Como montar uma empresa de consultoria

Veja como montar uma empresa de consultoria!

Muitas pessoas pensam que não sabem nada. “Eu sou burra.”. Frase bastante comum utilizada por homens e mulheres pessimistas, que não têm autoconfiança e não enxergam valores em si próprios.  No entanto, todos nós somos bons em algo. Não importa se seja mágica, monetização de blogs, finanças pessoais ou cozinhar! Precisamos, apenas, encontrar aquilo que amamos e que nos tornam únicos. Aqueles que encontram, seja por sorte ou persistência, sempre conseguem se dar bem na vida, percebe?

E quando uma pessoa realmente é boa em algo, ela acaba abrindo uma consultoria. Você sabe como montar uma empresa de consultoria? Alias, sabe o que é uma? Como o próprio nome diz, ela trabalha prestando auxílio às pessoas. Todas que apresentam dificuldade para algo podem ser rapidamente socorridas por aqueles que entendem, e muito, sobre determinado assunto, os chamados “consultores”. Eles ganham bastante dinheiro, atualmente!

Como montar uma empresa de consultoria em 5 passos

O caminho é simples, mas não é fácil. Uma empresa de consultoria não tem produto algum, portanto não tem dificuldade com logística, órgãos de qualidade e segurança, e assim por diante. No entanto, para vender serviços, é necessário ser muito bom no que faz, especialmente em consultoria.

Os bons consultores cobram caro, pois sabem que eles podem auxiliar bastante o cliente! Mas com tantos por aí, você precisa se destacar de alguma forma, não é mesmo? Então, veja como montar uma empresa de consultoria e dê mais um passo rumo a um empreendimento de sucesso trabalhando por conta própria.

Leia também: Prestar serviços pela internet

como montar uma empresa de consultoria

1 – Torne-se Expert no assunto

Na verdade, este é o primeiro passo e o mais fundamental de todos. Caso você não seja um dos melhores na sua área, nem vale a pena abrir uma empresa de consultoria, concorda? E não pense que para isso você precisa fazer faculdade ou qualquer coisa do tipo. Um consultor deve ter conhecimento e saber provar tudo o que sabe. Então, se você é autodidata e se garante em um teste difícil, não tenha medo; vá fundo!

Naturalmente existem coisas simples que poucas pessoas sabem fazer, mas que não necessitam de cursos ou faculdade para poder ensinar como se faz. O que você realmente precisa é de um bom conhecimento na área e não importa de onde você conseguiu, o importante é que você é bom naquilo e pode ensinar.

2 – Cerque-se de profissionais tão inteligentes quanto você

No livro “Pai Rico, Pai Pobre”, o autor escreve um capítulo dizendo que uma das personagens contratava funcionários tão inteligentes quanto ela própria ou até mais inteligentes. A lógica é simples: ter pessoas com bastante conhecimento a sua volta gera mais conhecimento para o seu negócio. Não tenha orgulho infantil em querer ser a mente mais geniosa da empresa. Humildade é tudo para o seu projeto decolar! Realize boas contratações e não tenha medo de pagar o quanto eles realmente valem, pois o retorno também será tão alto quanto.

Lembre-se sempre que é o nome e o sucesso da sua empresa de consultoria que está em jogo, portanto, quanto mais qualidade poder agregar ao seus serviços, melhores serão os resultados. Então foque bastante nesse conceito e dê o melhor para sua clientela.

empresa de consultoria

3 – Ofereça meios de contato e interação fáceis

Um consultor precisa estar sempre à disposição de seus clientes. Além disso, para conseguir novos fregueses, é importante que a sua acessibilidade seja facilitada. Ter a caixa de e-mail aberta 24 por dia, atualmente, é fundamental. E isso é fácil: basta ter um celular com acesso à internet.

Deixe sempre à mostra o seu número de celular ou do escritório, ou de ambos, pois assim eles sempre poderão te encontrar. Esteja sempre pronto para atender as pessoas! Com esse simples ato, você se mostrará um profissional preocupado com seus clientes e que está sempre disposto ajudar na solução de um pequeno problema.

4 – Faça planejamento de curto, médio e longo prazo

Há muitas dúvidas em como montar uma empresa de consultoria, mas poucos são os que planejam para daqui a 3 anos ou mais, por exemplo. O início é difícil, mas manter o foco e projetar lucros e ganhos para o futuro é essencial! Planeje-se pensando no curto prazo (dinheiro para pagar as contas), médio prazo (para as contas e reinvestimento na empresa) e longo prazo (expansão da consultoria). Este é um mix perfeito!

Lembre-se sempre que a empresa não é só agora, pois os melhores resultados só aparecerão a longo prazo, então trabalhe para isso, planeje e faça de tudo para conseguir manter sua nova empresa na linha de crescimento.

5 – Não deixe a ganância dominá-lo!

Por fim, fica o recado: não estipule preços mais altos do que deveria, não faça trabalhos “nas coxas” para ter mais clientes e lucrar mais… A ganância vai sucumbir o seu negócio.

Um negócio deve ter uma base sólida para crescer cada dia mais! Então espero que tenha gostado das dicas, que tenha entendi pelo menos o básico sobre como montar uma empresa de consultoria e aproveite também para continuar lendo nossos próximos artigos.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>