O Selo SIF é o selo de qualidade do Serviço de Inspeção Federal que todos os produtos de origem animal, sendo eles alimentícios ou não, precisam ter para serem comercializados no Brasil e em outros países ao redor do mundo.
Quem trabalha na indústria animal, seja na produção de leite ou couro, precisa passar pela inspeção do órgão para poder trabalhar dentro da lei.
No artigo de hoje eu vou te explicar um pouco mais sobre a Instituição, sobre a importância dessa certificação e ainda vou te mostrar quais são os passos para que o seu negócio esteja apto para isso.
Vem comigo!
Conteúdo da página
Para que serve o Selo SIF?
O Selo SIF nada mais é do que a garantia de que aquele produto foi produzido com toda a segurança e cuidado possível para oferecer o melhor ao consumidor, sem nenhum tipo de prejuízo à sua saúde.
Isso quer dizer que desde o processo de criação do animal, até o seu abate, preparo, embalagem e até transporte, tudo foi feito com o mais alto nível de rigor nos processos sanitários.
Esse selo também garante que o animal teve o seu sofrimento reduzido ao máximo durante o abate.
Então, basicamente podemos dizer que o selo SIF serve para garantir a segurança alimentar dos indivíduos da região, além de que auxilia para que tudo esteja sempre padronizado e não existam surpresas, e também garante ao consumidor que a qualidade do que ele compra se manterá.
O selo é exigência para o comércio de produto de origem animal
Outra importância do selo SIF que a gente não pode deixar de falar é que por causa dele você pode comercializar o seu produto a nível nacional e internacional. Se você tem uma indústria e quer entrar no mercado, só será possível se tiver essa certificação.
Entendendo o que é o Serviço de Inspeção Federal (SIF)
O SIF está dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e faz parte do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa). Esse último órgão é o responsável no Brasil pela fiscalização de produtos de origem animal.
O SIF foca em averiguar se as indústrias estão trabalhando dentro das regulamentações do Ministério, fazendo fiscalizações com frequência para garantir que tudo continue em ordem, mesmo depois da obtenção do selo.
Todo produto de origem animal precisa ter o selo SIF porque é isso que assegura a sua qualidade e sua procedência. O Serviço trabalha como uma marcação de garantia para dar tranquilidade aos consumidores.
Se você reparar na hora que for fazer compras, vai identificar o selo em todos os produtos desse segmento.
Como conseguir o selo SIF para o seu negócio

Como você deve ter percebido, ter esse selo é fundamental para quem quer comercializar produtos de origem animal. Se você ainda não entrou nesse mercado, é importante entender o passo a passo para ter essa certificação e trabalhar dentro da legalidade, sem preocupações.
O primeiro passo é registrar o seu estabelecimento no DIPOA. Quando isso acontecer, haverá uma inspeção para avaliar tudo no seu estabelecimento. Não só a estrutura física, como também a parte legal da empresa, o projeto hidráulico, elétrico e estrutural, além da qualidade da água que é utilizada.
É claro que o local de abate, o local de armazenamento dos produtos, o ambiente onde ele é processado também serão averiguados.
Por último, mas bem significativo, os seus rótulos serão observados detalhadamente. A preocupação é que ele passe informações corretas que coincidam com o que o seu produto oferece e é.
Na inspeção também pode ser solicitada uma licença de operação emitida pelo órgão do meio ambiente do seu estado.
Se tudo estiver nos conformes você recebe o selo SIF, só que ainda assim, é preciso registrar seus produtos no Ministério da Agricultura.
Dê uma olhada no site oficial da SIF para entender mais detalhes desse processo.
Mantenha o padrão!
O objetivo não é entender as exigências para obter o selo SIF e esquecer disso logo depois que conseguir o que queria. Lembre-se que de tempos em tempos você passará por fiscalizações surpresas e caso não tenha mantido o padrão, vai perder a sua certificação.
Mais do que querer o selo para trabalhar, é preciso pensar no cuidado que terá com o consumidor. Quanto melhor e mais cuidadoso o seu processo, mais qualidade levará para as pessoas.
Sendo assim o seu produto vai se tornar conhecido, a sua marca se fortalecerá e o seu negócio continuará crescendo. Pense nisso!
Leia também: Licenças para abrir um restaurante
Vá buscar sua certificação!
Agora que você já sabe o que é e para que serve o Selo SIF, além de entender o processo da obtenção dele, comece a se organizar o quanto antes. Se você é dessa área, precisa estar legalizado.
Espero que o artigo tenha sido de serventia para você, viu?
Um grande abraço, obrigada pela companhia e até mais!
Deixe um comentário