Você já se perguntou quem inventou o ketchup? Esse condimento, fortemente associado à cultura americana, é presença garantida em lanchonetes e pizzarias em diversos países. Aqui no Brasil, ele é item obrigatório nesse tipo de estabelecimento.
Mas, por incrível que pareça, o ketchup não nasceu nos Estados Unidos. E nem sequer possuía tomate na receita! Parece confuso?
Bem, se quiser entender melhor, fique por aqui. Nesse artigo você vai descobrir quem inventou o ketchup e como ele se transformou no popular molho vermelho que tempera nossos hambúrgueres hoje em dia. Vamos lá?
O ketchup surgiu nos EUA? Sim e não!
Quando pensamos em ketchup, logo lembramos daquele molho de tomate típico norte-americano, não é mesmo? E não está errado dizer que o ketchup de tomate surgiu nos Estados Unidos.
Afinal, os americanos foram os responsáveis pela inclusão desse ingrediente à receita, além de outras adaptações. Assim, o ketchup da forma como conhecemos hoje, é uma invenção norte-americana. Mas essa não é a história completa.
A origem desse tradicional condimento remonta à China Antiga. Curioso, não é mesmo? Continue a leitura para entender.
Invenção do ketchup: os primórdios
Estima-se que o ket-siap, uma mistura de molho fermentado de peixe com temperos, tenha surgido em 300 a.C., na região onde hoje é o Vietnã. Esse tradicional alimento acabou se popularizando pelo continente asiático. Mas foi apenas no século XVIII que colonizadores britânicos tiveram o primeiro contato com esse prato.
A partir daí, não demorou para que o molho com sabor marcante chegasse ao Reino Unido. Lá, o ket-siap passou a incorporar cogumelos comestíveis, que acabaram substituindo o peixe.
A receita seguiu sofrendo uma série de alterações, ganhando um ar cada vez mais britânico. Até que o nome “katshop” passou a designar qualquer molho fino e escuro composto por cogumelos ou nozes.
Estima-se que o ketchup de cogumelos tenha sido introduzido nos Estados Unidos por volta do ano de 1770. Mas foi a partir da segunda década do século XIX que o tomate passou a ser incorporado à receita no território americano.
Como surgiu o ketchup de tomate?
Aos poucos, o molho de origem oriental começou a ganhar espaço nos EUA. Em seguida, houveram algumas tentativas frustradas de acrescentar tomate ao alimento.
A receita mais conhecida e com melhor aceitação nessa época foi atribuída a James Mease. Houve boa recepção, porém havia um inconveniente que passou a se tornar um problema.
O principal empecilho era a curta vida útil do produto. Para torná-lo viável, era necessário adicionar benzoato de sódio, um conservante prejudicial à saúde. E é aí que entra o famoso Heinz. Aposto que esse nome soa familiar para você, não é mesmo?
Onde há um problema, há uma oportunidade. Todo empreendedor de sucesso sabe disso! E Henry J. Heinz não foi diferente. Em meio à polêmica da adição de conservantes artificiais, ele se posicionou como defensor da pureza de alimentos e a favor da regulação alimentícia.
Quem inventou o ketchup Heinz?
Henry J. Heinz foi o responsável pela produção manufaturada do ketchup, conferindo a esse condimento a cor e textura mais próxima do que conhecemos hoje. Mas calma que ainda vamos chegar lá!
Para contornar o problema da vida útil do ketchup, o empreendedor apostou em uma receita com maior quantidade de vinagre em vez de aditivos, obtendo resultado satisfatório de conservação do alimento. Além disso, adicionou tomates mais maduros para dar cor ao molho. A nova receita foi um sucesso!
Com as melhorias na conservação, foi possível implementar linhas de produção, aumentando de forma considerável o rendimento do negócio. Em 1876, o ketchup Heinz, então chamado de “catsup” passou a marcar presença nas prateleiras dos mercados nos EUA.
Ketchup Heinz: o mais antigo presente no mercado até hoje
Não é à toa que esse nome continua bem vivo até hoje. Heinz era sedento por novidade e expansão. Sua empresa continuou crescendo e desenvolvendo dezenas de novos produtos. Em 1920, a marca abriu sua primeira unidade no Reino Unido e desde então, não parou mais de desbravar novos territórios.
Outro ponto que sempre fez parte da identidade Heinz é o design de suas embalagens, sempre buscando aliar modernidade e tradição. Em 1983, o ketchup Heinz iniciou sua transição do frasco de vidro para o de plástico.
Em 2003, a marca lançou a primeira embalagem de ketchup invertida, para proporcionar maior aproveitamento do conteúdo e facilidade de manuseio. E o resto você já sabe, né?
A Heinz está aí firme e forte até hoje no mercado para contar (e continuar) a história. Embora várias outras marcas tenham surgido, a pioneira continua sendo uma das mais vendidas em vários países, inclusive no Brasil.
O ketchup percorreu um longo caminho até chegar ao seu prato
Na próxima vez que você besuntar suas fritas com ketchup, lembre-se que esse condimento tem mais de 2000 anos de história, tendo passado por diversas adaptações até se transformar no molho vermelho cremoso que conhecemos hoje.
Embora a primeira versão desse alimento tenha surgido na China Antiga, o ketchup de tomate nasceu nos Estados Unidos. A primeira marca a ser amplamente comercializada segue sendo uma das mais vendidas no mundo todo até hoje: o tradicional ketchup Heinz.
Gostou de descobrir quem inventou o ketchup? Então aproveite e veja também o artigo que nós postamos aqui explicando como é feito o ketchup industrial. Mostramos passo a passo cada etapa que a indústria segue para produção do produto.
Deixe um comentário