Serviços que não existem no Brasil: 6 ideias diferentes de negócios

Publicado por José Neto em 24 de setembro de 2019

Quando eu estou planejando um novo negócio, é comum buscar por informações acerca de serviços que não existem no Brasil, assim como acerca de produtos inovadores.

No entanto, esta é uma tarefa difícil. Uma vez que não existe, certamente é uma demanda que ainda não sabe que tem um problema para resolver. Ou, é uma demanda que já foi testada e não deu certo. Por isso, toda atenção é importante!

Pois para saber se um serviço que não existe é verdadeiramente positivo, a gente precisa pensar no curto, médio e longo prazo. De um modo que possamos compreender como isso irá afetar as pessoas e a sociedade de maneira geral.

Para isso, acompanhe a seguir algumas ideias de áreas pouco exploradas no Brasil e, dessa forma, utilize todas estas informações para proporcionar ainda mais inspiração ao seu projeto empreendedor.

Vamos lá?

Serviços que não existem no Brasil


Os serviços que não existem no Brasil podem ser infinitos. Afinal, todo e qualquer produto e serviço é criado com base em alguma necessidade específica de um público.

Por mais que possa soar inteligente criar um negócio do zero onde não há concorrência nenhuma, eu também preciso te dizer que é bom ficar de olho. Mas, como assim ficar de olho? Me acompanhe.

O meu objetivo não é te desanimar, mas sim, fazer você entender a realidade. Hoje em dia há diversos setores extremamente concorridos que são muito lucrativos. Da mesma forma que há serviços inexistentes que parecem ótimas ideias mas que na verdade nunca terão demanda.

O que eu quero dizer com isso? Que você precisa atentar-se para nichos que talvez já foram testados e não tiveram resultado.

Porém, este é apenas um alerta, para que você estude, faça pesquisas e monte um plano de negócios fundamentado. Afinal, nos últimos anos o que mais surgiu foram casos de sucesso de empresas que criaram um serviço ou produto do absoluto zero.

Quer exemplos? Airbnb e Uber. Ambas inovadoras. Ambas lucrativas. Ou seja: considere todas as possibilidades, mas sempre com cautela e estudos!

Desta forma, eu quero te apresentar 6 categorias de serviços que não existem no Brasil ou, se existem, são pouco explorados. Veja a seguir.

1. Fábrica de diamantes

serviço inovador

O primeiro é muito polêmico. Fábrica de diamantes! Você sabia que elas existem em outros lugares do mundo? Pois é! Há estudos que comprovam a pureza da criação de um diamante em laboratório, sem qualquer intervenção da natureza.

Legal, não é mesmo? Esta seria uma forma extremamente inovadora de participar do mercado de joias e acessórios. Fornecer matéria prima seria um ótimo carro-chefe!

2. Chef de cozinha particular

Serviços que não existem no Brasil

Não é somente em restaurantes que você poderá encontrar um chef de cozinha. Esta categoria eu particularmente acho muito legal. Pois imagine que você pode contratar um chef de cozinha particular para cozinhar na sua casa ou na casa de algum amigo! Isto me soa muito interessante.

É um serviço pouco explorado no Brasil, uma vez que acaba se tornando uma experiência cara e exclusiva. Ou seja, você estará pagando para um chef cozinhar os melhores pratos dele na sua casa. Parece badalado, não é mesmo?

Levando em consideração que já existem cozinhas exclusivas que podem cozinhar para uma festa ou mesmo um evento especial, talvez seja uma ideia inovadora e que pode causar uma impressão incrível nos convidados.

3. Analista de acidentes com bebês

Serviços de fora do Brasil

Há analistas para tudo. E um dos serviços que não existem no Brasil é justamente o analista que prevê e evita acidentes doméstico com bebês. Parece estranho, não é mesmo? Mas é é uma ótima área, desde que tenha um marketing bem trabalhado, direcionado e com um público-alvo bem definido.

Pense comigo: quando um casal está prestes a ter um bebê, tudo que eles querem é conforto e segurança para o filho. E muitas vezes eles mesmos não sabem como fazer isso, ainda mais se forem pais de primeira viagem! Por isso, uma ótima alternativa seria oferecer uma consultoria especializada na prevenção de acidentes e ajustes domésticos para garantir a plenitude do bebê.

Este profissional poderá encontrar locais perigosos e prever situações fora do nosso controle visual. Por exemplo uma quina de um móvel que esteja bambo pode ser uma armadilha para prender o dedo da criança. Será que conseguiríamos enxergar isto sozinhos? Talvez não. Portanto, há espaço para desenvolver um serviço neste sentido!

4. Comprador personalizado

Ideias de serviços que não existem

Esta é uma das categorias mais diferentes que você poderá ver. Faça um exercício de imaginação comigo: imagine que você está atrasado para o trabalho e precisa comprar o café da manhã. A sua ideia não é sair para o mercado pois, além de tudo, está chovendo.

Que tal se você contasse com a ajuda de um profissional comprador? Ele poderá estar no mercado apenas esperando o seu chamado!

Há alguns supermercados em São Paulo que já estão testando esta estratégia. No entanto, você poderá expandir para mais áreas. Como a de roupas. Imagine contar com a ajuda de um comprador profissional que seja especialista em moda? Pense nisso!

5. Empacotador profissional de mudanças

serviços diferentes

Se há uma coisa que eu particularmente não gosto, é de empacotar coisas. E se tiver que organizar por categorias ou mesmo de uma forma que fique equilibrado, pior ainda. Agora, imagine que você poderia desenvolver um serviço que fosse especialista em empacotar roupas, objetos e móveis para mudanças.

Que tal fazer uma pesquisa de mercado neste sentido? Talvez você encontre um ótimo nicho!

Vale lembrar que os benefícios de um serviço assim são muitos, uma vez que você poderá agilizar a correria da mudança e ainda oferecer o transporte. Tudo personalizado, com valor agregado e uma venda casada perfeita.

6. Cobrador profissional de dívidas

Ideias de serviços novos

Eu não sei você, mas eu odeio cobrar! Cobrar dívidas é uma das ações mais constrangedoras para grande parte das pessoas. No entanto, para outras, é uma terapia. E você poderia aliar este “gosto pessoal” com um trabalho, desenvolvendo uma estratégia de prestação de serviços de cobrança.

É claro que já existem empresas especializadas em cobrança, com advogados e burocracias que a gente já conhece. Mas ir para um caminho mais humano, com um contato pessoal mais próximo e uma forma diferente de executar a tarefa, seria ótimo.

Além de construir um relacionamento com o devedor (que pode não receber bem a cobrança), o profissional pode negociar de uma forma mais pessoal e menos invasiva, como os call centers, por exemplo.

Hora de planejar!


Viu só como é possível inovar no mundo do empreendedorismo? Possibilidades não faltam!

Apenas lembre-se que antes de qualquer ação, eu recomendo que você estude cada área, faça pesquisas e confie cegamente em algo que ainda não está concreto.

Desejo muito sucesso desde já!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário