Venda de eucalipto: Veja como vender e quem compra a madeira

Publicado por Jéssica Trabuco em 27 de novembro de 2023

Para começar a venda de eucalipto é preciso primeiro pensar no tipo de cliente que quer para planejar sua atividade da melhor maneira possível. Lembrando que você não precisa necessariamente plantar a árvore, pode simplesmente servir de intermediário entre produtores e compradores.

Existem muitas indústrias que usam a planta como matéria prima de várias coisas, então dá para atender muitos setores, não só o de produção de papel, como até o de produtos de limpeza.

Fica comigo até o final que vou te dar dicas que vão te ajudar com esse negócio.

Como começar a sua venda de eucalipto


Venda de eucalipto

Tem gente que acha que é só começar a plantar que surgirão os clientes e o dinheiro, mas não é assim que a coisa toda funciona. Você precisa pensar no negócio como um todo e não pode deixar de lado alguns pontos importantes, financeiros e estratégicos.

Como eu quero te ajudar, eu trouxe eles separados em tópicos para você dar uma olhada. Só não se esqueça que ainda mais importante do que ter acesso a esse conteúdo é colocá-lo em prática.

Observe:

1. Defina o seu público alvo antes de começar a plantação

O mercado de venda de eucalipto é enorme e tem vários caminhos para trilhar. A questão é que antes de começar a sua plantação a torto e a direita você já deve ter definido para quais segmentos vai oferecer seu produto.

Isso vai permitir que use a tecnologia ao seu favor e tenha uma produção mais efetiva para aquela finalidade.

Por isso, analise e estude a sua região – ou as regiões próximas. Em qual segmento você acha que tem maior potencial? É nele que você tem que apostar.

Sabendo as características do produto e a demanda necessária, vai ser mais fácil se organizar para atendê-la.

2. Nunca fique só com um cliente

Nenhum negócio pode se firmar efetivamente em cima de um único ativo! Não dá para colocar todo o seu projeto baseado em um cliente, não é assim que a coisa funciona.

Mesmo que seja um cliente com grande pedido, não se acomode, esteja sempre atrás de outros.

O ideal é que você tenha um bom leque, até porque situações acontecem, imprevistos existem e você não pode deixar que a sua firma caia em falência caso um deles não tenha como fazer aquela compra daquele mês ou período.

3. Veja quem compra a madeira na sua região

Existem várias empresas que compram eucalipto, como serrarias, madeireiras além de, como falei no início do texto, muitas indústrias que utilizam o produto como matéria-prima.

Entre as que podem ter interesse na compra estão as que são especialistas em fazer:

  • Papéis;
  • Produtos de limpeza;
  • Alimentícios;
  • Perfumes e remédios;
  • Tábuas;
  • Ripas;
  • Vigas e postes.

4. Leve em conta custos de transporte e corte na hora de repassar o valor para o seu cliente

onde vender eucalipto

Isso aqui está mais atrelado às questões financeiras do seu negócio e é fundamental que você pense nisso muito antes de começar a venda de eucalipto. Não adianta calcular valores sem pensar em todos os custos que você terá.

Por mais que o cliente queira a árvore toda na sua mão, ele espera que você o entregue no local desejado e não que ele terá que resolver essa questão.

Por isso, coloque tudo na ponta do lápis, analise esses custos e agregue no valor do produto como um todo. Assim você vai dar o serviço que o cliente quer e não terá prejuízo e nem cobrará um preço fora do mercado.

5. Faça um contrato

É muito importante que depois da negociação de preço e da resolução sobre a quantidade de árvores e o prazo de entrega, você coloque tudo no papel com todas as informações bem claras para as duas partes.

Isso dá segurança para você e para o comprador, evita dor de cabeça e qualquer outra situação complicada.

6. Divulgue o seu negócio

Não adianta ter as melhores árvores e um sistema de entrega eficiente, se as pessoas não souberem da sua existência, por isso invista pesado na divulgação do seu negócio.

Como estamos falando de um empreendimento bem específico, procure os meios que falam com o seu público alvo. Podem ser eventos, congressos, revistas rurais, programas específicos de rádio ou televisão…

Além disso, é claro, você precisa estar bem posicionado na internet. Tenha um site, crie contas nas principais redes sociais e fale com influenciadores que se comunicam com o seu público.

Uma coisa que vai ajudar muito é a divulgação de depoimentos reais de pessoas que já compraram eucalipto na sua mão e indicam seu serviço. Peça que seus clientes façam isso por você… Tenho certeza que irão atendê-lo.

Se levar essa parte à sério, conseguirá aumentar consideravelmente o alcance da sua marca e conquistar cada vez mais vendas.

7. Dica de ouro: Você não precisa plantar para vender eucalipto

Nem todo mundo que quer iniciar no mundo do eucalipto precisa, necessariamente, ter uma plantação. Uma boa alternativa é servir de intermediário entre produtores e compradores e ganhar a sua comissão com isso.

Nesse caso a sua atenção e cuidado precisam ser redobrados! Primeiro encontre parceiros que tenham qualidade no produto e no serviço para dar o melhor ao seu cliente; depois encontre clientes que sejam bons pagadores.

Se você investir nesse tipo de trabalho, tem a chance de ganhar um bom dinheiro e não terá nem o investimento e nem a dor de cabeça que um produtor normalmente tem. É claro que o ganho é “limitado”, mas para começar eu acredito que já é muito bom.

Por que investir no plantio de eucalipto é um bom negócio?


Um ponto bastante crucial que torna o negócio de eucalipto bastante interessante, é que essa é uma árvore de plantio, crescimento e vendagem possíveis durante o ano todo – sim, ela é propícia para todas as épocas.

Ele suporta bem todos os tipos de clima e tem uma ótima taxa de crescimento.

Outro bom motivo é que, ao investir no plantio do eucalipto, você estará também minimizando o desmatamento desenfreado das matas nativas.

Ainda há as questões de que essa árvore não é propícia a pragas, e você investirá pouco ou nada em agrotóxicos e outros produtos que, certamente, precisaria no caso do plantio de vegetais e frutas para o ramo da alimentação.

Em outras palavras, se você está buscando investir em um negócio rural mas não tem certeza de para qual lado avançar, o eucalipto pode ser o que procura. Até porque é um produto bastante procurado e muito lucrativo, com um baixo investimento inicial.

Você quer usar sua propriedade rural – ou adquirir uma – para gerar uma boa renda? Invista na venda de eucaliptos!

Tome sua decisão!


Agora que você tem uma noção melhor de como começar um negócio de eucalipto e até para quem vender a madeira, pense direitinho se esse é realmente o caminho que pretende seguir.

Aproveite esse momento para analisar como está o mercado da sua região, quem são os concorrentes e como é a procura por ele.

Espero que meu texto tenha te ajudado, viu? Obrigada pela companhia e até a próxima!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

5 comentários

  • Aparecida Barreto

    Tenho uma área aproximada de 8 mil metrôs quadrados , plantado eucalipto já a 10 anos . Qual preço posso vender ?

  • Henrique Higidio braga

    Quero vender minha plantação
    De eucalipto já tem 7 anos
    Que plantei 40
    Hectares

  • Antes de começar um plantio, precisa definir qual especie e qual a finalidade, mais como procurar mercado para minha madeira, estou com muita dificuldade pois, não estou sabendo procurar, minha intenção era fazer um plantio destinado a produção de celulose (papel), nao estou conseguindo encontrar potencial comprador.

  • Olá meu amigo mas essa parte não faz o menor sentido ” Outro bom motivo é que, ao investir no plantio do eucalipto, você estará também minimizado o desmatamento desenfreado das matas nativas. ”
    Esta monocultura só contribui para a visão devastadora da produção de qualquer coisa.
    Obrigada pelas dicas. Muito uteis.

  • Josué António Pereira

    Boa tarde ,como faço pra abrir uma usina de tratamento de eucalipto ,e quero mais informações sobre , exemplo:a que área de madeiras devo entrar já que quero abrir uma micro empresa?

Deixe o seu comentário