5 Maiores livrarias do Brasil: saiba quem resiste até hoje

Publicado por Lidia Massari em 28 de junho de 2023

Importantes nomes costumam aparecer quando falamos das maiores livrarias do Brasil, mas como está o mercado literário hoje? Quais as mudanças recentes?

É inegável que o universo digital e as variações no consumo exigem uma rápida adequação do tradicional modelo de livraria. Por conta disso, a realidade atual é totalmente diferente daquela de 10 anos atrás, mas você saberá tudo hoje.

Para isso, convido você a acompanhar as dicas bacanas escolhidas para atualizar sua estante de conhecimento. Descubra os desafios e superações das grandes livrarias!

Conheça 5 maiores livrarias do Brasil e seus desafios atuais

Quem ama uma boa leitura, certamente já andou pelos corredores das maiores livrarias brasileiras, sempre à procura de ótimos exemplares. Porém, atualmente o jeito é se contentar com o modelo de livraria virtual, pois esse é o futuro.

O formato clássico das livrarias físicas perdeu muito espaço entre leitores que procuram facilidade, agilidade e comodidade. Não à toa, nomes importantes e os acervos mais relevantes enfrentam desafios como recuperação judicial e falência.

Isso mesmo, a seguir você terá acesso a tudo que eu encontrei de mais atualizado, inclusive, informações dos últimos dias!

1. Livraria Leitura

A primeira a estrear nosso ranking das maiores livrarias do Brasil, é a famosa e imponente Livraria Leitura. A empresa assumiu a primeira posição logo após os problemas começarem a surgir no Grupo Saraiva.

Apesar disso, A Leitura já detinha grande parte do mercado literário, sempre com um pé na inovação. Para quem não sabe, a empresa é mineira e foi fundada em 1967, na cidade de Belo Horizonte.

Não é preciso se aprofundar em seu portfólio para saber que a Leitura atende todos os públicos e necessidades acadêmicas. Porém, o destaque fica por conta dos espaços culturais que algumas de suas lojas oferecem.

Afinal, os clientes podem aproveitar muitas vantagens e exclusividades, como:

  • Lançamentos em primeira mão.
  • Importantes palestras relacionadas ao mundo literário.
  • Atividades voltadas às crianças.
  • Debates e painéis com os principais painelistas literários.

Entretanto, os grandes diferenciais que fizeram o Grupo Leitura perdurar diante de tanta mudança, foram a reestruturação digital e parcerias. Como resultado, a empresa executou seu plano de adaptação ao novo comércio dinâmico!

  • Site: www.leitura.com.br
  • Shopping Ibirapuera: Avenida Ibirapuera, 3103 – Indianópolis, São Paulo

2. Livraria Saraiva

Já a Livraria Saraiva liderou o mercado por muitos anos, até décadas, e foi o maior player nesse segmento. Fundada em 1914, por Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva, o grupo foi pioneiro de muitas formas distintas.

Todavia, o status atual da Saraiva é recuperação judicial, que é quando a empresa entra em estado de “reconciliação econômica”. Desse modo, ela se reestrutura para quitar dívidas, pagar fornecedores e se manter ativa, veja sua cronologia:

  1. Em 1947, a Saraiva é transferida para o centro de São Paulo.
  2. Depois, em 1966, a empresa abre as portas da sua primeira loja de autoatendimento em São Paulo.
  3. Após 8 anos, o Shopping Ibirapuera recebe a primeira loja Saraiva.
  4. Ainda em 1993, a empresa consegue entrar no comércio eletrônico, ou seja, inaugura sua loja virtual.
  5. Com um plano arrojado de expansão, a Saraiva compra a rede de Livrarias Siciliano e passa a atuar a nível nacional.
  6. Já em 2018, entra com o pedido de recuperação judicial.
  7. Por fim, em 2020 o grupo é obrigado a fechar inúmeras lojas para cumprir o pedido de recuperação.

Poucas pessoas entendem o que realmente aconteceu, uma vez que a exemplo da Leitura acima, é possível readequar as operações.

3. Livraria Cultura

Aposto que algumas pessoas vão dizer que a Livraria Cultura nem deveria estar na lista de maiores livrarias do Brasil. Muito porque, infelizmente ela teve falência decretada pela justiça, mesmo após pedidos e apelos para recuperação judicial.

E para deixar a informação mais atualizada, no último dia 26 de junho de 2023, sua última unidade foi despejada. Isso mesmo, a Cultura teve o despejamento decretado e levou consigo uma história de 75 anos.

Afinal, falamos de uma das maiores e mais importantes redes de livrarias brasileiras. Eu achei que seria justo colocar a Cultura na lista, mesmo com tantas dificuldades e incertezas quanto ao seu futuro.

INFORMAÇÃO EXCLUSIVA: até a última atualização do conteúdo, a única loja da cultura em funcionamento, era a sua livraria café. Ela funciona a par da livraria principal que fica no Conjunto Nacional em São Paulo!

4. Livraria Curitiba

Com livrarias como Saraiva e Cultura fora do caminho, a Livraria Curitiba ganha ainda mais relevância no mercado. Fundada em 1965, na cidade de Curitiba, Paraná, o grupo atua em diversas regiões, como São Paulo e Santa Catarina.

A meu ver, uma das estratégias certeiras para a sua manutenção no mercado, foi a sua ágil adequação. Me refiro ao novo formato de atuação, com presença no comércio eletrônico e uma gama de produtos que atende até papelaria.

Inclusive, assim como a Leitura, a Livraria Curitiba é responsável por sediar eventos, como palestras, sessão de autógrafos e lançamentos. Certamente ela está entre as livrarias físicas mais famosas do Brasil.

  • Site: www.livrariascuritiba.com.br
  • Shopping Curitiba: Rua Brigadeiro Franco, 2300 – Batel, Curitiba

5. Livraria da Vila

maiores livrarias do Brasil

Você gosta de ambientes rústicos e de uma pegada mais despojada? Então, a Livraria da Vila vai chamar sua atenção e suprir as preferências. Seu nome faz menção ao bairro Vila Madalena, em São Paulo, pois é o berço da sua fundação.

Fundada em 1985, hoje em dia a empresa atua com solidez nos estados de São Paulo e Paraná. Contudo, você também pode conhecer a livraria por meio do seu completo e-commerce, com produtos geek, brinquedos, jogos, papelaria e importados.

  • Site: www.livrariadavila.com.br
  • Shopping Pátio Higienópolis: Avenida Higienópolis, 618 – São Paulo

Veja outras 3 livrarias menores e localmente relevantes

Até aqui você viu apenas as maiores livrarias do Brasil, umas enfrentam grandes problemas financeiros, como Saraiva e Cultura. Enquanto isso, as concorrentes procuram brechas para alavancar as suas vendas, concorda?

Todavia, costumo pensar que, mesmo que uma livraria seja pequena e ligeiramente sem tanta relevância no aspecto nacional, todas importam. Na verdade, até pequenos sebos de livros têm relevância, pois compartilham conhecimento e história.

Então, eu não poderia deixar de fora algumas livrarias que não representam as maiores redes, mas são imprescindíveis localmente falando. Sabe aquela pequena livraria que você sabe que encontrará boas edições? Então, vamos lá:

  1. Livraria Tapera Taperá: pequena livraria na Avenida Paulista, você pode comprar e até emprestar livros. Sua atuação híbrida de livraria/biblioteca atrai muita gente: taperatapera.com.br.
  2. Livraria da Travessa: localizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio, a Livraria da Travessa chama atenção. De best-sellers a livros de nicho, é um belo ponto de parada: travessa.com.br.
  3. Livraria das Marés: para quem curte livros e passeios deslumbrantes, a Livraria das Marés é especial. Ela fica em Paraty, Rio de Janeiro, e tem acervo de mais de 7 mil livros: paraty.com.br/livraria-das-mares.

Aproveite as maiores livrarias do Brasil e renove sua estante de livros

Não posso dizer que as maiores livrarias do Brasil são também os mais assertivos fornecedores de livros. Porém, certamente você encontra basicamente tudo que precisa, em especial para momentos extraordinários de leitura.

Na lista de hoje, muita gente deve ter sentido falta da Livraria Fnac, você também? Bem, a Fnac é uma empresa multinacional francesa e tinha uma operação bem forte no Brasil. Só que ela encerrou suas atividades em 2018, o que é uma pena.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que as informações sirvam para demonstrar como precisamos valorizar nossas livrarias, né? Compartilhe com mais gente e até a próxima!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário