Trabalho com couro: Como produzir produtos para vender?

Publicado por José Neto em 22 de outubro de 2019

Você já ouviu falar em trabalho com couro? Esta é uma das profissões mais antigas do mundo! E hoje eu quero te contar um pouco sobre como você pode ganhar dinheiro com isso, montando seus próprios produtos e usando a criatividade como uma das matérias primas.

No entanto, eu gostaria de te apresentar alguns pontos relacionados ao que o couro representa para a humanidade. Talvez você até ache estranho, mas o contexto é importantíssimo para que você consiga prosperar. Afinal, eu sei muito bem o quanto um trabalho manual de qualidade tem valor no mercado!

Eu quero que você descubra se esta pode ser uma alternativa para você adotar como método de ganhar uma renda extra ou até mesmo como um hobby. Pois é preciso levar em consideração alguns aspectos antes mesmo de começar. Para isso, me acompanhe abaixo!

Vamos lá?

Trabalho com couro – Como funciona?


Dicas de trabalho com couro

O trabalho com couro é uma das profissões mais antigas do mundo, conforme eu já havia comentado anteriormente. Entretanto, ela nunca “sai de moda”. Por um simples motivo: as pessoas gostam. Além de gostarem, os produtos produzidos a partir deste material tem condições duradouras muito maiores do que qualquer outro. E isto é uma vantagem competitiva enorme.

Para começo de conversa, precisamos entender as motivações para este tipo de trabalho. Talvez você até pense que o couro é um artigo de moda criado pelas empresas de roupa recentemente, assim como eu pensava. Mas na verdade, não é. O trabalho com couro surgiu há muitos anos atrás, ainda na idade da pedra.

Esta era uma das alternativas mais viáveis para, então, a humanidade que estava se desenvolvendo, sobreviver em meio aos perigos da vida. Além de servirem de roupas, o couro também era utilizado para proteções da chuva e conservação de alimentos. Legal, não é mesmo?

E é justamente a partir deste contexto que eu e você podemos concluir: o couro sempre será útil. É claro que hoje em dia existem formas mais industrializadas que podem substituir o material. Mas o charme de um trabalho manual nunca é descartado e tem muito valor.

Mas, será que esta seria uma profissão para você? Me acompanhe no próximo tópico!

Por que trabalhar com couro?


Agora que eu já pude te explicar um pouco sobre o contexto histórico do couro, talvez você já tenha entendido que esta arte milenar tem muito valor, não é mesmo?

E isso por si só já seria uma ótima resposta para a pergunta do título deste tópico. Entretanto, eu gostaria de ir além. Eu quero te mostrar um pouco mais sobre o que dá para fazer com o couro.

Entre outras peças, você poderá produzir:

  • Roupas;
  • Calçados;
  • Chapéus;
  • Bolsas;
  • Mochilas;
  • Artigos de presente e souvenires;
  • Bonés;
  • Carteiras;
  • Pochetes;
  • Cintos personalizados e exclusivos;
  • Malas;
  • Chinelos;
  • Coturnos;
  • Inspirações da sua criatividade.

Estes são apenas alguns dos produtos que o trabalho com couro pode proporcionar para você. E eu mencionei por último “inspirações da sua criatividade” justamente para poder dizer: a gama de itens pode ser ainda maior! Você poderá desenvolver o que você achar mais interessante para seus potenciais clientes.

E talvez neste momento, você esteja se perguntando como fazer tudo isso. É o que eu vou te contar no próximo tópico. Me acompanhe para saber tudo.

Aprenda técnicas e faça bons cursos para aprender ou melhorar sua performance


Eu não sei você, mas eu considero que uma das melhores formas de aprender qualquer coisa é, sem dúvida nenhuma, praticando. No entanto, nem sempre isso é possível, pois muitas vezes nem sabemos por onde começar, não é mesmo? E é por isso que recomendo que você comece seus trabalhos com couro com alguém que já sabe mais do que você.

Antes mesmo de começar, busque aprender. Faça um curso prático para iniciar suas atividades ou, mesmo que você já entenda do assunto, estude para aprimorar e melhorar sua performance. Afinal, conhecimento nunca é demais!

Em um treinamento especializado, você poderá treinar e aprender o básico para desenvolver seus próprios produtos em um tempo menor do que se você resolvesse fazer tudo sozinho. E depois, amigo, basta encontrar seus clientes. Afinal, este é um nicho muito específico e quem gosta de couro, não deixará e comprar produtos bonitos, exclusivos e com algum diferencial.

E já que falei de diferencial, aqui vai mais uma dica: aposte neste quesito! O diferencial fará com que um produto exclusivo (couro) torne-se ainda mais valioso. Aprenda alguma técnica milenar, algum recorte específico ou mesmo utilize um couro melhor ou mais valoroso. Tudo isso engrandecerá o seu trabalho e, consequentemente, o sucesso aparecerá.

Trabalhar com couro

Ferramentas básicas para seus primeiros produtos


O trabalho com couro requer alguns itens específicos. Um deles, é aprender técnicas e conceitos em cursos práticos, conforme eu já havia mencionado anteriormente. Por outro lado, é também importante que você tenha os equipamentos certos!

E aqui, muita coisa pode ser relativa. Cada trabalho irá requerer um tipo específico de equipamento. E com o tempo, você vai acabar descobrindo isso.

No entanto, eu preparei uma lista básica com ferramentas para trabalhar com couro que você pode adquirir no início. Veja:

  • Um riscador ou groover;
  • Um dedal;
  • Linha encerada de diversas cores neutras;
  • Tesoura para couro;
  • Marcadores carretilha de 2mm e 4mm;
  • Um furador de cabeça reta;
  • Agulhas de aço;
  • Quadrado de cera plana;
  • Um furador vazado;
  • Furadores e marcadores;
  • Furadores de aço;

Além de tudo isso, você vai precisar também ter o contato com fornecedores de couro natural para produzir seus produtos. Então dedique um tempo pesquisando por empresas que fornecem couro do tipo.

Como ganhar dinheiro com couro


Você já conseguiu entender a base para um bom trabalho com couro, não é mesmo? Mas, como você poderia ganhar dinheiro de fato com isso? Eu pensei em algumas alternativas para você. Veja abaixo:

  1. Fabricar produtos para vender em feiras da sua cidade;
  2. Criar uma marca exclusiva de produtos artesanais para vender em lojas específicas;
  3. Trabalhar sob encomenda para pessoas com interesse em produtos assim;
  4. Se você já souber tudo e mais um pouco sobre o assunto, ensine as pessoas com workshops ou cursos;

E estas são apenas algumas possibilidades. Você poderá criar muito mais, de acordo com a sua realidade e com a sua vivência. Espero que você consiga colher bons frutos deste trabalho. Eu te desejo sucesso desde já!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

4 comentários

  • Conceicao goncalves

    Trabalho com couro a mais de 25anos e estou aprendendo com vcs muitas técnicas maravilhosas

  • Eu trabalhei com couro na adolescência confeccionando bolsas e chinelos e depois fui funcionário público.Agora, nos meus 65 anos, renasceu a vontade de trabalhar com couro. Vamos ver o que dá esse recomeço!

  • Elizabeth Aparecida Bueno da Silva

    Nossa, quantas coisas interessantes, sou artesã, trabalho com crochê, trico, EVA, e petwork, mas conhecer outros tipos de materiais, outras técnicas me agrega muito .

  • Leonardo Porto

    Eu adorei este texto. Eu trabalho com couro há mais de 2 anos. Meu instagram é @coriubrazil. Espero que muitas pessoas invistam neste ramos para não deixar esta bela Arte morrer.

Deixe o seu comentário