Para os empreendedores que sonham em abrir o próprio negócio, mas tem pouco dinheiro para gastar, existem algumas soluções. Alguns empreendimentos podem ser iniciados com um investimento pequeno e trazer lucro em pouco tempo. Todo o processo de abertura da sua própria empresa gera custos e muito trabalho, contudo, para quem sonha em ter seu empreendimento, é importante ter ideias de negócios acessíveis.
Veja também: Estes 8 pequenos negócios são ótimos para trabalhar em casa em 2023
5 ramos para abrir seu negócio em 2023
Em face da pandemia de Coronavírus, enfrentada nos últimos anos, empreendedores precisam inovar para se manter no mercado. O momento foi de crise de saúde e também financeira, afinal, diversas empresas quebraram por não conseguirem se adaptar à modalidade online. Uma solução encontrada por alguns empresários foi começar seu próprio negócio com um investimento pequeno. Pensando nisso, nós escolhemos 5 ideias de negócios que você pode começar com um investimento pequeno em 2023, que são:
Marketing digital
Começamos com essa que é uma das áreas que mais crescem no mercado virtual nos últimos anos. A internet é um espaço que pode ser utilizado para diversos objetivos e um deles é a divulgação e a venda de produtos. Essa área não requer um grande investimento para que você comece a operar, mas se tornou bastante popular entre as empresas, o que faz dela uma boa opção para obter lucro.
No marketing digital existem várias vertentes que você direcionar seu negócio. É possível trabalhar com produção de conteúdo para redes sociais, venda de conteúdo e de design ou arte. Ainda nesse sentido, você pode trabalhar na elaboração da estrutura de sites, criando a identidade e as marcas originais da empresa.
O marketing digital permite que você trabalhe diretamente com a publicidade, no setor de divulgação de produtos diversos. Além disso, pode-se utilizar das redes sociais para promover o seu trabalho e a sua empresa.
Vale ressaltar, apesar das vantagens, que o marketing digital necessita de conhecimento técnico. Portanto, antes de iniciar nessa área, saiba que você pode precisar ter experiência no ramo ou já ter feito algum curso ou especialização que te permita atuar.
Setor de beleza e cosméticos
Esse é um dos ramos mais tradicionais e consolidados do mercado há vários anos. O negócio, que sofreu com as regras de distanciamento nos últimos anos, agora retoma o crescimento com força. Para abrir sua empresa no ramo de beleza, não é necessário um grande espaço, podendo escolher um pequeno local da sua casa para fornecer os serviços. Há também a modalidade de atendimento a domicílio, que se tornou bastante popular recentemente, descartando a necessidade de possuir seu próprio salão
Contudo, é importante destacar que essa área necessita de conhecimento e pessoal treinado. Se você não pensa em contratar profissionais da beleza, lembre-se de que precisará realizar cursos de especialização. Existem hoje vários cursos, nas áreas de manicure/pedicure, cuidados com cabelos, tratamentos de pele, massoterapia, maquiagem e principalmente, depilação.
Setor de comida e alimentação
Uma das áreas mais diversas e tradicionais no mercado, o setor de alimentação é uma ótima opção para quem quer empreender com pouco.
Pode parecer que, para abrir um restaurante, você precise de um alto investimento inicial. Contudo, não é apenas nisso que se concentra o setor de alimentação. Assim como na área de Beleza, você pode fazer entregas de alimentos, como quentinhas, lanches, doces ou o que mais sua criatividade conseguir pensar. Uma linha que tem sido bastante procurada é a linha de produtos fitness, onde os empreendedores produzem e vendem marmitas saudáveis para pessoas sem tempo de preparar os próprios alimentos, mas que desejam comer bem.
Outra vertente em crescimento é a dos doces feitos em casa, que contam com bolos de potes, docinhos gourmet, tortas e sorvetes.
Se você quiser abrir um negócio na área de alimentos e não tiver capital suficiente para abrir seu restaurante, seu maior gasto será com os ingredientes dos alimentos. Caso não possua experiência na cozinha, você pode também fazer cursos digitais para começar seu próprio negócio.
Freelance
Freelance é o nome em inglês para autônomo, ou seja, aquele profissional que não possui um vínculo ou contrato, mas presta serviços conforme a demanda. Nesse sistema, o trabalhador recebe por cada serviço prestado, não possuindo um salário fixo.
Freelancers trabalham, principalmente, nos ramos do marketing digital, com publicidade, produção de conteúdo digital. Você pode até abrir sua própria empresa de freelancer, em que fará o intermédio entre a prestação de serviço e a empresa contratante.
Revenda de produtos
Essa é uma área que permite que você comece com um investimento muito baixo e obtenha lucro rapidamente. O setor de revendas é baseado na relação entre o vendedor e o cliente, em que você atuará como agente de intermédio nessa transação. Ainda, é possível delegar o serviço para vendedores terceirizados se você quiser expandir o negócio.
O interessante desse setor é que você não precisa do investimento para adquirir os produtos e montar seu estoque. Na verdade, seu dinheiro será gasto na criação e manutenção do seu canal de comunicação com o cliente e o vendedor. No futuro, é possível a expansão e abertura de uma loja física, de forma que o fabricante fará o intermédio diretamente e aumentará sua margem de lucro.
Deixe um comentário