhecer e já ir se preparando:

  • Caminhão carroceria;
  • Caminhão caçamba;
  • Caminhão Munck;
  • Rolo compactador liso;
  • Caminhão pipa;
  • Rolo compactador pé-de-carneiro;
  • Mini retroescavadeira;
  • Motoniveladora ou Patrol;
  • BobCat ou mini pá-carregadeira;
  • Escavadeira Hidráulica;
  • Pá-carregadeira.

3. O investimento é alto

O investimento para montar uma empresa de terraplanagem é alto, por isso você já precisa se preparar. Todos os equipamentos que citei aqui em cima são caros e se você comprar vários deles, a conta fica ainda mais alta.

Por isso o meu conselho é que na hora do seu planejamento você faça uma cotação das máquinas que vai precisar e veja se bate com o investimento que você tem disponível. Até porque as máquinas são a base do negócio.

Outra coisa que é importante falar sobre como montar uma empresa de terraplanagem é que além do investimento financeiro, você precisa de investimento pessoal. É preciso estar presente no negócio, estudar e trabalhar duro sobre ele.

Tem gente que acha que ser dono de alguma coisa significa trabalhar menos, mas é justamente o contrário. Se você não tiver essa disposição, nem vale à pena investir.

Dá para ganhar dinheiro com uma empresa de terraplanagem?


abrir uma empresa de terraplanagem

Tendo um bom programa de divulgação e correndo atrás de parceiros, você pode ganhar dinheiro com uma empresa de terraplanagem sim! Dependendo do serviço, coisas consideradas simples podem custar cerca de R$1.000.

Os serviços são cobrados, normalmente, por hora e pelo tipo de máquina que será necessário. Tendo uma boa estrutura e profissionais capacitados para a execução, o negócio pode render muito mais de R$100.000 por mês.

Leia também: Ideias de negócios no ramo da construção civil

Comece a trabalhar!


Se você já sabe como montar uma empresa de terraplanagem, agora é hora de você colocar todos esses conhecimentos na prática e começar a correr atrás da construção do seu negócio.

Com dedicação, metas e trabalho duro você tem capacidade para ir longe e ter muito sucesso!

Desejo sorte para você!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

Deixe o seu comentário