Como vender coisas usadas rapidamente? 5 formas de desapegar

Publicado por Lidia Massari em 4 de fevereiro de 2023

Organizando o quartinho da bagunça você se depara com incontáveis produtos usados em bom estado, mas como vender coisas usadas? Tem como fazer uma grana?

Quem nunca comprou aquele produto há muito desejado, mas que em pouco tempo acabou deixado de lado, né? Isso quando a pessoa não tem compulsão e sai comprando tudo mesmo sem precisar.

Então, montei esse conteúdo completinho, com dicas bacanas para auxiliar você na hora de desapegar. Continue a leitura e saiba como encontrar o lugar certo!

Como vender coisas usadas rapidamente: 5 melhores formas de desapegar

como vender coisas usadas

Muitas pessoas deixam de vender coisas paradas porque acreditam que apenas produtos de valor agregado têm procura, como itens tecnológicos. Porém, a verdade é que você encontra de tudo usado na internet, a exemplo dos livros usados.

Essa é a mágica do mundo conectado, levando aquilo que você vende até a pessoa certa que compra. Obviamente que você precisa escolher o canal de venda correto, de modo a encontrar o público-alvo interessado no item.

A não ser que você queira oferecer na propaganda boca a boca e ficar esperando alguém aparecer, utilize a internet. Seja para vender um móvel usado ou um par de tênis novinho, aprenda com ter assertividade!

1. Utilize os grupos de vendas da cidade no Facebook

Quando a gente pensa em vender algo, automaticamente pensamos nas plataformas digitais específicas de vendas, né? Porém, decidi começar por um canal que poucas pessoas utilizam atualmente. Estou falando dos grupos de vendas no Facebook.

Aqui na minha, o pessoal costuma colocar como “Balcão de vendas”, “Bazar da cidade” e até “Feirinha dos usados”. Dessa forma, esse tipo de grupo é perfeito para anunciar suas coisas usadas, já que você terá vantagens como:

  • Contato facilitado para dar andamento à negociação.
  • Maiores chances de venda, pois não há frete atrelado à compra.
  • Proximidade com a pessoa interessada, que pode tirar dúvidas pessoalmente.
  • Descomplicação para fechar o negócio, já que o pagamento e o recebimento do produto são imediatos.

Está pensando em vender brinquedos usados? Ou quem sabe roupas que ainda estão com a etiqueta? Então, não deixe de participar destes grupos, criando anúncios honestos, informativos e transparentes!

2. Utilize o Marketplace do próprio Facebook para um alcance bacana

Ainda falando de Facebook, você sabia que a plataforma tem uma opção chamada Marketplace? Essa ferramenta possibilita a compra e venda de produtos, inclusive, negócios feitos por Pessoa Física, o que diminui a burocracia.

O mais interessante aqui, é que dá para criar seus anúncios de maneira localizada. Por exemplo, você quer vender apenas na sua região? Então, existem opções de configuração por raio de interesse, olha que fenomenal, né?

Contudo, nessa plataforma a concorrência é um tanto quanto acirrada e mais pessoas poderão estar vendendo produtos similares. Por conta disso, capriche nas informações, na qualidade das fotos e no tom da mensagem.

DICA EXTRA: se o produto estiver bem novo, crie um anúncio pago no Instagram

Embora não seja o canal mais apropriado para vendas avulsas, como um produto usado, dá para experimentar. O que manda nesse anúncio é incrementar com o máximo possível de informações.

Além do mais, as fotos são o combustível do Instagram, por isso, capriche na qualidade. Outra coisa, frise bem se tratar da venda de uma coisa usada. Assim, você não gera falsa informação, o que pode levar à remoção da publicação e anúncio.

Se você nunca fez um anúncio no Instagram, saiba que dá para gerenciar tudo através da Central do Facebook!

3. O Mercado Livre oferece todo o suporte e ferramentas para vendas seguras

Bom, aqui nós já entramos numa das maiores vitrines digitais para comercialização de itens usados, o Mercado Livre. A plataforma existe desde 1999, apenas para você ter ideia do quanto é um canal confiável para vender suas coisas.

Através da criação da sua conta, é possível personalizar o perfil. Isso é ainda mais vantajoso se você possui muitas coisas para vender. Aqui estão alguns motivos para desapegar através do Mercado Livre:

  1. Ampla visibilidade, já que o site está entre os 10 mais acessados no Brasil.
  2. Infraestrutura robusta para descomplicar os procedimentos de venda, como pagamento e envio dos produtos.
  3. Confiabilidade é certamente uma das maiores vantagens, visto que o potencial comprador enxerga valor nisso.
  4. Comunicação facilitada entre comprador e vendedor, seja para tirar uma dúvida ou resolver alguma pendência.

Portanto, essa é uma forma de desapegar que pode ser valiosa para você. Se pensar bem, dá até para comprar e revender no Mercado Livre.

Dentre as coisas mais vendidas, produtos como smartphones, capinhas, fone de ouvido, câmera digital, sapatos e tênis, se destacam!

4. Já conhece o site Enjoei? Dá para divulgar bem seus produtos!

Impossível falar de maneiras de vender coisas usadas e não lembrar rapidamente da Plataforma Enjoei. Primeiro porque você não precisa ser Pessoa Jurídica, ou seja, não é preciso ter CNPJ para vender lá.

Você conta com um layout bastante simplificado, intuitivo e específico para criar suas vendas em poucos cliques. A grande visibilidade é um ponto de destaque, já que a plataforma recebe centenas de milhares de acessos diariamente.

É óbvio que tanta facilidade não vem de “mão beijada” [risos]. Isso porque existe uma taxa sobre o valor total da venda, vale a pena se atentar a isso. Então, saber como vender na Enjoei é uma alternativa para criar belos anúncios que vendem bem.

DICA EXTRA: um ponto negativo apontado por muitos usuários, é a questão da responsabilidade de envio. Acontece que a plataforma atua como um marketplace. Logo, o trâmite de envio é responsabilidade do vendedor, por isso, cautela!

5. OLX foi criada para a venda de produtos usados

Figurinha carimbada para quem trabalha com vendas digitais, a OLX é uma mão na roda para desapegar de verdade. Se você não sabe, a OLX é a líder global no segmento de vendas chamado “consumidor para consumidor” (C2C).

Somente por isso já dá para compreender se tratar de uma vitrine muito importante para você desfazer das coisas paradas. O bacana é que você encontra de tudo, então, não importa qual seja seu produto usado, terá sempre alguém procurando.

Dentre os produtos mais vendidos na OLX, temos as geladeiras, fogões, tênis, notebooks, camas, entre outras coisas. Certamente vale a pena visitar a plataforma para se inteirar sobre as possibilidades de criar uma conta.

“Nossa, é que eu nunca mexi com anúncios, não sei nem por onde começar”. Sem problemas, fiz um pequeno passo a passo de como anunciar na OLX, dá uma olhada:

  1. Primeira coisa é criar sua conta, de forma fácil e direta.
  2. Em seguida, acesse seu e-mail para verificar a conta e dar andamento à criação.
  3. De volta ao site, será necessário inserir informações pessoais e complementares ao seu perfil.
  4. Por fim, você já pode criar seus anúncios, escolhendo a categoria, colocando uma descrição e, claro, as fotos realistas.

Um outro diferencial, é a viabilidade de impulsionar a oferta a partir de valores pré-definidos. Conforme você planeja, dá para direcionar recursos no impulsionamento!

Como calcular o valor de um produto usado para cobrar o justo?

Agora que você já está sabendo mais sobre como vender coisas usadas, bem como canais para isso, quanto cobrar? Qual a precificação ideal para algo que já passou pelo desgaste da desvalorização? Essa questão é fundamental para conseguir vender.

De forma geral, a estratégia é avaliar produtos semelhantes e até iguais nas plataformas sugeridas acima. Além do que, dê uma boa olhada na internet de maneira ampla. Assim, fica mais fácil chegar numa precificação justa e rentável. Veja mais algumas coisas que podem facilitar:

  • Estado de conservação do item é imprescindível para vender bem.
  • Caso seu produto ainda tenha garantia de fábrica e esteja dentro do prazo, a valorização aumenta.
  • Veja se apresenta algum tipo de defeito, risco e condições de mau-uso.

Vou pegar o exemplo de um celular. Segundo a Receita Federal, a vida útil de um eletroeletrônico telefônico é de aproximadamente 5 anos. Existe uma margem de depreciação de 10% ao ano do valor de compra.

Contudo, quando falamos no dia a dia, essa desvalorização tende a ser maior. Especialistas apontam que a desvalorização pode chegar a 40% do produto novo apenas no primeiro ano de uso.

Na prática, um celular que você pagou R$2.000,00 poderá ser vendido por cerca de R$1.200,00 depois de um ano. Por outro lado, quanto antes for vendido, maior a margem de precificação, compreende?

Mas é aquela coisa, o produto é seu e o valor cobrado cabe a você decidir. Em seguida, nada que uma boa e fervorosa negociação não resolva, né?

Saber como vender coisas usadas é ideal para levantar uma grana a qualquer momento

Nesse momento você tem tudo que precisa para desapegar daquilo que não usa mais. Afinal, você aprendeu certinho como vender coisas usadas com segurança, boa visibilidade e, sobretudo, cobrando o preço ideal.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhá-las, tudo bem? Imagina a quantidade de pessoas com objetos e utilidades entulhadas, não é? Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário