Os americanos a chamam de “french fries” (fritas francesas). Os franceses, orgulhosos, clamam a autoria desse delicioso petisco. Mas, os belgas não deixam barato e entram na disputa pelo mérito da invenção. Construíram até um museu dedicado a esse prato. Afinal, quem inventou a batata frita?
Enfim, o debate sobre quem é o criador da batata frita gera debates na mesa de bar, e segue sendo motivo de controvérsia entre os historiadores e pesquisadores. Com isso, a polêmica acabou despertando a curiosidade de muita gente.
Mas afinal, quem inventou a batata frita? É o que vamos descobrir neste artigo, então prepare-se para mergulhar nas origens da batata frita! Pega o ketchup e a Coca-Cola e vem!
Afinal, quem inventou a batata frita?
Bem, agora chega a hora em que vou ter que jogar um balde de água fria sobre sua curiosidade. A resposta é: não sei. Ninguém sabe ao certo.
Mas calma que a conversa ainda vai ficar boa! Afinal, melhor que uma resposta pronta, é ter boas histórias para contar, concorda? E fica ainda mais interessante se envolver uma boa treta entre espanhóis, belgas e franceses!
Ah agora reacendi sua curiosidade, não é mesmo? Então conheça a seguir as 3 teorias mais difundidas sobre a origem da batata frita e decida em quem você aposta como verdadeiro criador desse prato delicioso!
Versão 1: o criador da batata frita era francês
Essa teoria diz que o criador da batata frita foi Antoine Augustin Parmentier, um agrônomo e cientista francês.
De acordo com a história, Parmentier foi capturado pelos prussianos durante a Guerra dos Sete Anos e passou um período em um campo de prisioneiros de guerra na Alemanha. Lá, ele descobriu a batata, até então desconhecida como alimento pelos franceses.
Ao retornar para a França, Parmentier decidiu popularizar o tubérculo no seu país e criou diversas receitas para incentivar o consumo. Uma dessas receitas foi a batata frita, que se tornou um sucesso imediato entre os franceses.
Além de popularizar a batata frita na França, Parmentier também criou diversas outras receitas com batata, como a sopa de batata e a torta de batata. Ele defendia que esse alimento barato, nutritivo e versátil, poderia ser usado para combater a fome e a pobreza na Europa.
Versão 2: foram os belgas que inventaram a batata frita
A história conta que, por volta do ano de 1650, os pescadores da região de Namur, na Bélgica, costumavam fritar peixes em óleo quente para alimentar-se durante suas longas jornadas de pesca.
Certo dia, quando as primeiras batatas foram trazidas à Europa, os pescadores decidiram cortá-las em fatias finas e fritá-las junto com o peixe, criando assim o que seria a primeira versão das batatas fritas. A receita se espalhou rapidamente pela Bélgica e logo se tornou um prato popular em todo o país.
Aqueles que defendem que a batata frita tenha surgido na Bélgica, apresentam uma justificativa para o prato se chamar “fritas francesas” nos EUA. Dizem que os soldados americanos conheceram a batata frita durante a Primeira Guerra Mundial, no sul da Bélgica. Como lá o idioma dominante era o francês, o petisco ficou conhecido como “french fries”.
Versão 3: a origem da batata frita é espanhola
Há evidências de que o primeiro registro escrito da batata tenha sido descoberto em um livro de 1553, escrito por Pedro Cieza de Leon, um jovem historiador espanhol famoso por explorar e relatar as experiências no Peru e com o povo Inca.
Ele teria mencionado a batata como um alimento importante dos Incas, sendo descrita como uma “espécie de fruto terrestre”.
Com isso, surgiu a versão de que os espanhóis teriam levado as batatas para a Europa no final do século XVI. Então, elas, provavelmente, foram servidas fritas, já que fritar alimentos em óleo quente era uma prática culinária muito comum na Espanha naquela época.
Nem os EUA ficaram de fora da briga pela batata frita
Ok, até aqui você achou que os Estados Unidos não entraram nessa disputa, certo? Errado, meu amigo! Não podendo clamar a autoria da batata frita, os americanos se denominaram os precursores desse petisco fora do Velho Mundo.
Há uma teoria de que, por volta de 1802, Thomas Jefferson, o terceiro presidente americano, teria experimentado a batata frita na França. Obviamente adorou o prato e levou a receita para os Estados Unidos. A partir daí, o petisco se tornou um sucesso na terra do Tio Sam e se espalhou pelo mundo.
Se foram os Estados Unidos os responsáveis pela globalização da batata frita, também não sabemos. Mas seja quem for, merece nossa gratidão, não é mesmo?
Seja lá qual for a sua origem, a batata frita ganhou o mundo
Você chegou aqui querendo saber quem inventou a batata frita. E para matar sua fome de conhecimento, eu te trouxe não apenas uma, mas 3 possíveis origens para esse delicioso prato. Uma melhor que a outra!
No fim, a origem exata da batata frita ainda é incerta e disputada por diversas culturas. Embora a versão de que os belgas foram os inventores da receita seja a mais popular, também há indícios de que os franceses e espanhóis possam ter tido um papel importante em sua criação.
De qualquer forma, uma coisa é certa: as batatas fritas se tornaram um prato clássico da culinária mundial e são amadas no mundo todo até hoje.
Bem, agora que você conhece as possíveis origens da batata frita, já deve estar com água na boca! Então, não passe fome sozinho! Compartilhe esse artigo com seus amigos aficionados por batata!
Ah e se você gosta de conteúdos sobre história e curiosidades, confira nossos artigos sobre o surgimento da cachaça e da cerveja. Estão imperdíveis!
Deixe um comentário