Serralheria pode funcionar em área residencial?

Publicado por Jéssica Trabuco em 7 de fevereiro de 2023

Existem dois tipos de pessoas que querem saber se uma serralheria pode funcionar em área residencial: Quem tem ou quer montar e pessoas que moram próximas de um negócio como esse.  

A realidade é que a resposta para essa pergunta não é tão simples! Vai depender principalmente do local que você vive. Existem várias leis que falam sobre sons que atrapalham o entorno, mas é preciso entender qual delas vai funcionar por aí, entende?

Uma coisa é importante dizer: Mesmo que no local onde você vive a instalação desse empreendimento possa acontecer próximo de residências, é preciso ter bom senso e pensar no bem comum.

Se a gente vive em uma sociedade, é muito importante ter esse tipo de cuidado e procurar viver de um jeito que respeite a todos. Essa deve ser a lei que a gente tem que seguir, independente de qualquer coisa.

Como saber se uma serralheria pode funcionar em área residencial na minha cidade?


Serralheria pode funcionar em área residencial

Só é possível ter essa resposta indo na Prefeitura e procurando saber quais são as legislações sobre isso na sua localidade. 

Dependendo de onde more, você receberá dos órgãos responsáveis uma orientação sobre as regiões da cidade onde é possível instalar esse tipo de empreendimento. 

Nesse caso, só vai dar para abrir uma serralheria nas áreas indicadas, hein? Se instalar fora delas estará trabalhando na clandestinidade. Então tome muito cuidado com o que vai fazer. 

Já em outras situações, você só será informado sobre algumas regras que devem ser cumpridas de acordo com normas específicas. Você provavelmente já deve ter escutado falar sobre a Lei do Silêncio ou da Lei da Perturbação do Sossego, não é? Pois então! Existem variações dela em cada município e algumas regras precisam ser seguidas. 

No geral isso indica que existem  horários onde seu negócio pode funcionar. Fora isso, ainda existem limites máximos de decibéis permitidos, mesmo no horário onde o trabalho pode acontecer. Em áreas residenciais, por exemplo, o limite costuma ser entre 50 db a 60 db.

Que horas uma serralheria pode começar a funcionar?


Como falei antes, isso tudo vai depender da região em que você mora e de como são as leis por aí, está bem? No entanto, olhando de uma forma geral, o horário de funcionamento de uma serralheria costuma ser de 8h às 12h e depois das 13h às 17h, de segunda à sexta. Sendo no sábado reduzido para de 8h às 12h. 

Assim é possível trabalhar sem causar tanto dano aos vizinhos, mesmo que a gente esteja falando de casas residenciais. 

Começar cedo demais ou trabalhar até muito tarde seria uma falta de respeito tremenda, já que o seu empreendimento produz muito barulho normalmente. 

Quantos decibéis tem uma serralheria?


Você viu que eu falei que em alguns lugares os decibéis permitidos mesmo em horários de trabalho não ultrapassam 60? Pois então! Uma serralheria costuma produzir bem mais do que isso. 

Por mais que seja impossível dizer com certeza, já que cada uma trabalha de uma forma diferente, a gente pode estimar de acordo com o barulho das máquinas, que o volume seria superior a 80 db. 

Percebe o quanto é volumoso? Pois é! Por isso, se você realmente quiser investir nesse caminho, precisa ter um cuidado especial com a localização e com o que fará para evitar prejudicar a vida dos outros. 

Entenda o que acontece se você não cumprir com a lei


A primeira coisa é uma notificação. Provavelmente se você for denunciado, além de ter que pagar uma multa que não costuma ser barata, você pode receber um processo e, dependendo da situação, ser convidado a se retirar do local. 

Imagine só o tamanho do problema que seria tirar um empreendimento já instalado de um lugar para o outro? Vai dar dor de cabeça, te fazer perder dinheiro, tempo.. Tanta coisa!

É por isso que eu acho tão importante se preocupar com essas questões antes mesmo de começar a colocar o projeto em ação. Você pode achar chato, ficar com preguiça, mas ser adulto tem dessas, não é?

Fora que é muito mais inteligente começar com tudo ok, do que ter um problemão desses já com todas as operações funcionando. 

Regularize sua serralheria


Não tem como regularizar uma serralheria sem a ajuda de um profissional de contabilidade. Além de fazer o processo comum de abertura de um negócio, ele pode te auxiliar também nessas questões de licenças necessárias para o funcionamento. 

É um investimento que com certeza vale a pena porque adianta demais a sua vida, evita problemas futuros e te permite trabalhar com tranquilidade sabendo que está dentro da lei.  

Mesmo que você inicie como um MEI, vale a pena pagar uma consultoria com esse especialista, viu?

Trabalhe corretamente!


Agora que você sabe que dependendo da cidade uma serralheria pode funcionar em área residencial, mas ainda assim precisa ter cuidados, eu espero que monte o seu negócio cumprindo com todos os requisitos legais e sociais. 

Para ter sucesso na vida eu acho que a gente precisa aprender a olhar muito além do nosso umbigo, sabe? Pense nisso!

Espero que o meu texto tenha te ajudado de alguma forma. 

Um grande abraço e até a próxima!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário