No artigo de hoje viemos falar de um assunto muito em alta e te ajudar a saber como montar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos!
Primeiro, é importante saber que os aplicativos são produtos de software que são usados tanto nos computadores quanto nos celulares, feitos de modo a auxiliar as pessoas em determinadas atividades, ou para auxiliar sistemas ou equipamentos.
Hoje em dia existe todo tipo de softwares, para todo tipo de utilidade, e eles estão em todo lugar. Esses softwares são encontrados tanto de forma paga quanto gratuita.
Um bom exemplo de software é o que você está usando nesse momento para ler este artigo: pelo computador ou pelo celular, você está usando algum sistema operacional (que pode ser Windows, Linux, macOS, Android ou iOS).
Uma curiosidade é que essa sigla “OS” que aparecem no nome de vários softwares significam “Operational System”, que em português quer dizer “Sistema Operacional”.
Além do “OS”, você também está usando um software de aplicativo, que é navegador em que está lendo isso (como o Google Chrome, o Safari, o Internet Explorer etc.). Enfim, todos os jogos e outras redes de entretenimento que você abre no seu celular, por exemplo, são aplicativos.
Por isso que saber como montar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos pode ser um bom negócio: Eles estão em todos os lugares!
A importância dos aplicativos hoje!
Não à toa que os aplicativos estão sendo tão requisitados hoje em dia: todas as lojas e empresas em geral pensam e querem ter seus próprios aplicativos, e é por isso que esse mercado está dando tanto lucro ultimamente – e a tendência é que isso cresça de forma exponencial!
Quando tratamos de aplicativos, nos dias de hoje, precisamos entender que estamos falando de um ramo que possui tendência – assim como a moda.
Então podemos dizer que existem tipos específicos de aplicativos que estão na moda e, por isso, é importante estar sempre atento para isso, para as constantes atualizações desse mercado.
Alguns tipos aplicativos que estão na moda atualmente são, por exemplo, os aplicativos voltados para quem quer aprender idiomas, os de jogos, os de música e os de empresas (cada empresa, hoje em dia, quer ter um aplicativo próprio desenvolvido com a sua própria marca, para o seu público específico.
Percebe que a importância deles é grande hoje em dia, não é? Por isso que dá para ganhar dinheiro com aplicativos e ter uma empresa disso vale tanto à pena.
Leia também: 10 empresas que criam aplicativos no Brasil
Como montar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos: Quatro coisas importantes!
Pronto! Agora você vai ver quatro coisas que são importantes para abrir uma empresa de desenvolvimento de aplicativos. Preste atenção a cada uma delas e comece a coloca-las na sua realidade o quanto antes:
#1 – Saiba montar um bom planejamento estratégico
Na hora de pensar em montar a sua própria empresa de aplicativos, é muito importante que você tenha em mente que o desenvolvimento dos aplicativos em si é apenas mais uma parte do seu negócio.
Em outras palavras, nesse momento você está falando de montar uma empresa, então existem muitos pontos que precisam ser considerados para o sucesso dela. E todos esses pontos começam de um ponto de partida, que é o Planejamento Estratégico da sua empresa.
Uma dica chave aqui, é que você segmente a parte de desenvolvimentos por nichos como por exemplo: jogos eletrônicos; institucionais; educativos; restaurantes e clínicas.
Também, nunca se esqueça de pesquisar o público alvo, da sua própria empresa e, além disso, na hora de desenvolver os aplicativos, pesquisar o público alvo de cada aplicativo a ser desenvolvido – isso é fundamental para o sucesso do seu negócio!
Na hora de montar o planejamento estratégico da sua empresa no ramo de desenvolvimento de aplicativos, você precisará se perguntar e responder algumas perguntas, como as da lista abaixo:
- Qual problema a ser resolvido? Toda empresa precisa tem um propósito no mercado, qual é o seu?
- Qual o viés do seu negócio? Você pode optar por focar em desenvolvimento de jogos ou de antivírus, por exemplo.
- Para quais plataformas esses aplicativos serão desenvolvidos? Você pode optar por focar apenas em desenvolver os aplicativos para os smartphones, ou apenas para os computadores, por exemplo.
- Seus aplicativos irão usar funcionalidades externas? Como câmera, microfone ou GPS.
- Os aplicativos serão desenvolvidos para quais OS’? Você pode desenvolver aplicativos apenas para Windows ou Android, ou apenas para iOS, por exemplo.
- Qual é o tempo de resposta satisfatório para o usuário?
- Qual o volume de dados trafegados?
- Qual o nível de segurança o aplicativo deverá ter?
Após responder essas perguntas, você já conseguirá entender melhor vários pontos do seu negócio, como: o seu público alvo, a quantidade de pessoas trabalhando com você, os tipos de equipamentos que você vai precisar comprar para a sua empresa e quais os sistemas operacionais que esses equipamentos precisarão ter e muitas outras questões.
#2 – Entenda e defina quais equipamentos irá precisar ter na sua empresa
É claro que a quantidade e até mesmo os tipos de equipamentos que você irá precisar adquirir para montar a sua empresa de desenvolvimento de aplicativos irá variar de acordo com as definições que você estabeleceu lá no Planejamento Estratégico.
É claro que você vai precisar de bons computadores, com configurações que permitam um trabalho rápido e dinâmico sem travar e com os menores riscos possíveis de perda de dados por conta de mau funcionamento.
Porém, a quantidade de computadores, e até de monitores (já que em algumas atividades o programador precisará visualizar e trabalhar usando duas telas ao mesmo tempo) para cada computador irá variar de acordo com o seu próprio modelo de negócio.
Vale muito a pena pensar também em investir em acessórios que possam auxiliar e propiciar desenvolvimentos mais complexos e dinâmicos, como placas 3D, óculos de realidade virtual, mesas e canetas digitalizadoras, ou mesmo telas touchscreen (sensíveis ao toque).
Um ponto que de forma alguma você pode deixar de lembrar é dos servidores. Eles serão equipamentos essenciais, responsáveis por não só facilitar o armazenamento de arquivos, como dar mais segurança no caso da necessidade de restaurar um backup (cópias de segurança), além de permitir um maior e mais fácil acesso de todos os funcionários aos bancos de dados.
#3 – De quais profissionais você irá precisar?
Essa é outra parte importante de como montar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, mas não é algo taxativo. A quantidade de cada profissional vai depender do seu plano de negócios e da capacidade de produção que você deseja que a sua empresa tenha nesse primeiro momento.
É claro que, como estamos falando de montar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, você irá precisar de programadores, eles que saberão das linguagens de programação necessárias para a criação de cada tipo de aplicativo.
Porém, os programadores estarão responsáveis pela funcionalidade dos aplicativos, pelo desenvolvimento, mas não [necessariamente] pela aparência dele.
Então, para você ter aplicativos que chamem atenção do público e tenham uma aparência bonita e que sigam as exigências do mercado, você irá precisar de um web designer.
O terceiro profissional que não pode faltar é um profissional de comunicação: seja publicitário, jornalista ou relações públicas.
Esses profissionais saberão pensar e entender o público alvo de cada aplicativo, analisar e aprovar a aparência deles e até se suas funcionalidades são intuitivas. Eles entendem da visão de fora, de como cada aplicativo será recebido pelas pessoas, e isso é fundamental.
Ainda, ter um profissional de administração no seu negócio é bastante aconselhável, pois eles te ajudarão com toda a parte das questões administrativas da sua empresa.
#4 – Regulamente sua empresa
Outro ponto do qual você não poderá se esquecer é o de regulamentar a sua empresa. Isso de dará um CNPJ, te deixará conforme a lei, e também te dará credibilidade no mercado.
Para isso, você irá precisar de ir a alguns órgãos, como os seguintes:
- Secretaria da Receita Federal (para obter o CNPJ da sua empresa)
- Prefeitura do seu município (para obter o alvará de funcionamento)
- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”
Leia também: O que vender no Instagram
Monte a sua empresa!
Agora é com você! Depois de saber tudo de como montar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, chegou a hora de você colocar tudo em prática e começar a trabalhar.
Desejo muita sorte e sucesso no caminho!
Deixe uma resposta