Quando alguém pergunta se Shoptime e Americanas são do mesmo dono você fica com a pulga atrás da orelha? Afinal, você sabe a verdade por trás destas empresas?
Confesso a você que procuro sempre entender o mercado digital das grandes empresas, mas as mudanças acontecem rápido demais. Quando você acha que uma empresa pertence à outra, na verdade ambas são concorrentes diretas, é uma loucura.
Pensando nisso, saí em busca de informações fresquinhas que compartilho agora com você. Acompanhe a leitura e aprenda a ler melhor as mudanças do mercado!
O rumor de que Shoptime e Americanas são do mesmo dono é verdadeiro?
Após indagar se tem lojas Americanas nos EUA, a segunda maior dúvida é a relação com outras gigantes varejistas. Nesse contexto, a Shoptime é a primeira que vem à mente, considerando sua relevância para o cenário digital do varejo.
De forma prática, sim, ambas pertencem ao mesmo dono ou grupo, como são chamados os conglomerados.
Na realidade, fiquei sabendo por meio de informações oficiais, que a Shoptime foi comprada pela Americanas ainda em 2005. Entretanto, cada empresa individualiza suas operações, como se fossem companhias sem relação alguma.
É justamente isso que instiga as principais dúvidas, já que cada organização atua de maneira independente no mercado. Por conseguinte, os produtos mais vendidos na Americanas não refletem o mesmo na Shoptime e vice-versa, entende?
Um exemplo de que esse tipo de confusão acontece frequentemente, é a dúvida acerca da Natura ter comprado o Boticário. Só que nesse caso específico, o “buraco é um pouco mais embaixo” [risos].
Todavia, como nem tudo que reluz é ouro, vou me aprofundar um pouco mais no assunto, vem comigo.
Quem comprou a Shoptime na realidade? Entenda melhor o cenário!
Bem, acima eu afirmo veementemente que a Americanas comprou a Shoptime, certo? De fato, isso realmente aconteceu há pelo menos 17 anos. Porém, costumo dizer que esse mercado é estruturado em inúmeras camadas.
Por exemplo, toda vez que converso sobre isso, trago à tona o caso de a Vivo ter comprado a Oi. Você já ouviu a respeito? Aqui, a Vivo participou da aquisição fracionada da Oi, assim como Tim e Claro. Mas esse é assunto para outra hora.
Voltando ao tema, a empresa trouxe a Shoptime para seu portfólio de aquisições, com uma ressalva. A Americanas é uma empresa que faz parte do Grupo Americanas. Por sua vez, esse aglomerado de marcas pertence a um Grupo ainda maior.
Eu sei como tudo soa bagunçado e complexo de ser digerido, mas infelizmente é assim que a banda toca. Não consigo dizer se há propósito nisso ou se é como diz o ditado: “o maior se alimenta do menor”. A seguir veremos sobre o Grupo Americanas.
Quais empresas pertencem a Americanas?
Acredite se quiser, mas estima-se que a Americanas, ou melhor, o Grupo Americanas, é proprietário de ao menos 14 marcas. É óbvio que a empresa não fica se vangloriando disso a todo momento, criando assim uma obscuridade ligeiramente negativa.
O plano de expansão da Americanas teve um início avassalador ainda em 2004. De lá para cá, as aquisições aconteceram exponencialmente em distintos segmentos e áreas do mercado brasileiro.
Olha, posso afirmar que você vai se surpreender com algumas das empresas que fazem parte do grupo. Então, pode ser uma dose de realidade caso você esteja pensando em fazer entregas para Americanas, né?
Segue abaixo uma lista de empresas pertencentes à Americanas S.A.:
- Lojas físicas Americanas.
- Americanas Empresas.
- Americanas Express que também são lojas físicas.
- Domínio Americanas.com.
- Shoptime.
- Submarino.
- Segmento Americanas Digital.
- Local é um conjunto de lojas de conveniência.
- Grupo Uni.co que reúne marcas como MindD, Lovebrands, Imaginarium e Puket.
- Natural da Terra é especializada na venda de legumes, frutas e verduras.
- Ame Go e Ame Digital.
- +Aqui oferece serviços de crédito.
- Vem Conveniência.
- Let’s Go Logística e Distribuição.
Se considerarmos as 4 empresas subsidiárias do Grupo Uni.co, o número de empresas do grupo pula para 18 marcas. É ou não é impressionante o império criado por uma das empresas mais expressivas no segmento varejista brasileiro?
É precisamente por isso que o rombo bilionário recente pegou todos de surpresa. Afinal, como a situação chegou a esse ponto?
E quais são as empresas do Grupo B2W?
Lembra acima quando eu mencionei o Grupo B2W? Então, pessoas atentas provavelmente já encontraram esse nome na etiqueta de identificação de pedidos feitos pela internet. Em especial, ao comprar através da Shoptime, Submarino e Americanas.
Posso relacionar o Grupo B2W como sendo a “Matriz” que detém boa parte das empresas mencionadas até aqui. Isso porque o grupo é dono da Americanas.com, Submarino e Shoptime.
A existência de questões contratuais é evidente, e determinada marca pode não fazer parte direta do portfólio divulgado à mídia. Inclusive, algumas outras empresas entram em cena para compor o leque de aquisições, como:
- SouBarato
- Digital Finance
- B2W Services
- Submarino Finance
Vale salientar que a B2W é conhecida por deter participações em outras empresas, como a própria Ame Digital já mencionada. Aposto que você já ouviu falar das empresas Ingresso.com, Delivery Center, Shipp e Supermercado Now, né?
Então, a B2W tem um pezinho na participação de cada uma destas companhias, imagine apenas a lucratividade do grupo?
Shoptime e Americanas são do mesmo dono e agora você sabe como tudo funciona
Mesmo que Shoptime e Americanas são do mesmo dono, é preciso separar o “joio do trigo”. Em outras palavras, é essencial destacar que ambas não compartilham do mesmo operacional, fator que pesa demais na atuação varejista.
Portanto, pode continuar realizando suas compras normalmente, pois as duas são seguras e garantem a qualidade dos produtos. Falando na situação das Americanas, a Justiça aceitou o pedido de recuperação judicial, e a Shoptime continua a pleno vapor.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que as informações ajudem você a se orientar na hora de comprar. No mais, compartilhe o conteúdo e até a próxima!
Deixe um comentário