7 Maiores produtores de seda do mundo: veja quem se destaca no mercado

Publicado por Lidia Massari em 23 de junho de 2023

A fabricação da seda é um processo cercado de dúvidas, onde poucos conhecem os maiores produtores de seda no mundo. Vamos mudar essa realidade?

Hoje em dia há muita facilidade para encontrar boas sedas no mercado, e isso só é possível devido à globalização. Isso porque os maiores produtores estão do outro lado do mundo, literalmente. Quer saber tudo sobre o assunto? Quer ficar expert?

Então, tudo que você precisa fazer é me emprestar um pouco do seu tempo, aposto que te surpreenderei. Acompanhe a leitura e aprenda sobre o mundo da seda!

Onde se concentram os maiores produtores de seda do mundo? Conheça os protagonistas em 7 países

Presente em roupas finas, pijamas de qualidade e itens de luxo, a seda é um verdadeiro commodity cobiçado. E mesmo quem trabalha na indústria da seda, pode não compreender a sua cadeia produtiva, eventualmente.

Diante disso, eu tirei um tempo para pesquisar o assunto e apresento os países considerados os “reis da seda”. A partir desse ponto, você conhecerá mais sobre o mercado mundial da seda!

1. China

Sério, trazer a China ao topo do ranking não deveria ser uma surpresa para ninguém, concorda? Não contente em ser a maior produtora de arroz do mundo, a China ostenta a medalha de ouro na seda.

Para dizer a verdade, boa parte dos países asiáticos são renomados na arte de produzir seda de altíssima qualidade. Logo, essa é considerada uma prática milenar na China, que remonta o ano de 2.700 a.C.

Como diz o ditado: “a prática leva à perfeição”, a produção de seda na China hoje, nos entrega os seguintes números:

  • Produção em toneladas: embora não existam dados divulgados anualmente, eu levantei um dado de 2019. A China conseguiu o feito de produzir mais de 400 mil toneladas de seda.
  • Relevância no mercado: esse montante representa facilmente mais de 60% de toda a produção mundial.
  • Perspectiva de crescimento: o país sabe do potencial em mãos, por isso, investe pesado em aprimoramento e tecnologia. Por conseguinte, a projeção mostra apenas crescimento.

Aqui vai um dado interessante: a “nova rota da seda” movimentou US$930 bilhões na última década. Isso mesmo, quase 1 trilhão de dólares, os dados foram divulgados pelo relatório da Universidade de Fudan, na China.

2. Índia

Chegando em segundo lugar, temos o país mais populoso do mundo, a Índia. O processo de fabricação da seda na Índia também é cultural e remonta uma arte secular no país.

Diferentemente da China, a cadeia produtiva na Índia enfrenta problemas para expandir, principalmente por causa dos baixos investimentos. Aqui eu me refiro à falta de modernização nos equipamentos.

Mesmo diante disso, a Índia produziu mais de 160 mil toneladas de seda no mesmo período que a China. Apesar disso, a qualidade da seda indiana é um diferencial que torna a sua procura altíssima.

Em termos de abastecimento global, a seda indiana corresponde a cerca de 25% da produção mundial.

IMPORTANTE: o governo indiano tem implementado ações, estratégias e melhorias na produção da matéria-prima. O intuito é fortalecer a economia, movimentar o mercado e gerar mais empregos, fator crucial para o país!

3. Tailândia

Continuando nosso percurso, chegamos à Tailândia, que é um país localizado no Sudeste Asiático. Como pode ver, temos mais um dos países asiáticos produtores de seda, e que seda de qualidade, hein?

Algumas pessoas viajam a passeio, para aproveitar suas praias paradisíacas. Enquanto outras só que querem aproveitar a produção de uma matéria-prima considerada de qualidade superior, veja os detalhes:

  • Produção em toneladas: a Tailândia produziu mais de 56 mil toneladas de seda em 2019.
  • Relevância no mercado: como resultado, o país “embolsa” o equivalente a 8% da produção mundial.
  • Perspectiva de crescimento: investimentos recentes na melhoria genética do bicho-da-seda projetam um crescimento exponencial nos próximos anos.

4. Uzbequistão

maiores produtores de seda no mundo

Assumindo que a maioria das pessoas mal conhece o Uzbequistão, quem dirá sua produção de seda, né? O Uzbequistão é oficialmente uma república democrática e fica situado na Ásia Central.

O país ocupa a quarta posição por um fato bem curioso. Antigamente, a rota da seda entre a China e o Mediterrâneo passava justamente por dentro do Uzbequistão. Por conta disso, os moradores aproveitaram a deixa para “entrar na onda da seda”.

No último relatório divulgado, o Uzbequistão tinha alcançado a margem de 21 mil toneladas de seda. Naturalmente, não se compara à China e Índia, mas a qualidade diferenciada o coloca na terceira posição.

Eu destaco qualidades como maciez, durabilidade e um brilho único. Tudo isso só é possível devido às condições climáticas do país, ou seja, o bicho-da-seda aproveita amoreiras de alta qualidade.

5. Vietnã

Logo atrás do Uzbequistão, mas com uma grande diferença na quantidade produzida de seda, chega o Vietnã. Estima-se que o país produz uma média de 6 e 8 mil toneladas de seda por ano.

A produção é uma antiga tradição que tomou proporções mundiais, já que exporta para muitos destinos. Você encontra indústrias ao longo de todo o país. Porém, a cidade de Hà Nam, no Norte do Vietnã, é considerada o centro industrial da seda.

Uma das principais vantagens para a indústria no país, são as condições favoráveis do clima. A produção de boas sedas depende exclusivamente da amoreira, árvore que é o principal alimento do bicho-da-seda.

Então, a geografia e as características climáticas tendem a tornar o cultivo ainda mais prolífico. Ademais, a indústria vietnamita procura fazer parte direta das estatísticas da produção da seda, ao investir na produção sustentável da matéria-prima.

6. Irã

A produção da seda no Irã remonta ao período do Império Persa, que foi marcado pelo surgimento dos mercados de trocas. E adivinha? A seda fazia parte direta das negociações e até hoje é uma indústria em ascensão.

Como curiosidade, o Irã se destaca na produção da seda natural, também chamada de Tussah. Nesse contexto, os casulos são produzidos por bichos-da-seda considerados selvagens, onde a sua principal alimentação é a amoreira selvagem.

Além de oferecer textura única, essa seda tem uma aparência rústica e uma “pegada” mais orgânica. Anualmente, o Irã produz uma média de 6 mil toneladas de seda!

7. Existem produtores de seda no Brasil?

Sim, atualmente algumas regiões do Brasil se tornaram referência na produção de seda da mais alta qualidade. Tanto é, que recentemente o país começou a aparecer no Ranking de maiores produtores de seda do mundo.

A maior concentração de produtores está na região Sul do Brasil, mais especificamente no estado do Paraná, veja mais informações:

  1. O Paraná já é responsável por mais de 80% da produção nacional de seda.
  2. Aos poucos o Brasil encosta no Irã, já que tem produzido volumes próximos de 3 mil toneladas.
  3. Uma das principais características da seda brasileira é a sua cor, que tem uma tonalidade mais branca.
  4. Depois do Paraná, estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul despontam como grandes promessas da indústria.

Você gosta de curiosidades? Então, vai adorar saber que a cidade de Nova Esperança, no Paraná, recebeu o título de “Capital Nacional da Seda”. Quer outra? Veja que curioso, a seda brasileira tem uma grande vantagem sobre a chinesa.

Isso se deve pelo tamanho da seda brasileira. Enquanto o fio da seda chinesa tem a média de 600 metros, o fio brasileiro tem o dobro. Portanto, o tamanho total de 1,2 mil metros viabiliza menos emendas nas tramas e mais qualidade, bacana, né?

Dá só uma olhada no vídeo que eu encontrei a seguir. Veja como o Brasil segue firme com um dos maiores produtores de seda do mundo:

Conclusão sobre os maiores produtores de seda do mundo

E então, você achou interessante conhecer os maiores produtores de seda do mundo? E quanto ao Brasil? Você se surpreendeu ao saber que o país dá seus primeiros passos nesse mercado formidável que proporciona produtos de excelência?

Seja qual for o seu objetivo com esse conhecimento, espero ter ajudado você a alcançá-lo. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a espalhar nas redes sociais, combinado? Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário