E aí futuros empreendedores, tudo bem? A poucos dias atrás eu falei aqui no blog sobre as empresas de city tour, que pode ser uma boa opção, mas que tal iniciar com algo mais simples e com um custo ainda menor? Basta ser um guia de turismo local!
Obviamente não é tão simples quanto parece, mas existe centenas de casos de pessoas ao redor do mundo que trabalham exclusivamente dessa forma, tendo não só um complemento para sua renda nas horas vagas, mas também a possibilidade de construir um negócio próprio com muito sucesso.
No entanto, o que chama atenção para muitas pessoas e que as deixa com ainda mais vontade de empreender é que praticamente 99% dos guias de turismo local começam com pouco ou sem nenhum dinheiro em mãos.
Para ilustrar melhor esta situação, você encontrará um bom exemplo a seguir e mais dicas para trabalhar como guia de turismo local em sua cidade!
Um exemplo de sucesso como guia de turismo
Londres deve ser uma cidade bem legal, não é verdade? Pena que eu ainda não a conheço, mas em meio a milhares de turistas que passam pela famosa “cidade do rock” todos os meses, não poderia surgir ideia melhor que trabalhar como guia de turismo local para quem tem pouco dinheiro para investir.
Até porque, cidades desse tipo costumam ter uma variedade muito grande de pontos turísticos e pequenos detalhes que um mero turista não consegue desvendar por si só. Então acabam recorrendo aos guias especializados.
Um bom exemplo de quem se deu bem trabalhando dessa forma foi o empresário Paul Jackson, que após trabalhar como voluntário nas olimpíadas de Londres em 2012, acabou percebendo que gostava de lidar com turistas e enxergou nisso a possibilidade de abrir seu próprio negócio de forma paralela ao seu trabalho integral.
Atualmente ele trabalha como consultor de marketing e mantem ainda esta nova experiência trabalhando como guia de turismo local.
Em uma matéria ao site inglês This Is Money, Paul disse: “Eu sempre gostei de mostrar o local aos visitantes e criar roteiros turísticos locais. Testei primeiro com os amigos e colegas de trabalho antes de colocar a ideia em prática“.
O negócio fluiu, tanto que para dar conta de atender os clientes e conciliar seu trabalho fixo com esta nova empresa ele teve que contratar duas pessoas em tempo parcial. Portanto é uma ideia super interessante e a prova disso é que a maioria das empresas de turismo em Londres são de pequeno porte e trabalham exatamente desta mesma forma.
Mas trabalhar como guia de turismo local nas horas vagas só funciona em cidades como Londres? Esta é uma pergunta que deve estar “formigando” em sua mente e a resposta é: Não! Em qualquer lugar é possível oferecer este serviço, mas eu irei falar sobre isso mais a diante.
Começando um negócio de guia de turismo
Basicamente é preciso morar em um local frequentado por muitos turistas e conhece-lo tão bem a ponto de não só levar as pessoas para conhecer os principais lugares, mas também falar sobre cada um deles de maneira clara.
Portanto é possível implementar este modelo de trabalho em qualquer lugar, seja em uma cidade da Chapada Diamantina na Bahia ou mesmo em uma cidade de grande porte como o Rio de Janeiro.
Afinal o que vai ser determinante em meio a tudo isso é a necessidade dos turistas que frequentam aquele lugar. Se ele não tiver nada de interessante ou difícil de se encontrar, provavelmente um guia de turismo não se sobressairá.
Como um dos objetivos desse artigo é falar sobre a possibilidade de trabalhar nas horas vagas, é natural que nem todas as pessoas consigam conciliar dois trabalhos ao decorrer do dia, então não é uma ideia viável para todos. Quem trabalha com consultoria, vendedor autônomo, taxista ou qualquer outro trabalho onde é possível ter folgas, da para tentar ser um guia de turismo local.
Um dos segredos para o sucesso é ter boa organização e divulgação. Então estipule desde já a quantidade de horas que cada passeio terá, o preço, procure agendar os passeios para facilitar seu trabalho e se tratando da divulgação é sempre importante criar um site e usar as redes sociais, participar de sites locais que divulgam empresas, criar cartões, usar muito o boca a boca ou algo do tipo.
O que precisa para ser guia de turismo local?
Em alguns casos não é preciso ter quase nada para começar, já que o conhecimento e a disposição já são suficientes.
Por outro lado para alguns tipos de passeios é importante ter veículos que facilitam a locomoção até os pontos turísticos e no exemplo do Paul, que citei no inicio desse artigo, os seus passeios costumam ser realizados tanto a pé, quando de veículos, em algumas situações é preciso utilizar barcos (que podem ser alugados facilmente em alguns lugares) e o monitoramento dos turistas pode ser feito até mesmo utilizando bicicletas, então comece com o que você tem e depois vá aprimorando.
Quer uma dica extra? Então recomendo que você inicie fazendo um Curso de Guia de Turismo, porque assim é possível aprender na prática as técnicas corretas para iniciar seu negócio e como lidar com turistas no seu dia a dia.
Enfim, espero que esta ideia tenha lhe inspirado ainda mais a começar seu primeiro negócio e aproveite para dar os primeiros passo o quanto antes, portanto só me responda uma coisa: Vai ficar parado ou correr atrás dos seus objetivos?
Texto muito inspirador.