Montando uma empresa passo a passo

Muitas pessoas sonham que estão montando uma empresa mas no fim isso não sai do seu sonho e assim como publiquei no artigo: Como montar o próprio negócio, mas uma vez irei colocar algumas importantes informações para quem pretende montar uma empresa. Irei citar todo o processo básico para se criar uma empresa e trabalhar nela.

Montando uma empresa: Ideia inicial

Montar um negócio por acaso e sem um planejamento antecipado, é o mesmo que dar um empurrão a mais para a beirada de um rio que se chama fracasso. A pessoa só deve iniciar uma empresa quando tiver uma ideia consistente em mente e saber que é um negócio promissor, diferentemente do que vem acontecendo atualmente onde as pessoas pensam em montar um negócio só por dinheiro ou pensando em ser seu próprio patrão e se livrar do chefe chato, e com esses pensamentos acabam iniciando de forma equivocada o seu empreendimento.

O primeiro passo para se dar bem é definir a área de atuação e o tipo de negócio que pretende trabalhar, depois é só se dedicar e correr atras dos resultados.

Instalaçõesmontar um negócio

O local da empresa é um assunto importante a ser discutido. Quando publiquei o artigo Como escolher o ponto comercial, eu citei algumas dicas para escolher um local adequado ao negócio e é importante considerar o acesso fácil para os clientes, o acesso dos fornecedores, a facilidade do transporte do produto, a mão de obra, entre outros.

Se você pretende montar uma empresa bastante grande e que terá um fluxo maior de fornecedores operando ou mesmo de um espaço maior para se trabalhar, como uma fabrica, é bom escolher um local mais afastado do centro da cidade para facilitará a vida de muita gente.

Analise financeira

Antes de começar a montar sua empresa, deve-se avaliar qual será o investimento necessário para que essa obra comece a funcionar. Para estimar o capital envolvido, é preciso avaliar os investimentos para montar a empresa, o capital de giro, os custos fixos (aluguel, luz, água, salários), os custos variáveis (impostos), o faturamento e o lucro liquido.

Tendo essa analise financeira em mão, será mais fácil saber como será trabalhado e as necessidades que a empresa terá no seu inicio.

Busca do crédito

Se você não tem o dinheiro suficiente para iniciar os trabalhos na nova empresa, o ideal é buscar esse dinheiro em outras entidades especializadas no ramo. Para conseguir o capital necessário, é preciso com frequência obter recursos em uma instituição financeira. Bancos públicos e privados oferecem serviços e tipos de empréstimos dirigido aos diversos tamanhos de empresas, então faça uma pesquisa pelo local com os juros mais em conta e que se adéqua ao seu negócio para obter esse credito.

Registro da empresa

Recentemente eu publiquei o artigo Como registrar uma empresa comercial e que fala basicamente desse passos que irei citar agora:

  1. Tudo começa com o contrato social no qual se descreve o objetivo da empresa e sua composição, seus sócios e aparte de cada um.
  2. Com o contrato social e os documentos dos sócios, vai-se à junta comercial do estado para registrar a empresa.
  3. Então deve-se oficializar a empresa como contribuinte na receita federal
  4. Depois vai-se a prefeitura, para obter o alvará de funcionamento.
  5. Para o recolhimento dos impostos estaduais, deve-se fazer um cadastro na secretaria estadual da fazenda.
  6. É necessário, ainda, o registro na previdência social, para recolher as contribuições periódicas.
  7. Por fim, de volta a prefeitura, deve-se pedir autorização para a impressão de notas fiscais e a autenticação dos livros ficais.
  8. Agora a empresa já pode começar a operar, ou seja, comprar e vender.

Busca por fornecedores

Praticamente todas as empresas necessitam de fornecedores, mesmo que seja para entregar a matéria prima, e deve-se saber escolher os melhores para que a empresa tenha, eventualmente, um bom desempenho.

Não se deve ficar preso a um único fornecedor, sob o risco de grande dependência ou de desabastecimento. Bons fornecedores oferecem preço baixo, disponibilidade de produtos e entregas sem atraso ( o que evita a necessidade de ter um estoque).

montando uma empresa

Plano de marketing

Esse é o guia para avançar no mercado em que se quer atuar, permite estabelecer objetivos, metas e estratégias envolvendo os produtos, seus preços e sua distribuição.

Outro ponto-chave é a previsão de vendas. Os principais fatores a considerar são a demanda do mercado pelos produtos, a capacidade de produção e a disponibilidade de dinheiro.

Operação da empresa

Após esse longo processo descrito, a sua empresa estará apta a funcionar. Muitas pessoas irão dizer que é um processo simples e que dessa forma qualquer um pode montar uma empresa, mas o que muitos não sabem é que esse isso é a parte mais simples de tudo, o que é difícil é se manter vivo no mercado comercial. É muito grande o numero de pessoas que completam esse processo com muita eficiência, porém não conseguem levar seu negócio ao segundo passo e acabam fechando as portas muito rápido. Então, é importante saber que esse é só o primeiro passo de uma longa caminhada.

Como está sua empresa?

Espero que tenha gostado das dicas e ficarei muito feliz com a sua contribuição para o artigo. Deixe seu comentário ou conte suas experiencias e aproveite para compartilhar essas informações com mais pessoas através dos botões das redes sociais abaixo.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

    • Ruy diz

      Isaadora ser optante do EI é uma maneira de sair da informalidade e poder comercializar seus produtos com tranqüilidade e segurança, o que deve observar é se seu volume de vendas não é maior que o limite concedido pelo governo, em seu caso é bom ir até uma agencia do SEBRAE e obter estas informações; Em síntese vejo com bons olhos, pois legalidade trará dignidade já que não estará mais comercializando nada de maneira irregular, entre tanto alguns empresários desonestos tem usado o EI ou o MEI para escapar do passivo trabalhista de seus colaboradores desta forma não sendo obrigados a usar a CLT para garantir os direitos destes trabalhadores; Desta forma aconselho novamente a buscar conhecimento junto ao SEBRAE;
      Deus te abençoe, sucesso!

  1. diz

    Olá Isaadora

    Ser empresário individual hoje no Brasil é sem duvidas um bom negócio, até porque se tornou muito fácil se legalizar e a partir daí você poderá comprar suas mercadorias em seu nome, comercializa-las sem nenhum risco, pagar só 5% de INSS, poderá fazer empréstimos com baixos juros, terá a oportunidade de se aposentar e muitas outras vantagens.
    Com relação aos contras, acredito que a unica coisa que possa ser considerada como negativa seja a falta de preparação por parte de muitas pessoas que iniciam seus negócios e ter que ganhar pelo menos 36 mil por ano (algo que nem todos conseguem), mas se você quer trabalhar realmente e sabe que terá potencial para isso, ser um empresario individual é o melhor rumo a tomar.

    Um forte abraço e sucesso, obrigado por acompanhar nosso blog

      • william teixeira barreto diz

        valeu pela força, você esta influenciando muitos jovens a dar o primeiro paço espero que futuramente nos encontremos, e talvez nos tornaremos sócios.
        espero que atinja seus objetivos e tenha muito sucesso e mantenha o empreendedorismo sempre no foco e intuito de criar novas oportunidades.
        ass: william

        • diz

          Olá Willian

          Fico muito feliz que goste do nosso blog e também te desejo muito sucesso na sua carreira profissional. É muito bom receber comentários como o seu, isso só faz aumentar a minha vontade de continuar, sei que o empreendedorismo é uma área que tem muito a oferecer e que pode nos proporcionar um grande crescimento.

          Abraços e espero vê-lo mais vezes por aqui

  2. Gredson diz

    Eu acho que ficou muito vago a questão.dos fornecedores. Se por exemplo eu quero abrir uma loja que vende diversos produtos, aonde consigo fornecedores? Gostei do blog estou acompanhando por email, se possível escreva uma postagem recomendando outros sites que fale sobre montar um negócio, obrigado.

    • diz

      Olá Gredson
      Fico muito feliz que tenha gostado do blog e com relação a procura por fornecedores, saiba que isso não é algo a ser recomendado porque requer uma pesquisa de mercado.
      Se você quer encontrar fornecedores para sua empresa, então terá que pesquisar nos mais variados lugares, seja na internet, em feiras ou mesmo junto a seus concorrentes. Só dessa forma é possível encontrar os fornecedores ideais para seu negócio.
      Em breve estarei publicando aqui um artigo falando sobre essas opções.

      Agradeço pelo seu comentário.
      Um forte abraço

  3. Cláudio diz

    Amigo gostaria de saber se investir na produção e venda de fraldas, ainda é um bom negocio, pois um amigo me disse que não vale a pena porque as fraldas de marca baixaram os preços.

    • diz

      Olá Claudio
      Eu também acredito que seja difícil bater de frente com a concorrência nesse ramo, principalmente pelo tamanho e dessas empresas e por elas terem dominado boa parte do publico alvo.
      Talvez, investir apenas em uma região possa ser uma boa opção, mas mesmo assim se torna difícil pois os custos de produção, muitas vezes, não oferece nenhuma opção para se obter lucro.

      Obrigado pelo seu comentário

      • Cláudio diz

        Obrigado pela informação, e parabéns pelo site.
        Gostaria tb de saber se é uma boa investir em uma máquina de transfer para camisas, canecas, chinelos, pratos e outros brindes. Vc pode me orientar em um negocio com pouco investimento. fico grato desde já.

        • diz

          Olá Cláudio
          Essa talvez seja uma opção um pouco melhor, porque esse é um tipo de serviço bastante procurado no mercado e muitas vezes por outras empresas que não possuem esse maquinário.
          Eu acho que seja sim um bom negócio, pois você poderá prestar serviços para outras pessoas e trabalhar com seus próprios produtos, mas é preciso fazer uma avaliação do seu investimento inicial, fazer uma pesquisa para ver se terá clientes e procurar as informações certas.
          Eu não sou a melhor pessoa para lhe dizer o que fazer passo a passo, mas recomendo que procure o posto do Sebrae na sua cidade, porque eles conhecem melhor a sua região e poderão lhe auxiliar no processo de montagem e funcionamento do seu negócio.

          Eu fico muito feliz que você esteja dando um passo rumo ao seu primeiro negócio e lhe desejo muito sucesso.
          Obrigado pela sua participação aqui no blog.

  4. Cláudio diz

    Olá José, comprei a máquina para sublimação de camisas, canecas, chinelos e etc. Estou começando com pequenos pedidos, pretendo divuolgar melhor meus produtos, poderia me dar umas idéias.
    Futuramente pretendo comprar da china, vc sabe se vale a pena comprar matéria prima de lá, como papel sublimático, caneca, camisas e outros produtos ?
    Abç e vlw pela força.

    • diz

      Olá Cláudio, a compra de produtos da China é uma realidade que está cada dia mais presente na vida dos brasileiros e se você conseguir encontrar bons fornecedores, que possam lhe oferecer uma grande variedade de produtos e por um preço acessível, eu recomendo que compre.
      Acho que o seu negócio tem tudo para dar certo, porém é preciso um pouco de estudo, assim como eu sempre recomendo o curso como importar da china.

  5. Elisangela diz

    Parabéns pelo site estou abrindo minha pequena empresa e estava com muitas duvidas vc me ajudou aesclarecer varios portos estou agora até mas aliviada ,continue informando.

    Grata
    Elisangela

    • diz

      Olá Elisangela
      Eu agradeço muito pela sua participação e fico feliz que tenha gostado das minhas dicas aqui.
      Espero que continue acompanhando os próximos artigo e lhe desejo muito sucesso no seu novo negócio.

      Abraço

  6. Elisangela diz

    Tento entrar como comprar poduto direto da china e não consigo tem como vc me mandar este trecho pelo meu email meu computador não entra trava e não consigo ler estas informações

    Grata

  7. Dimas diz

    ola Jose boa tarde , eu venho frenquentando seu site e gostei muito das suas dicas , gostaria que me ajudasse com dicas de como montar uma loja de calçados, e informações sobre o ramo . obrigado

    • diz

      Olá Dimas
      Irei tentar mencionar o seu assunto em um novo artigo aqui no blog em breve. Irei colocar a minha opinião e alguns detalhes a mais.
      Fico muito feliz que você esteja acompanhando o site frequentemente.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>