Como as casas de câmbio ganham dinheiro? Veja de onde vem o lucro

Publicado por Lidia Massari em 21 de junho de 2023

Entender o cenário de como as casas de câmbio ganham dinheiro é um grande mistério para boa parte das pessoas. Se esse é o seu caso, você achou o conteúdo ideal.

Admito que até recentemente eu também não fazia ideia de como tudo isso acontecia na prática. Mesmo porque quem tem dinheiro hoje em dia para ficar trocando, né [risos]? Mas depois que eu descobri, eu vi o potencial real da coisa.

É isso que vou compartilhar com você neste exato momento, por isso, já se prepare por aí. Afinal, as dicas de hoje são impressionantes e você vai se assombrar!

Como as casas de câmbio ganham dinheiro: 3 cenários que mostram a lucratividade do negócio

como as casas de câmbio ganham dinheiro

Atualmente, poucas coisas deixam as pessoas encabuladas, mas a casa de câmbio é certamente uma delas. Nesse momento, talvez você esteja avaliando a viabilidade de abrir uma casa de câmbio, ou apenas queira uma novidade fresquinha.

Para ambos os casos, eu asseguro que esse é um negócio altamente lucrativo, principalmente ao considerar o aumento nas viagens. No fim, alguém só usa os serviços da casa de câmbio quando viaja de um país para o outro, concorda?

Conheça a partir de agora as maiores estratégias de lucro de casas de câmbio, você vai ficar de boca aberta!

1. A taxa de câmbio é uma das principais maneiras de lucrar no negócio

Antes de mais nada, vale dizer que cada empreendimento no ramo tem uma postura única e adota estratégias exclusivas. Dito isso, dificilmente você encontra dois comércios que utilizam as mesmas regras.

Bem, se engana quem pensa que há apenas uma forma de lucrar na troca de uma moeda por outra. Porém, o primeiro grande “pulo do gato” é chamado de “Spread de câmbio”. O spread representa a diferença de valor entre a compra e a venda.

Na prática, significa que a taxa de câmbio viabilizada pelo negócio terá uma ligeira diferença da taxa do mercado. Para você entender na prática, vou usar um exemplo hipotético, lembrando que tudo é determinado pela disparidade das moedas.

Assim sendo, no contexto aqui a moeda tem uma taxa de conversão de 1 para 1,50 para a moeda estrangeira. A casa de câmbio, por sua vez, pode oferecer uma taxa de compra de 1 para 1. Entretanto, ela pode cobrar uma taxa de venda de 1 para 1,60.

Como resultado, para cada moeda comercializada, o negócio tem um lucro de 0,10. Isso falando de unidades de moeda local por unidade de moeda estrangeira vendida, entende?

Portanto, se a empresa fizer a conversão (compra) de 1000 moedas nesses parâmetros, o lucro é 100 unidades de moeda. Isso pode se aplicar ao real, dólar, euro e a qualquer moeda. Lembrando que os valores mudam expressivamente e isso é apenas um exemplo!

DICA EXTRA: pesquise bem antes de realizar a troca de moeda estrangeira

Uma das principais recomendações dos economistas é pesquisar bastante antes de realizar a conversão de moedas estrangeiras. Por exemplo, vou assumir que você vá fazer um intercâmbio e precise trocar um montante de reais por dólar.

Desse modo, procure mais de uma empresa e compare as taxas praticadas. Afinal, sabendo como as casas de câmbio ganham dinheiro, fica evidente como “fugir” de margens abusivas, né?

2. Algumas casas de câmbio trabalham com comissões e taxas adicionais

No cenário anterior, o empreendimento ganha bem, mas ele fica restrito à oscilação da cotação das moedas, concorda? Se hoje o dólar está custando R$4,90, basta a moeda ser valorizada para que a diferença cambial prejudique as finanças.

É justamente por isso que algumas casas trabalham a partir de comissões e taxas adicionais aplicadas em alguns cenários. Com isso, as comissões são cobradas de maneira fixa ou proporcional ao total da transação.

  1. Cobrança de comissões: a casa de câmbio pode determinar uma comissão de R$12,00 por transação. Aqui, quanto mais transações ela fizer, maior é a sua lucratividade.
  2. Aplicação de taxas: por outro lado, alguns empresários aplicam taxas percentuais que variam de acordo com a transação. Eu já vi taxas de 1% até 4% sobre a transação, mas em alguns lugares isso aumenta.

Mas você sabia que nada impede que a empresa cobre o Spread de câmbio mais a comissão sobre a transação? Isso mesmo, além de ganhar com a diferença entre preço de venda e compra, o negócio pode cobrar uma comissão.

Não há regulamentação que impeça que a casa de câmbio faça isso. Novamente, por isso é fundamental avaliar todas as possibilidades antes de fechar negócio!

3. Como as casas de câmbio ganham dinheiro na negociação de moedas?

Agora você conhece uma prática que nem toda casa cambial se aventura a fazer. Estou falando dos ganhos com câmbio de moedas estrangeiras, mas não através da negociação tradicional.

Diante disso, a empresa pode participar de negociações diretas nos mercados financeiros. O objetivo é aproveitar a oscilação das taxas de câmbio para executar transações consideradas especulativas.

Por exemplo, você tem uma casa de câmbio recém inaugurada, certo? O movimento está indo bem e o fluxo de caixa é vantajoso. Então, você está sempre de olho no mercado e vê uma grande oportunidade de comprar, sei lá, dólares.

Por conseguinte, você procura um mercado financeiro confiável e seguro e compra um montante de dólar a 3,80. O que você esperava realmente acontece e, pouco tempo depois, o mesmo dólar é comercializado a 4,15.

Em outras palavras, você ganha em média 0,35 a cada dólar comprado quando “revender” ou colocar em novas transações. Você comprou 10 mil dólares a 3,80 e vendeu os 10 mil dólares a 4,20, certo?

Fazendo uma conta rápida, você embolsa um lucro de 4 mil apenas com essa estratégia, entende? Porém, vale dizer que o pessoal joga alto e, alguns empreendimentos chegam a comprar milhares de dólares ou outras moedas.

Basicamente, são essas três maneiras que levam uma casa de câmbio a se tornar um negócio lucrativo. Contudo, nada impede que o negócio expanda suas operações e atue a partir de outras estratégias, aumentando assim sua lucratividade!

Como as casas de câmbio ganham dinheiro já não é mais um mistério para você

Era tudo que você esperava saber sobre como as casas de câmbio ganham dinheiro? Ou você tinha algo inteiramente diferente na cabeça? Embora pareça uma realidade direta, confesso que precisa gostar bastante para trabalhar com isso.

Primeiro, o segmento é dependente das movimentações financeiras do mercado, se não pelo câmbio, pelo impacto direto no turismo. Embora muitas pessoas viagem a trabalho, é com turistas que as casas de câmbio ganham dinheiro.

Para quem mora nos EUA, pode ser um excelente negócio lucrativo nos Estados Unidos, em especial pelo número de turistas. Olha que ideia genial para colocar seu investimento, né?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar com aqueles amigos que apostaram com você. Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário