A terceirização de mão de obra tem se tornado bem comum em pequenas e grandes empresas. Se você está interessado em terceirizar o seu trabalho ou contratar um, esse texto será ótimo para você, assim saberá como funciona e se vale a pena investir neste setor.
A terceirização de mão de obra funciona da seguinte forma: digamos que você tenha uma empresa e precise de um determinado serviço, como a demanda de limpeza, por exemplo.
Você pode contratar uma empresa que realize essas demandas, pagar pelo serviço ou organizar um pacote com trabalhos, fechando um acordo.
A terceirização não fideliza um emprego, você não tem o compromisso de pagar determinados tributos em relação aos contratados através da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), já que quem deverá fazer isso é a empresa terceirizada que oferece seus funcionários.
Caso o seu foco seja iniciar uma empresa de terceirização, vamos conversar melhor sobre o assunto. Meu objetivo hoje é te mostrar desde o que será necessário para abrir um negócio como esse e também tirar dúvidas como se há procura, como funciona e também se vale a pena investir.
– Se quiser, aqui eu tenho algumas ideias de prestação de serviço que podem te ajudar a criar sua empresa.
Não se preocupe, como qualquer outro investimento, você precisará de dedicação e se empenhar para ver o melhor da sua empresa acontecendo.
Como funciona a terceirização de mão de obra?
Agora, do ponto de vista de quem quer abrir uma empresa, é preciso deixar pontos um pouco mais detalhados. Primeiro que através do CNPJ você precisará ter alguns CNAE’s que permita exercer determinados serviços.
Além da parte burocrática, você precisará ter consigo profissionais dispostos a realizar demandas por semana ou até mesmo meses.
Uma empresa que disponibiliza terceirização de mão de obra pode ser contratada por outra empresa para realizar trabalhos mais prolongados ou serviços únicos, tudo irá depender da necessidade da mesma.
Existem empresas que terceirizam funcionários específicos como no exemplo que mostrei no início do texto. Você pode escolher os métodos de abordagem do seu empreendimento, ou oferecer de diversas formas a depender do pacote.
Em relação aos seus funcionários você poderá entrar em acordo para definir a forma de pagamento. Pode ser por meio de contrato através da CLT ou solicitar que o mesmo seja um Micro Empreendedor Individual (MEI) e assim você pagará por serviço prestado. Essa segunda opção tem se tornado muito comum, crescendo a quantidade de MEI’s na sociedade.
Há busca das empresas por trabalhos terceirizados?
Hoje em dia o que mais vemos são empresários que desejam diminuir os gastos que são realizados por conta de profissionais contratados através da CLT. Existem prós e contras, porém, a alternativa que muitos encontram é procurar empresas que disponibilizem o serviço temporário.
Primeiro porque a depender da demanda, talvez não seja tão válido contratar um profissional que fique na empresa à espera de algum serviço.
Contratar um terceirizado permite que o empresário não necessite investir em determinados compromissos burocráticos e permite ao profissional a liberdade de lucrar mais ao realizar serviços em mais empresas.
Então, respondendo a pergunta: Sim! Há procura de empresas por mão de obra terceirizada, porque existem benefícios que permitem um lucro maior para empresa e uma versatilidade para o funcionário.
Caso você possua uma empresa com uma equipe disponível para realizar os serviços, existem vantagens! Conforme vão surgindo empresas e demandas, o seu nome irá crescendo e você poderá investir mais na sua marca. Além disso, o lucro pode ser bom, se você colocar valores reais por serviço.
Você deve está pensando: “Ok, já entendi as vantagens da terceirização de mão de obra, mas quais são as opções que posso investir?”. Pensando nisso eu resolvi citar opções comuns e possam permitir um bom lucro.
Empreendimentos para terceirizar mão de obra: Quatro opções para você conhecer
Existem algumas empresas que passam a terceirizar os serviços, mas o que vale ser informado é que nem sempre é necessário ir até o estabelecimento do contratante para realizar as demandas.
Em alguns casos o trabalho pode ser feito pelos seus funcionários através do seu espaço físico ou por home office – o que permite uma flexibilidade incrível para o prestador de serviço.
Veja abaixo quatro opções de empreendimento que trabalham com terceirização de mão de obra:
#1 – Empresas de Publicidade e Propaganda
Existem alguns serviços prestados à empresas que são considerados como terceirização. Por exemplo, um negócio poderia ter entre os profissionais um designer ou uma social media, mas pode ser mais rentável contratar serviços por mês.
As empresas de Publicidade e Propaganda podem realizar demandas como produção de artes visuais, gestão de redes sociais, produção de conteúdo para web e também trabalhos offline, como produção de panfletos, cartões de visitas e presskits.
#2 – Agências de textos
Sua empresa precisa de publieditoriais, textos contínuos e sua equipe está muito ocupada? Existem agências de comunicação de disponibilizam esse tipo de serviço para permitir que você invista em uma produção mais especializada e também com a presença de profissionais que focaram apenas em demandas solicitadas.
#3 – Empresas de serviços gerais
Shoppings e grandes empresas normalmente contratam outros empreendimentos que oferecem serviços de limpeza para realizar as demandas.
Neste caso, os profissionais ficam fixos nos estabelecimentos, há a necessidade de aparição diária. Normalmente os profissionais são pagos pela empresa oficial e trabalham oito horas por dia.
#4 – “Faz tudo”
Esse é o termo mais comum quando se trata de profissionais que consertam desde um piso quebrado até uma resistência de chuveiro quebrada.
Esse tipo de empresa vem crescendo, já que em locais como condomínios há muitos condôminos necessitando de serviços como conserto, reparações e pinturas.
Empresas como essas facilitam as demandas e podem lucrar, já que em um condomínio há em média 120 apartamentos.
Vale a pena investir em uma empresa que vai terceirizar mão de obra?
Uma coisa que gostaria de mencionar é que a terceirização de mão de obra pode ser feita também através de uma pessoa apenas.
Se você é recém formado ou está sem emprego no momento, você pode investir em ser sua própria marca, fazer com que fortaleça e assim criar a sua empresa, já pensou nisso?
Espero que o texto de hoje possa ter lhe ajudado a ampliar sua visão em relação as demandas necessárias. Te aguardo no próximo texto, ok?
Até breve!
Deixe um comentário