Se você quer trabalhar com fotografia, mas não faz ideia do que é preciso resolver para começar, esse artigo vai te ajudar muito! Eu separei aqui algumas dicas prática se fáceis que vão te ajudar a trabalhar ainda hoje.
Normalmente, se começa como um hobby, pois a fotografia pode ser até mesmo uma atividade terapêutica. Mas logo se enxerga que há um amplo mercado por trás desse lazer: uma chance de transformá-lo em profissão.
O mercado está cada vez mais propício para quem quer se tornar fotógrafo pois existem várias empresas – e não param de surgir novas – que fazem uso dos seus serviços, o que significa uma alta demanda por eles e, consequentemente, torna esse um negócio bastante lucrativo.
Fotografia é uma profissão já estabelecida no mercado há muito tempo, o que a torna uma profissão já bastante tradicional – em todo o mundo! E não é à toa, pois não existe uma pessoa que não se encante com os trabalhos desses profissionais, não é verdade?
Quando pensamos em trabalhar com fotografia, nossa primeira grande dúvida é como começar, como ingressar nessa área como um profissional. Se essa é também a sua dificuldade no momento, me acompanhe neste artigo, pois é justamente sobre isso que vim falar aqui hoje!
Então, todos e todas amantes dessa arte que é a fotografia, embarquem comigo para os próximos tópicos!
Como trabalhar com fotografia: Invista no seu conhecimento profissional!
Se você quer ganhar dinheiro com fotografia, é indispensável que você invista em capacitação – sim, conhecimento específico, voltado para a área em que você irá atuar.
Mesmo com toda intuição do mundo, ou até mesmo tendo “dom”, para fotografar, existem técnicas que precisam ser aprendidas, assim como conhecimentos que são essenciais sobre os equipamentos a serem utilizados (e eles são muitos) – mesmo que você não vá, não precise ou não queira utilizar nem metade deles.
Só para que você compreenda melhor a necessidade de um investimento no seu conhecimento profissional, vou separar alguns motivos decisivos em dois pontos importantes:
Leia também: Como montar um negócio de fotografia de animais
#1 – Conhecer bem os equipamentos que envolvem a fotografia
Sobre os equipamentos: na hora de um encontro com um cliente, você precisa entender o que ele está falando e, como um profissional da área, não soa nada “profissional” não conhecer os termos e funcionamentos dos equipamentos que ele pode acabar mencionando.
Lembrando que eu nem estou falando de montar um estúdio fotográfico, estou falando do trabalho autônomo inicial mesmo!
Além disso, você pode até não utilizar os equipamentos sobre os quais irá aprender agora, mas poderá (o que é provável de acontecer, inclusive) precisar deles em algum momento.
Nesse caso, se você não tem conhecimento deles, você provavelmente ficará perdido, sem saber nem mesmo do que que você precisa usar para essa fotografia específica.
Lembre-se: você estará trabalhando com fotografia, e não mais fazendo isso por lazer, o que implica em precisar atender as necessidades dos seus clientes. Esse conhecimento vai permitir que você tenha os melhores resultados.
#2 – Aprender técnicas e ângulos: a visão de fotógrafo sobre o espaço
Quanto a aprender sobre a fotografia em si: intuição e dom ajudam muito para você que gosta de fotografar por lazer ou até mesmo para parentes e amigos, às vezes.
Porém, quando falamos de mercado, ou seja, de trabalhar com fotografia mesmo, há algumas exigências específicas, ângulos e técnicas próprias para os tipos de fotografia solicitadas pelos clientes – ainda mais se forem fotos destinadas à publicidade (o que é cerca de 80% do mercado fotográfico atual).
Por fim, não posso deixar de mencionar que essas técnicas irão te ensinar – ou aprimorar – sua capacidade de extrair o melhor de cada imagem, sejam elas pessoas, natureza, insetos, objetos e por aí vai (a lista é grande).
#3 – Diminua a concorrência
Assim como você, muitas pessoas que amam fotografar estão tentando ganhar dinheiro e até fazer carreira nessa área. Ter qualificação se torna um grande diferencial na hora de um cliente escolher o fotógrafo.
A concorrência é razoavelmente ampla, por isso – além de todos os outros motivos que falei acima – é tão importante que você invista em capacitação pessoal.
Embora seja imprescindível que você busque conhecimento na área, isso não deve te assustar nesse momento inicial, pois muitos desses cursos você consegue fazer até mesmo online.
Coisa importante: Monte um portfólio!
Para começar a ingressar nessa área da fotografia profissional, você precisará mostrar aos seus clientes seu potencial, bem como seu estilo de trabalho – seu estilo de fotografia.
Também como forma de atrair ou ganhar clientes, você precisará apresentar um portfólio. Apresentar seus trabalhos.
Uma plataforma muito utilizada hoje em dia para esse tipo de trabalho é o Behance (www.behance.net), onde você pode se cadastrar e exibir seu trabalho gratuitamente.
Lembre-se: seu portfólio será seu novo currículo, então capriche e não coloque em exibição nada que não esteja profissional ou que esteja inacabado!
3 maneiras diferentes para começar a trabalhar como fotógrafo
Separei aqui para você, três caminhos e formas diferentes que você tem para começar o seu negócio com fotografia. Analise cada uma das opções e veja qual delas é a mais viável para você nesse momento.
Independente da que escolher, dê o seu melhor por ela! Só assim as coisas vão de fato começar a acontecer.
Observe abaixo as três formas de trabalhar com fotografia:
#1 – Trabalhe como fotógrafo freelancer
Chegando agora na questão de “onde vender o seu peixe”, vamos começar com a carreira freelancer.
O trabalho como freelancer é individual, você normalmente não terá e nem precisará de uma equipe, assim como será como um prestador de serviços autônomo – você será seu próprio chefe.
Uma das vantagens de trabalhar com fotografia como freelancer é que dessa forma você poderá prestar seus serviços de forma independente para várias pessoas, ao mesmo tempo.
Por ser iniciante, não vá com muita sede ao pote nem espere que chova clientes nesse primeiro momento. Vá com calma, se dedique bastante aos primeiros clientes que encontrar – sempre fazendo um pouquinho mais do que é pedido, para ganhar esses clientes.
#2 – Monte sua própria loja de fotografia
Uma alternativa bem diferente da anterior é montar uma loja de fotografia.
Nesse tipo de negócio, você precisará fazer todo um planejamento, assim como um investimento inicial e, certamente, também precisará regulamentar sua loja e adquirir um CNPJ.
Claro que isso também tem lados positivos, pois sendo uma empresa com CNPJ, você terá, já de início, uma certa credibilidade e já será visto, de cara, como um profissional do ramo.
#3 – Trabalhe vendendo suas fotos
Você poderá trabalhar vendendo fotos também como um freelancer.
A questão aqui é que você pode optar por, em vez de ser contratado como um fotógrafo que irá até os locais solicitados para tirar fotos para os seus clientes, vender suas próprias fotos, tiradas onde, quando e como você desejou. Em outras palavras, você não estará vendendo seus serviços de fotógrafo, e sim as suas fotos.
Há um leque de opções de onde vender suas fotos, como para jornais, revistas, sites, ou até mesmo para bancos de imagem, como os famosos iStock ou o Shutterstock.
Leia também: Como montar um estúdio de gravação
Comece a trabalhar com fotografia!
Como você pôde ver ao longo deste artigo, transformar esse hobby em trabalho e ganhar dinheiro com fotografia não só é possível, como há várias formas de fazer isso, e você pode optar pela que mais gostar e se sentir confortável trabalhando.
Vou me despedir de você desejando todo sucesso do mundo e te lembrando de que o mais importante para quem quer trabalhar com fotografia, antes de qualquer coisa, é a capacitação profissional!
Que seu próximo click desperte um flash na sua carreira!
Prezados,
Primeiramente obrigado pelas informações valiosas. Gosto muito de fotografia, com isso pretendo entrar com tudo e com os pés no chão no ramo de fotografia.
Att
VILSON LUCIANO
Oi Vilson!
Que maravilha saber que gostou das dicas.
Se essa é uma área que você gosta, então tem que investir mesmo e focar nela, porque tem tudo para dar muito certo.
Abraços!