6 Maiores produtores de alho do Brasil

Publicado por Lidia Massari em 4 de julho de 2023

Mesmo diante dos maiores produtores de alho do Brasil, o produto importado insiste em ocupar parte do mercado. Vem cá, você sabe quais estados produzem mais?

O alho é um ingrediente muito valorizado e utilizado na nossa culinária, isso é fato. Porém, infelizmente as pessoas pecam por não saber mais sobre o produto nacional e isso prejudica a cadeia de distribuição. Afinal, a demanda por alho importado cresce.

Contudo, o produtor brasileiro tem conquistado destaque com alho de qualidade e geração de emprego. Confira as estatísticas da produção de alho no Brasil!

Conheça 6 maiores produtores de alho do Brasil

maiores produtores de alho do Brasil

Você sabia que, segundo o IBGE, o Brasil produziu mais de 155 mil toneladas de alho em 2020? Estamos falando de um ingrediente indispensável em nossa culinária e, pelo visto, na culinária argentina também.

Isso porque a Argentina foi o destino de quase 38% de todo o alho exportado em 2021. Logo, a expectativa é de que o Brasil produza mais de 250 mil toneladas nos próximos anos. Para isso, o país deve usar mais de 18 mil hectares de área de plantação.

A seguir, você verá o ranking de produtores de alho no Brasil bem atualizado, aproveite!

1. Minas Gerais

Clima agradável, tempo seco e frio, este é o segredo de Minas Gerais como o maior produtor de alho no Brasil. Segundo dados recentes, o estado é responsável por quase 40% de toda a produção do país.

Estou falando de uma área com mais de 8 mil hectares de área plantada. Para se ter ideia, Minas produziu aproximadamente 62 mil toneladas de alho da mais alta qualidade em 2020.

As projeções dos especialistas realmente deram certo, pois havia a expectativa de aumento de 20% na sua produção. A área mais importante nesse cenário é o triângulo mineiro, produzindo cerca de 89% de todo o alho do estado.

Cidades mineiras mais importantes na produção de alho

  1. São Gotardo
  2. Sacramento
  3. Uberaba
  4. Uberlândia
  5. Patrocínio
  6. Patos de Minas
  7. Araxá
  8. Perdizes
  9. Pratinha

INTERESSANTE: a cidade de Gouveia, Minas Gerais, já foi considerada como a “Terra do Alho” no Brasil!

2. Goiás

Seguindo atrás de Minas Gerais, Goiás ocupa a segunda posição e detém algumas cidades conhecidas pelo alho de alta qualidade. Desse modo, Cristalina é certamente a cidade de maior destaque produtivo.

Uma estimativa feita pelo IBGE, aponta que Cristalina alcançou um valor de produção que ultrapassa 520 milhões de reais. O curioso é que o estado também desponta na produção de cebola, gerando um valor de produção de R$353 milhões.

Cidades mais importantes na produção de alho em Goiás

  • Cristalina
  • São Simão
  • Corumbaíba
  • Orizona

3. Santa Catarina

Eu consigo pontuar dois diferenciais de Santa Catarina na produção de alho: clima perfeito e investimento em tecnologia. Por ter um clima frio mais seco durante todo o ano, a produção é favorecida e consegue maximizar a quantidade aproveitada.

Além disso, os produtores catarinenses investem pesado em modernas técnicas de cultivo. Consequentemente, o estado ganha destaque no mercado interno e na exportação, já que dispõe de infraestrutura e processamento de ponta.

Santa Catarina produziu mais de 14 mil toneladas na safra de 2020/2021, mesmo diante de uma severa estiagem.

  1. Perspectiva para os próximos anos: as próximas safras devem ter aumento de 3% a 5% na área de plantio.
  2. Regiões que mais produzem: Curitibanos, Frei Rogério, Lebon Régis e Fraiburgo.
  3. Diferencial na produção: desenvolvimento de sementes de alho livre de vírus, o que impulsiona e fortalece o plantio.

4. Rio Grande do Sul

Você tem dúvidas se o Rio Grande do Sul está entre os maiores produtores de alho do Brasil? Sim, o estado integra um ranking positivo e, nos últimos anos, representou mais de 13% de todo o alho nacional.

Aliás, digo mais, até a Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) reconhece a qualidade do alho gaúcho. Algo que chama a atenção é quanto à difusão do alho gaúcho no mercado interno, você sabe o motivo?

Bem, a região gaúcha tem clima mais frio e, nos últimos 2 anos, a estiagem castigou as lavouras e plantios. Além disso, o alho chega tardiamente ao mercado e isso impacta a medição da entrega em toneladas pelo estado.

Principais cidades gaúchas na produção de alho em 2020/2021

  1. São Marcos produziu 2.192 toneladas.
  2. Ipê produziu 1.328 toneladas.
  3. Caxias do Sul teve produção de 1.184 toneladas.
  4. A cidade de Muitos Capões produziu 1.100 toneladas.
  5. São Francisco de Paula entregou 1 tonelada de alho.

5. Bahia

Apesar de não se equiparar aos demais estados mostrados acima, a Bahia tem uma grande vantagem que poucos desfrutam. Estou falando da sua localização privilegiada que possibilita aos produtores escoar o alho com mais facilidade.

Duas das cidades mais importantes no cenário da produção de alho em larga escala são Mucugê e Ibicoara. Respectivamente, as duas produziram 2.850 e 1.900 toneladas em 2020/2021.

Como eu falei há pouco, a Bahia está localizada num significante entroncamento econômico, ou seja, tem localização vantajosa para comercialização!

6. Paraná

O Paraná vem para fechar os melhores estados para plantio de alho no Brasil. Embora tenha uma localização promissora, o Paraná ocupa o último lugar dos maiores produtores de alho do Brasil hoje.

Reconhecido pelas terras férteis e inovação no plantio, a cidade mais relevante do estado entrega pouco mais de 240 toneladas.

Números da produção de alho no Paraná

  • Terra de plantio: atualmente o estado possui uma pequena área de 335 hectares de alho plantado.
  • Produção total 2021/2022: a safra veio atrasada e rendeu um total de 1,72 mil toneladas de alho.
  • Aumento na produção: os produtores paranaenses observaram um aumento de 2% na área total de produção.

Principais cidades produtoras de alho no Paraná

  1. Quatiguá
  2. Congonhinhas
  3. São José da Boa Vista
  4. Tomazina
  5. Cascavel
  6. Joaquim Távora
  7. Salgado Filho
  8. Siqueira Campos

INFORMAÇÃO BÔNUS: o alho brasileiro vale 5 vezes mais que o importado

Olha só que curioso, 1 dente de alho brasileiro equivale a pelo menos 5 dentes de alho estrangeiro, sabia? Além disso, quando analisamos a qualidade, notamos que o nosso alho tem quantidades superiores de sais minerais e vitaminas.

O presidente da Amipa, Flávio Ferreira, afirma que o alho brasileiro tem valor 5 vezes maior que qualquer outro. A Associação Mineira de Produtores de Alho (Amipa) avalia constantemente o mercado e tem visto mudanças no consumo interno.

Afinal, o produtor valoriza seu produto, entregando mais qualidade e satisfação ao consumidor. Essa cadeia produtiva aprimora a percepção de valor no alho nacional, o que reforça a geração de empregos, por exemplo.

Considerações finais sobre os maiores produtores de alho do Brasil

Eu acho relativamente comum quando alguém não conhece os maiores produtores de alho do Brasil. Primeiro porque as pessoas não encontram tantas informações sobre o assunto, eu sei porque eu tive que garimpar de verdade.

Outro ponto, é que a produção interna passou a ganhar novos contornos apenas recentemente. Até então só se falava do alho importado. Porém, você viu que a indústria brasileira se fortalece a cada ano e isso é fantástico para todos.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e informações, mas tire o máximo de proveito delas e passe-as à frente. Mais gente precisa saber a respeito disso, até a próxima!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário