Como montar uma confecção de pijamas?

Publicado por Jéssica Trabuco em 9 de dezembro de 2022

No artigo de hoje eu vou te mostrar tudo que precisa saber para montar uma confecção de pijamas aí na sua região e começar a ganhar dinheiro nesse mercado. Com planejamento, organização e mão de obra qualificada, suas chances são ótimas. 

Como eu sei que nesse início é comum ficarmos cheios de dúvidas, trouxe os pontos que considero mais importantes para tirar esse projeto do papel e transformá-lo em realidade. 

Fique comigo até o final do texto, entenda cada uma das etapas que eu trouxe e coloque tudo em prática o quanto antes. 

Veja como montar uma confecção de pijamas passo a passo:

Estude o mercado de pijamas antes de começar


Como montar uma confecção de pijamas

O primeiro passo é saber como é o mercado de pijamas aí na sua região. Quem são os concorrentes? Como eles trabalham? Qual é o público alvo deles? Com que tipo de material trabalham? Isso tudo vai te dar munição para se preparar melhor no seu negócio. 

De forma geral, dá para dizer que esse é um segmento que teve uma alta considerável nos últimos 2 anos. De acordo com uma matéria que saiu no Terra, o aumento de vendas foi de mais de 100%. 

É uma boa área, mas para se destacar é preciso conhecer o mercado local, aproveitar as brechas, evitar alguns erros bobos e focar em qualidade. 

Defina o tipo de confecção de pijamas que quer montar


Tem como montar uma confecção de pijamas com uma marca própria, assim como também é possível fazer peças para outra marca, terceirizando assim o seu espaço, estrutura e mão de obra. 

Que tipo de negócio você está pensando em montar? Porque essa definição pode influenciar em todo o restante das suas decisões. Pense direitinho nisso. 

Crie seu planejamento


Entendendo como funcionam as coisas na sua região e tendo definido o tipo de negócio que vai montar, fica bem mais fácil se planejar. Esse é um dos pontos mais importantes para a elaboração do seu empreendimento. 

É aqui que você vai pensar no público alvo, no tipo de material que vai utilizar, nas peças que quer criar, no tamanho da estrutura, na quantidade de equipamentos que vai precisar, em como vai se comunicar… Tudo!

Gaste o tempo que achar necessário nessa etapa, porque ela vai te dar base para seu crescimento. 

Não se esqueça da legalização!

Se a ideia é ter sucesso com seu empreendimento, é fundamental legalizá-lo e trabalhar de acordo com o que a lei decreta. Contrate uma empresa de contabilidade para te ajudar nessas questões. 

Além de ser a atitude honesta a se tomar, a legalização te dá uma série de vantagens, como a possibilidade de conseguir crédito, a participação em licitações e o poder de emitir nota fiscal.

Procure fornecedores de tecido


Normalmente esse tipo de roupa é feito de algodão, malha e seda. Independente do que escolher, se você quer mesmo fazer pijamas para vender, precisa focar em trabalhar com um material de muita qualidade. 

Encontrar um fornecedor que ofereça tecidos e outros acessórios bons, ao mesmo tempo que com um custo que te dê margem de lucro, é o objetivo principal. 

Também é importante que esse parceiro seja de confiança, cumpra com prazos, te ofereça algumas facilidades de pagamento e que esteja disposto a manter uma relação saudável. 

Pesquise bastante, coloque tudo na ponta do lápis e escolha quem oferece o melhor custo benefício. Não tome essa decisão por impulso, hein?

Monte uma boa estrutura


A estrutura para abrir uma confecção é simples. Você precisa de uma área de produção, onde ficarão as máquinas e as mesas de corte, uma área para estoque de materiais e de peças prontas, uma área administrativa, sanitários, uma copa e, se necessário, uma recepção. 

O tamanho vai variar de acordo com sua capacidade produtiva e com o dinheiro que terá disponível para fazer investimento. 

Além de delimitar certinho os espaços, é importante que o ambiente seja sempre muito bem limpo, organizado, iluminado e ventilado. 

Invista em equipamentos de qualidade


como criar uma marca de pijamas

As máquinas para confecção de pijamas precisam ser escolhidas a dedo. A qualidade e potência delas vai auxiliar na produtividade da sua equipe e também na qualidade final do material apresentado ao cliente. 

Os tipos de equipamentos vão variar de acordo com o trabalho que vai realizar, mas no geral você vai precisar de: 

  • Máquina de costura reta;
  • Overloque;
  • Caseadeira;
  • Botoneira;
  • Galoneira;
  • Máquina para passar as roupas.

Além disso, você vai precisar de armários, estantes, mesas de produção e cadeiras. 

Forme uma equipe especializada


Não adianta ter os melhores equipamentos e não contar com profissionais capacitados para operá-las. Então, capriche na formação da sua equipe! 

A quantidade de funcionários deve ser estabelecida depois de saber exatamente o tamanho da confecção de pijamas que vai montar. Tome cuidado para não contratar gente demais e nem de menos. 

Além de pessoas para ajudar na parte administrativa e de vendas, você vai precisar também de:

  • Designer de moda;
  • Costureiros;
  • Gerente de produção e de qualidade;
  • Estoquista ou auxiliar de logística;
  • Auxiliar de limpeza. 

Invista pesado na divulgação do seu negócio


Se a ideia é criar uma marca de pijamas ou uma terceirizada que chame a atenção de outras empresas, a divulgação tem que ser um braço forte do seu empreendimento. Não dá para montar um negócio sem levar em conta a seriedade disso!

Existem várias formas de ter êxito nessa atividade e para saber as melhores táticas você vai ter que considerar os costumes do seu público alvo. 

Entre as formas de divulgação, estão:

  • Bom atendimento e bom produto;
  • Mensagens no WhatsApp;
  • Perfil ativo no Instagram;
  • Anúncios em OLX, Mercado Livre, Facebook, Instagram e Google;
  • Panfletagem; 
  • Carro de som;
  • Parceria com influenciadores da sua região.

É possível trabalhar com várias delas ao mesmo tempo, viu? Monte uma estratégia, vá vendo os resultados e se necessário vá se moldando à realidade. 

Entenda quanto precisará investir


O investimento para montar uma confecção pequena é de aproximadamente R$50 mil! Só que o valor exato vai depender do seu projeto. Algumas pessoas começam em casa mesmo, com duas máquinas e trabalhando sozinhas, com muito menos. Enquanto isso, outras pessoas montam empresas com uma capacidade produtiva enorme e investem mais de meio milhão. 

A melhor forma de entender o seu orçamento é fazendo um bom planejamento de negócio. Ele vai te apresentar um número muito mais próximo da realidade. 

Só que é preciso investir mais do que dinheiro. Para que o seu negócio dê certo, você precisa investir tempo, dedicação, estudo e persistência. Está pronto para isso?

Confecção de pijamas dá dinheiro?


Sim, montar uma confecção de pijamas dá dinheiro! Como falei lá acima no texto, esse é um mercado que tem demonstrado um crescimento expressivo e por mais que existam concorrentes, a demanda é alta. 

Se você conseguir trazer um diferencial no seu produto e atendimento, tem chance sim de conseguir um espaço e faturar bem. 

É fácil ou da noite para o dia? Claro que não! Só que é possível. 

Leia também: Frases para vender pijamas

Comece a trabalhar!


Agora que você já sabe como montar uma confecção de pijamas, é hora de colocar seu projeto em ação! Com organização, dedicação e muito trabalho seu sonho pode se transformar em realidade.

Eu torço para que meu texto tenha te ajudado de alguma forma, viu?

Aproveite e confira o artigo que postamos aqui com ideias de nomes para confecção. São algumas sugestões para se sentir inspirado a encontrar o nome ideal para seu negócio.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário