O texto de hoje vai te mostrar como montar um negócio de fotografia de animais e aproveitar um mercado que só cresce no Brasil. É a sua chance de ganhar dinheiro com o que ama!
O mercado pet no Brasil não para de crescer. Cada vez mais os donos de animais domésticos têm buscado formas de deixar seus bichinhos mais charmosos e muitas vezes investem bastante dinheiro para isso.
São inúmeras as ideias para ganhar dinheiro com animais! Além de roupas, acessórios e outros artigos que não podem mais faltar para os pets, uma ideia tem ganhado cada vez mais adeptos: a fotografia de animais, especialmente de cães e gatos.
Se você é fotógrafo ou sonha em trabalhar no ramo, aí está uma excelente oportunidade de negócio para você! Imagina poder trabalhar por conta própria tirando fotos de bichinhos de estimação? Quer coisa mais gostosa e vantajosa do que essa?
Se você ficou interessado, mas não sabe o que é preciso para dar o primeiro passo nesse negócio, descubra agora como montar um negócio de fotografia de animais e veja como é possível faturar um bom dinheiro com isso.
Pronto para começar? Então vamos lá!
Dicas de como montar um negócio de fotografia de animais
Para trabalhar com fotografia de animais e alcançar sucesso nesse negócio, você deverá realizar um bom planejamento. Isso inclui alguns pontos importantes, como a localização do seu estúdio, o público que você irá atender, as estratégias de divulgação, dentre outros.
É exatamente sobre isso que falaremos a seguir! Vamos te dar algumas dicas valiosas de como montar um negócio de fotografia de animais lucrativo. Você só precisa continuar lendo!
Leia também: Como montar uma ONG de animais
1. Onde montar o seu estúdio de fotografia de animais
A localização do seu estúdio fotográfico deve ser a melhor possível, assim como ocorre em qualquer outro negócio. Ao escolher um espaço bem localizado, onde há uma grande circulação de pessoas, você estará garantindo boa parte do sucesso desse investimento.
Por isso você deve pesquisar bastante antes de escolher um ponto comercial. Além da boa localização, atente-se a outros detalhes, como a infraestrutura do espaço (para economizar o máximo possível com reformas e adaptações), a oferta de serviços básicos (luz, água, telefone, internet etc.) e a facilidade de acesso para os clientes.
Se optar por montar o seu estúdio de fotografia de animais em casa ou em um local afastado do centro da cidade, você deverá focar muito mais na divulgação do negócio, sobre o qual falaremos mais adiante.
2. De quais equipamentos você irá precisar?
Se você já trabalha com fotografia, é provável que já possua alguns dos equipamentos básicos para começar esse negócio. Ou seja, você poderá economizar bastante!
Agora, se você está começando agora e ainda não investiu em equipamentos de fotografia, veja o que é necessário para montar o seu estúdio de fotografia de animais:
- Uma boa câmera fotográfica
- Lentes
- Flashes de estúdio
- Roupinhas e acessórios para os pets
- Fundo fotográfico
- Computador
Você pode perceber que são os equipamentos básicos presentes em qualquer estúdio de fotografia, afinal, o trabalho é o mesmo: tirar fotos!
Se você não tem muito dinheiro para investir agora, não se preocupe! É perfeitamente possível começar com apenas uma boa câmera fotográfica e alguns dos objetos citados acima. Com o tempo, você pode investir na compra de outros equipamentos e aumentar o seu estúdio e os seus lucros!
3. Diferenciais para o seu negócio
Além das fotos no estúdio, você pode oferecer para fotografar os animais ao ar livre, principalmente em parques, praças e praias. As fotos ficam lindas e os donos adoram!
Também pode ser interessante para os donos dos pets que a sessão de fotos seja realizada na própria casa deles. Afinal, é um ambiente que tanto o bichinho quanto o dono se sentem mais confortáveis.
Outra dica para o seu negócio é permitir que os donos utilizem as roupinhas e acessórios que desejarem, e não apenas aqueles que você tem no estúdio. Assim, eles podem fazer desse momento algo ainda mais especial!
4. Como divulgar o seu negócio
Nossa última dica é tão importante quanto as demais. Afinal, se você não divulgar o seu trabalho, do que adianta saber como montar um negócio de fotografia de animais?! Os clientes nunca chegarão até você.
Hoje está muito mais fácil alcançar as pessoas por conta da internet, especialmente das redes sociais, como Facebook e Instagram. Muitos clientes buscam por produtos e serviços nesses espaços, já que é rápido encontrar uma empresa que ofereça o que eles procuram e o melhor de tudo, que esteja perto de onde eles estão.
Nesse momento, você pode estar se perguntando: como vou divulgar fotos dos trabalhos se ainda não realizei nenhum? É por isso que aqui vai uma dica bem legal: ofereça sessões de fotos gratuitas com os pets de amigos e familiares ou fotografe o seu próprio bichinho, caso tenha um.
Pronto, você terá material para mostrar aos futuros clientes como é o seu trabalho de fotografia de animais!
Por isso mesmo é que você não deve ignorar essas plataformas na hora de divulgar o seu negócio. Não basta criar um perfil e publicar uma foto por mês. O que você precisa fazer é estar presente, caprichar nas fotos e publicações e responder a todas as dúvidas e sugestões dos clientes.
Você também pode apostar em outros métodos mais tradicionais. Distribua cartões de visita e panfletos, não descuide da fachada do seu estúdio e conte para todos os seus conhecidos sobre o seu negócio. É uma etapa que não pode ser ignorada de forma alguma!
Leia também: Como montar um canil
Vale a pena trabalhar com fotografia de animais?
Essa provavelmente seja a sua principal preocupação. Será que vale a pena trabalhar com fotografia de animais? Dá pra ganhar dinheiro com fotografia desse tipo?
A resposta é simples: tudo vai depender do seu esforço e da sua dedicação! Como em todo negócio, não é possível faturar sem que haja um grande empenho de sua parte, seja em relação ao bom atendimento dos clientes, às estratégias de divulgação ou à qualidade do seu serviço.
Além disso, você deve ter bastante paciência para trabalhar com os animais – e gostar de trabalhar com eles também! Faça pausas a cada 15 ou 20 minutos para que os pets possam fazer as suas necessidades e ofereça algumas guloseimas – se o dono permitir, é claro.
Se você realmente quer trabalhar com fotografia de animais e sente que esse negócio te fará se sentir realizado, não há porque se preocupar. Basta dar o primeiro passo e descobrir que é possível sim ganhar muito dinheiro com esse investimento.
Alguns fotógrafos, inclusive, que já trabalham com isso conseguem faturar mais de R$ 650 em uma única sessão de fotos. Nada mal, hein?
Portanto, tudo o que você precisa fazer é começar! Já que você já sabe exatamente como montar um negócio de fotografia de animais, agora é só agir! Não perca mais tempo e agarre essa oportunidade de ganhar dinheiro e trabalhar por conta própria!