Atualmente muita gente está interessada em saber como fabricar canudos de papel, e é justamente isso que eu vou te mostrar hoje. Vamos ensinar a forma artesanal e te dar dicas em caso de querer produzir em uma escala maior.
Não sei se você já viu aqui no blog, mas já mostramos como montar uma fábrica de canudos plásticos. O problema desse empreendimento hoje em dia é a questão ecológica: No mundo todo estão existindo campanhas sobre a abolição desse produto e substituição por canudos de outros materiais.
Caso você tenha uma fábrica de canudos feitos de plásticos, não se desespere ainda! Você pode aproveitar toda a sua estrutura para começar a fabricar os canudos que estão sendo utilizados nesse momento – aproveite a crise para ganhar dinheiro!
Vem comigo, aprenda como fabricar canudos de papel, comece a organizar o seu negócio para aproveitar essa oportunidade e quando menos perceber estará ganhando um bom dinheiro por aí.
Lembrando: O papel deve ser biodegradável!
Esse é um dos pontos mais importantes de como fabricar canudos de papel: O material base precisa ser biodegradável! Adianta nada você querer fazer os canudos com papéis normais, não vai ser ecologicamente correto do mesmo jeito – mesmo sendo menos ofensivo que o plástico.
É por isso que se você quiser mesmo começar uma produção de canudos de papel, um dos primeiros passos é procurar por fornecedores desse tipo de papel. Normalmente ele é vendido por empresas de reciclagem, mas dê uma olhada aí na sua região.
Investir nessa matéria prima não só vai ajudar o meio ambiente como incentivará negócios locais que são também voltados para o reaproveitamento de vários insumos que descartamos, mas que duram séculos.
Anote isso aí por algum lugar, viu? Porque esse é praticamente o único material que você vai precisar utilizar para fazer os seus produtos e começar a ganhar dinheiro por aí na sua região.
Leia também: Como é feita a uva passa
Como fabricar canudos de papel: O jeito artesanal passo a passo
Primeiro eu quero te mostrar como fabricar canudos de papel de modo artesanal, pode ser? Isso porque o processo “industrial” é basicamente todo feito por meio de uma máquina, que basta ligar e seguir alguns passos.
Sabendo o processo manual você consegue entender, inclusive, o processo que é feito no maquinário e poderá analisar se a qualidade do material está dentro das suas exigências para o mercado.
Lembrando que esse passo a passo de como fazer canudo de papel também pode funcionar para fins de decoração e artesanato. Muita gente faz o canudo desse jeito para produzir outras peças.
Independente de qual seja a sua intenção… de utilizar para bebidas ou não, o processo é o mesmo! A única diferença é que para fins de decoração ou de construção de outras peças, você pode utilizar jornal na produção.
Bom, deixa de papo e vamos para os “finalmentes”:
Como fabricar canudo de papel artesanal
Materiais necessários
- Papel biodegradável;
- Tesoura comum;
- Régua;
- Cola branca comum ou em bastão;
- Palito de churrasco.
Fabricação
O primeiro passo é cortar o papel em três partes. Pegue uma parte e comece enrolando pela ponta, se você utilizar o palito de churrasco vai ficar bem mais fácil – lembrando que você só vai precisar dele nas primeiras voltas, depois retire-o.
Quando tiver enrolado todo, passe a cola, termine de enrolar e pronto! Para ficar perfeito corte as pontas que ficaram utilizando a tesoura. Pronto! Agora você tem o seu canudo. Viu como é muito fácil de fazer?
Fabricação industrial: O que você vai precisar?
Se a sua intenção for a de fabricar canudos de papel para vender em grande escala, é claro que não vai existir condições de você fazer todo o processo de forma manual. Além de ser muito caro ia demandar muito tempo.
Nessa situação, o melhor a se fazer é investir na aquisição de máquinas específicas que farão todo o processo (ou quase todo) para você. Com elas você tem uma capacidade de produção muito grande e conseguirá vender em grandes quantidades.
É claro que esse não é um investimento baixo. Uma máquina para fabricar canudos de papel pode custar cerca de R$143.000, mas o valor varia de acordo com a sua capacidade e com a sua tecnologia, é possível encontrar máquinas semi automáticas e completamente automáticas.
Essa só deve ser uma opção para quem quer realmente investir pesado nesse segmento ou para quem já atuava com canudos plásticos. Apesar do investimento ser alto, trabalhando atendendo a demanda de grandes empresas, o faturamento vai compensar.
– Estrutura para a sua fábrica
A estrutura para uma fábrica de papel é algo bem simples. Basicamente tudo que você vai precisar é da máquina, mas fora isso é preciso ter uma área com espaços bem definidos para a produção.
Uma parte é para guardar matéria prima, outra para produção em si (onde ficarão as máquinas) e outra área para depósito do produto final. Além disso, você precisa de área administrativa, recepção, copa e sanitários.
É possível começar uma produção de canudos de plástico em um espaço pequeno, sem problemas, o que importa mesmo é ter organização em todos os processos dentro do empreendimento.
A importância sócio ambiental
Saber como produzir canudos de papel não é só uma boa oportunidade para você ganhar dinheiro, mas é também a sua chance de dar o seu melhor para a preservação do nosso planeta.
Os canudinhos de plásticos resistem milhares de anos no meio ambiente e isso só causa malefícios. Você já viu o tanto de reportagem que tem saído sobre animais marinhos que morrem por causa do plástico? Pois é!
A forma de consumo das pessoas tem mudado e questões ambientais e colaborativas tem sido cruciais para a compra de um produto ou serviço. Além de fazer bem ao planeta e dar a sua contribuição, você vai pegar uma boa parte da população que tem ficado consciente também.
Comece a confecção dos canudos!
Agora que você já sabe como é feita a produção desse tipo de canudo e o que você precisa para começar sua fábrica, dê o primeiro passo e transforme esse projeto em uma realidade.
Essa é a melhor época para você investir nisso!
Boa sorte!