Para montar uma clínica de depilação é preciso ter um espaço com no mínimo 50 m². É necessário também ter um responsável legal pela empresa e estar com a documentação exigida em dias.
Os principais documentos exigidos pela ANVISA para funcionamento de um espaço de depilação são:
- Alvará de funcionamento;
- Alvará de autorização sanitária;
- Registro de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos;
- Registro de monitoramento da esterilização;
- Manual de boas práticas;
- Comprovante de recolhimento dos resíduos perfurocortantes.
Uma clínica especifica para prestar serviços de depilação pode fazer um grande sucesso onde você mora. Principalmente se ainda não existir empresas semelhantes atuando.
Acredito que você já saiba o quanto esses serviços voltados para o publico feminino são procurados em todos os cantos do Brasil. Então nada mais justo que aproveitar tudo isso para investir em um negócio próprio.
Diversas pessoas vem pesquisando e tentando encontrar dicas para começar sua clínica de depilação de uma maneira positiva. Portanto, aqui eu irei lhe mostrar alguns detalhes indispensáveis no processo de abertura:
1. Preparação profissional para trabalhar com depilação
Antes de pensar nas possibilidades de montar uma clínica de depilação, a minha dica é que você busque se preparar profissionalmente para esse tipo de negócio. A depilação é algo que exige conhecimento, prática e muita dedicação, portanto o ideal é que você aprenda fazer tudo isso antes de partir para um negócio próprio no ramo.
Hoje você poderá investir em um curso de depilação ou mesmo aprender com quem já trabalha a mais tempo com esse serviço. Pois só assim aprenderá as técnicas corretas para lidar com todos os tipos de depilação.
Caso você decida contratar funcionários para trabalhar junto com você no novo espaço, é importantíssimo que eles já tenham um bom conhecimento no ramo e prestem serviços de qualidade. Ter uma equipe bem sincronizada com essa área é primordial para o sucesso e fidelização de mais clientes.
2. Encontre um local para a clínica de depilação
Esse processo para abertura da clínica de depilação poderá ser um pouco árduo. Pois você deverá analisar uma série de pequenos detalhes antes de abrir as portas definitivamente.
A primeira coisa a se fazer é encontrar um bom local para se instalar, sendo que esse ponto comercial precisará ser em um local de fácil acesso e com uma boa circulação de pessoas nas proximidades.
Além disso, sua clínica precisará ser muito bem dividida. Deverá ter uma sala de recepção e espera, pelo menos 2 banheiros, um estoque de materiais e uma área grande para trabalhar com os mais diversos tipos de depilação.
Bons locais para abrir uma clínica de depilação são nas proximidades de condomínios, em ruas bem movimentadas, no centro da cidade e em locais onde as mulheres costumam ir com uma certa frequência para comprar produtos ou serviços de beleza.
A minha dica nesse caso é que você procure facilitar um pouco o acesso à sua clínica, oferecendo assim um estacionamento próprio e um local onde as pessoas possam ir com segurança a qualquer hora do dia.
3. Faça e legalização do espaço de depilação
Essa será uma das etapas mais importantes para funcionamento do seu negócio. Então desde o inicio eu recomendo que você tenha o auxílio de um contador.
As exigências para abrir um negócio do tipo vai depender dos serviços de depilação que você irá oferecer. Afinal, se você for trabalhar com depilação a laser, por exemplo, terá uma maior dificuldade para conseguir as licenças.
Além dos documentos necessários que eu citei no inicio desse artigo, você terá que abrir oficialmente sua empresa. Obtendo assim o CNPJ e todos os detalhes a mais que sejam exigidos.
A ANVISA também determina uma série de detalhes relacionados ao local de funcionamento da clínica, aos equipamentos e a parte de legalização.
Recomendo que leia também um artigo do site Vale Laser, onde é explicado em detalhes as regras da vigilância sanitária para negócios no ramo da estética.
4. Investimento para abrir uma clínica de depilação
O seu principal investimento para montar sua nova clínica especializada em depilação será o aluguel de um ponto comercial e compra de diversos equipamentos importantes.
Dentre os principais materiais para depilação você precisará de pelo menos 2 macas, diversos tipos de ceras para depilação, espátulas, cremes, um carrinho auxiliar para colocar todos os seus produtos, uma termocera, ar condicionado para a sala, cadeiras para a recepção e diversas outras pequenas coisas.
Não tem como dizer ao certo quanto custa montar uma clínica de depilação, pois tudo dependerá da sua estrutura desejada, do local onde pretende se instalar e dos serviços que serão prestados. No entanto, saiba que o gasto poderá ser um pouco alto e deverá variar entre R$ 20 e R$ 80 mil Reais.
Esse será um investimento válido para o ramo, pois com uma boa estrutura montada e prestando um serviço de qualidade, certamente conseguirá recuperar tudo em pouco tempo de trabalho.
5. Divulgue seu espaço de depilação
Assim que tiver tudo pronto na clínica e começar trabalhar realmente, é indicado que faça uma boa divulgação para captar os primeiros clientes para seu negócio.
Você não precisa investir em todas as formas de divulgação que encontrar no mercado, mas foque em algumas que possam chegar diretamente ao seu publico alvo. Como distribuição de panfletos na rua ou mesmo pequenas chamadas no rádio em horários que o seu público talvez esteja mais ouvindo.
No mais, a divulgação de uma clínica desse tipo será feita através do boca a boca, sendo que você poderá convidar outras pessoas para conhecer seus serviços ou seus próprios clientes já fieis poderão trazer outros clientes para seu negócio.
Outra dica para atrair clientes para depilação é ter sempre seus próprios cartões de visitas prontos para entregar a qualquer momento.
Utilize também as redes sociais para se comunicar com pessoas interessadas, assim também como para divulgar os seus próprios serviços. São estratégias que vem funcionando muito bem e que vale a pena aplicar.
Vale a pena montar uma clínica de depilação?
A verdade é que não basta só saber como montar uma clínica de depilação hoje em dia, pois o mais importante é colocar tudo isso em prática.
Lógico que se analisarmos esse mercado hoje dia, podemos dizer facilmente que vale a pena sim abrir sua clínica de estética, pois trata-se de um mercado com uma procura muito grande e que só vem crescendo a cada dia.
No entanto a minha dica antes de tudo é que você faça uma pesquisa de mercado para saber se as pessoas tem interesse nessa área e monte um bom plano de negócios antes de começar a estruturação do seu próprio empreendimento.
Então com as dicas que citei aqui, você tem tudo para começar de forma eficiente o seu próprio negócio com o máximo de sucesso. Iniciar uma clínica de depilação não é nenhum “bicho de sete cabeças”, mas exige um bom planejamento e conhecimento nessa área.
Só lhe desejo muito sucesso desde já e até breve!
Gostei do seu artigo
Parabéns José. Gostei do seu artigo.
Realmente vc tem muito a contribuir… continue assim. bj
Oi Luciane!
É maravilhoso saber que o conteúdo lhe ajudou e que você gostou do site.
Lhe desejo muito sucesso nos seus negócios.
Abraços!
Amei! Muito bom! Vou colocar em prática.
gostei muito essas dicas vão ser o inicio do meu sonho brigadoooooo
Amei! Me ajudou mt.
Nossa estou super satisfeita.