No texto de hoje você vai conferir uma dica de negócio que pode ser extremamente rentável: como montar um serviço de recuperação de para-choque. Ficou interessado? Então que tal conferir o que preparamos para você?
O mercado voltado ao conserto de carros e peças automotivas, como o caso de uma oficina mecânica, é um dos que mais movimentam o país. O número de veículos no Brasil já ultrapassou a incrível marca dos 43 milhões, entre carros, comerciais, caminhões e ônibus, segundo a Sindipeças. Isso em 2017!
Deu para perceber que é um mercado no qual vale a pena investir, não é mesmo? Dentre as opções, você pode trabalhar oferecendo recuperação de para-choque, peças que costumam ser facilmente danificadas em acidentes ou batidas.
Além disso, por ser uma peça do automóvel que exige rápido conserto, os donos dos veículos buscam opções de serviços rápidos, de qualidade e que ofereçam um bom custo benefício. Essa opção pode ser você!
Quer saber como montar um serviço de recuperação de para-choque pode ser a sua chance de mudar de vida? Então confira a seguir algumas dicas que podem determinar o sucesso desse negócio e te ajudar a alcançar muitos clientes. Vamos lá!
Dicas de como montar um serviço de recuperação de para-choque
Se você já trabalhou ou trabalha em uma oficina automotiva, tem alguma noção das características desse negócio, mas se você não tem experiência na área e quer começar abrindo a sua própria oficina, é bom ficar ligado nas dicas a seguir.
Você verá alguns pontos importantes, como localização, divulgação e equipamentos necessários. São detalhes que fazem toda a diferença e que vão te ajudar a ter um negócio mais bem estruturado, com mais chance de vingar.
Lembre-se de que toda informação aqui também precisa ser adaptada de acordo com a sua realidade, seus objetivos e com o mercado da sua região.
Observe abaixo:
Leia também: Como montar uma oficina de balanceamento e alinhamento
#1 – Onde montar o serviço de recuperação de para-choque
A primeira coisa de como montar um serviço de recuperação de para-choque é a localização. Esse é o detalhe que pode fazer toda a diferença e contribuir para o sucesso do negócio!
Sua empresa deve ser instalada em um local movimentado, de preferência próximo aos grandes centros comerciais e onde haja uma boa circulação de automóveis e pessoas diariamente.
Para você ter uma ideia, acertar na localização pode até te fazer economizar dinheiro, já que você pode não precisará investir tanto na divulgação do negócio.
Se você monta a sua oficina em um local estratégico, tenha certeza de que as pessoas saberão sobre você, o que irá aumentar os seus lucros e fazer o seu negócio crescer.
Após escolher o local, lembre-se de procurar a prefeitura municipal ou algum órgão responsável pela legalização e abertura do seu negócio. Vale a pena começar esse investimento da maneira correta, ok?
#2 – Quais equipamentos são necessários?
Você vai precisar contar com diversos equipamentos para oficina mecânica que vão te ajudar esse serviço, como:
- Alicates;
- Furadeira;
- Compressor;
- Exaustor;
- Jogo de chaves de fenda;
- Lixadeiras;
- Maçarico;
- Martelo;
- E muitos outros.
Além disso, você deve pensar no mobiliário do escritório da sua oficina, como mesa, cadeiras, computador, impressora e telefone. É um espaço importante para a administração do seu negócio.
#3 – Como divulgar o seu negócio
Essa dica é tão importante quanto as anteriores e deve ser incluída no seu planejamento: a divulgação. Imagine o seguinte: um possível cliente está buscando um serviço de recuperação de para-choque. O que você acha que ele faria para encontrar o que precisa?
São essas respostas que te ajudarão a definir as estratégias de divulgação para o seu negócio. Se você pensou logo na internet, ótimo! É exatamente nesse espaço que você deverá investir, seja criando um site próprio ou perfis profissionais nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.
Pela internet é possível mostrar o seu serviço, tirar dúvidas dos clientes, receber opiniões, enfim, com essa ferramenta você pode gerenciar uma parte do seu negócio na frente do computador.
Só que não é só nesse espaço virtual que você deve focar. Outras técnicas ainda são muito utilizadas e bastante eficazes, como distribuição de cartões de visita e panfletos, propagandas no rádio, outdoors, faixas e cartazes em locais estratégicos e por aí vai.
Seja como for, o importante é que as pessoas conheçam o seu negócio, o que com certeza irá levá-las a compartilhar com outras, gerando uma rede de clientes ainda maior!
#4 – Monte uma equipe especializada
Outra coisa que é fundamental e que entra com destaque nessa lista de como montar um serviço de recuperação de para-choque é a sua equipe! Não adianta uma estrutura boa e os melhores equipamentos do mundo se não souberem aproveitar isso.
Por isso, tenha ao seu lado pessoas que tenham experiência no segmento e que não tenham medo do trabalho. Sem falar que precisam ser pessoas honestas e caprichosas.
Vale a pena trabalhar com recuperação de para-choque?
Para te responder isso, vamos te mostrar algumas vantagens desse negócio. A primeira delas é sem dúvida a liberdade que o serviço pode te oferecer.
Estamos falando de você trabalhar por conta própria, fazer seus horários e lucrar de acordo com o seu trabalho. É a independência financeira que tantos brasileiros sonham conquistar!
Você sabia que quando um carro bate e o para-choque é danificado, quase sempre não é necessário substituir a peça? Foi exatamente por isso que surgiram as reparadoras de para-choque, o que pode gerar uma economia de até 80% para o dono do veículo.
A concorrência é grande, mas por outro lado a demanda é ainda maior. Ou seja, haverá bastante procura pelo seu serviço, além de ser uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro!
Leia também: Oficina de solda
Comece a trabalhar!
Precisa de mais alguma coisa para se convencer de que vale a pena usar o conteúdo que aprendeu aqui para montar o seu negócio? Já te demos as dicas para começar esse negócio com o pé direito.
Agora que você já sabe como montar um serviço de recuperação de para-choque, cabe a você se especializar no serviço e dar o pontapé inicial!
Boa sorte!