Tamanho de docinhos para vender: Como padronizar?

Quando falamos na venda de doces, muitas vezes o problema não está na escolha da receita, mas sim descobrir qual o tamanho de docinhos para vender é ideal.

O boleamento de brigadeiros, beijinhos e outros doces exige atenção e prática, mas o segredo vai além disso. Porém, não se desanime, pois garanto que é simples e você vai tirar de letra.

Portanto, separei dicas incríveis que certamente vão alavancar as suas vendas, com produtos muito bem padronizados e lindos. Vamos lá!

Qual o melhor tamanho de docinhos para vender?

Por experiência própria posso dizer que já vi e experimentei doces de todos os tamanhos. De pequenas bolinhas a doces que mais pareciam uma coxinha de tão grande.

As principais coisas que você deve considerar são a experiência do cliente e a finalidade da compra dos doces. Por exemplo, em festa infantil o ideal são docinhos menores, redondinhos e com gosto de quero mais.

Já em padarias e outros estabelecimentos que compram doces para revender, o recomendado é fazer maior. Isso porque, o cliente final procura sobremesas maiores, mais vantajosas e de sabor único.

Tamanho ideal de docinhos para festa

Normalmente as pessoas procuram um fornecedor de docinhos visando comprar grandes quantidades. Não à toa, temos a comercialização dos centos de docinhos (100 unidades).

Logo, não padronizar tamanho e peso faz com que você cobre valores elevados ou arque com possíveis prejuízos. Afinal, não tem como vender um brigadeiro maior pelo mesmo preço de um menor, concorda? Dito isso, veja os tamanhos mais utilizados:

  • Forma n° 4: aqui os docinhos ficam com o peso de 10g, 12g a 15g, ideais para doces de festa.
  • Forma n° 4: apesar de ser o mesmo número de forma, a gramatura sobe para 25g, preenchendo bem a forminha.
  • Opção de forminha n° 3: já na forma 3, temos doces de 30g que são ideais para pedidos menores, como 50 e 25 unidades.

As forminhas aqui são as tradicionais de papel que encontramos em confeitarias e supermercados. Com isso, a partir da forminha você passa a entender melhor o tamanho, pois sabe que deve preencher seu espaço.

DICA EXTRA: conforme a “sofisticação” dos doces aumenta, a exemplo do camafeu ou algum doce com damasco, por exemplo, uma estratégia que valoriza seu produto é comprar forminhas decoradas, em formatos diferentes e específicos para doces finos!

Acertando no tamanho dos docinhos para diferentes empreendimentos

“Ah, mas dias atrás peguei um pedido para fornecer doces para uma padaria da cidade, qual o tamanho ideal?”. Bom, aqui não existe um tamanho certo. O ideal mesmo é fechar um tamanho com o cliente.

No entanto, você pode optar por brigadeiros de 50g, por exemplo, já que têm valor agregado. E isso pode ser facilmente incorporado pelo cliente na hora de precificar seu produto na revenda.

Tamanho dos docinhos para vender por unidade

tamanho de docinhos para vender

Essa dica é para pessoas que vendem brigadeiro por unidade, ou seja, vendem doces nas ruas. Nesse contexto, o mais certo é apostar na gramatura de 30g, utilizando a forma n° 3 ou 4.

Por conseguinte, é um tamanho razoável e favorece uma precificação mais justa, que instiga e atrai compradores. Como dica valiosa, capriche na embalagem com caixinha de doces ou forminhas personalizadas!

DICA EXTRA: qual deve ser o tamanho do brigadeiro gourmet?

Todo mundo começa a trabalhar a partir do brigadeiro gourmet, não é mesmo? E isso tem um motivo muito claro: sua alta demanda e precificação flexível.

Apesar disso, ainda é importante determinar um peso assertivo, assim você não sai perdendo e o cliente não paga além do justo:

  1. Brigadeiro gourmet simples: essa é aquela receita básica e seu peso deve ser de 30g.
  2. Brigadeiro gourmet recheado com Nutella: para haver um equilíbrio perfeito entre recheio e casca, aumente o peso para 35g a 40g.
  3. Opção de brigadeiro gourmet com leite condensado: esse recheio costuma ficar mais líquido, por isso, pode manter o peso de 30g.

Nesse sentido, podemos entender que o peso altera conforme você muda os ingredientes. A título de exemplo temos recheios e confeitos, por exemplo, que agregam peso e devem ser incorporados para a explosão de sabor ideal!

Como padronizar o tamanho profissional de docinhos para vender

Conhecer qual o peso dos doces é uma coisa, mas entender como padronizar na prática é um mundo diferente. E olha, o segredo da padronização está mais na forma como boleia do que no peso especificamente. Para isso você poderá precisar de:

  • 1 balança de cozinha.
  • 1 boleador pequeno.
  • Margarina ou manteiga.
  • Disposição para enrolar com paciência e cuidado.

A balança serve para ajustar o peso ideal dos doces. Então, umedeça as mãos com margarina, pegue uma quantidade de doce, enrole levemente e coloque sobre a balança. Assim que acertar o peso, faça bolinhas e siga o processo até finalizar os doces.

Por outro lado, se você tiver um boleador sua vida fica mais simples. Isso porque o boleador se parece com um pegador de sorvete, mas menor.

A grande diferença é que a bolinha sai praticamente pronta, ou seja, não é necessário enrolar mais à mão. Tudo que precisa fazer é passar no confeito, ajustar o formato e colocar nas forminhas.

Claro, para eliminar qualquer erro na pesagem, é só utilizar a balança antes.

“Ah, mas não tenho o bendito boleador, como fazer?”. Simples, pegue uma porção, pese, umedeça as mãos e vá fazendo movimentos circulares com o doce no centro da palma da mão até ficar com aspecto esférico beirando a perfeição!

De toda forma, vou deixar um vídeo abaixo ensinando como fazer sem boleador, afinal nem todos têm isso em casa:

Tudo só depende de você agora!

Muita gente acha que padronizar o tamanho de docinhos para vender é perca de tempo. Contudo, posso garantir que esse cuidado é bem visto pelo cliente, especialmente quando a encomenda é para atender uma festa, por exemplo.

Portanto, tenha isso como um direcionamento que leva você mais próximo do sucesso. Agora você tem tudo que precisa para começar a fazer seus doces, não espere mais para se consolidar no mercado, boa sorte e ótimas vendas!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para ajudar o negócio de mais pessoas. Até a próxima!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário