Quanto custa produzir 1 litro de Coca-Cola? O valor é surpreendente

Publicado por José Neto em 7 de novembro de 2022

Se eu te dissesse que a Coca-Cola gasta apenas alguns centavinhos para produzir 1 litro de sua bebida, você acreditaria? Talvez isso possa parecer impossível, mas eu vou te mostrar como ela consegue essa façanha e revelar exatamente quanto custa produzir 1 litro de Coca-Cola.

Apesar de ter sua fórmula “escondida a sete chaves” e apenas 2 funcionários da empresa terem acesso a essa fórmula, algumas informações relacionadas ao custo de produção da bebida são mais fáceis de conseguir.

Justamente por isso eu resolvi produzir esse artigo para explicar de fato qual o custo de produção dessa bebida tão amada por todos nós. E, acredite, o valor é surpreendente.

Então vem comigo que eu vou te explicar tudo…

Quantas fábricas da Coca-Cola têm no Brasil?


Quanto custa para produzir 1 litro de coca-cola

O sistema de produção da Coca-Cola funciona no mundo todo através de franquias de suas fábricas. Aqui no Brasil, por exemplo, existem 7 grandes fábricas responsáveis pela produção da sua bebida.

Trata-se da Andina, Refrescos Bandeirantes, Femsa, Brasal, Uberlândia Refrescos, Sorocaba Refrescos e Solar.

Além delas, a Coca-Cola ainda conta com a Leão Alimentos e Bebidas, que é responsável pela produção de chás, e com a Verde Campo que produz alimentos com uma pegada mais saudável para a Coca-Cola.

No total, essas empresas juntas possuem 37 fábricas espalhadas pelo Brasil onde é produzida a Coca-Cola. Cada indústria produz e atende uma determinada região brasileira.

Como funciona a produção da Coca-Cola?


Se tratando da produção da bebida em si, as fábricas costumam receber os ingredientes embalados e apenas fazem o restante do processo. Que consiste em misturar tudo, envasar nas garrafas, colocar nas embalagens e distribuir para as distribuidoras no mercado.

Portanto, a Coca-Cola Company em si não produz a bebida diretamente. Ela apenas fornece a matéria-prima para que as suas fábricas franqueadas ao redor do mundo façam a produção.

Afinal, quanto custa produzir 1 litro de Coca-Cola?


Se você quer saber de fato quanto custa produzir 1 litro de Coca-Cola, saiba que custa alguns poucos centavos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a estimativa é que custa menos de 5 centavos de Dolar para produzir 1 litro da bebida.

Mas porque o custo de produção é tão baixo assim?

A resposta é simples: O primeiro motivo é porque os ingredientes da Coca-Cola costumam ser baratos.

Isso mesmo! Apesar de ter sua fórmula tida como secreta, no próprio site da empresa eles revelam quais ingredientes compõe a bebida. Portanto, segundo eles ela contém água gaseificada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo, acido fosfórico e aroma natural.

Além disso, a Coca-Cola opera em grande escala. Ou seja, eles possuem um nível de produção tão grande no mundo todo que o custo de cada litro da bebida fica absurdamente barato.

Esse conceito econômico é conhecido como “economia de escala”, em que a produção em massa faz com que o preço de custo unitário diminua.

No entanto, o preço exato para produzir 1 litro de Coca-Cola vai depender muito dos custos locais de produção do refrigerante. Isso porque cada país ou estado tem custos diferentes para a empresa, já que envolve um processo de logística diferente, mão de obra com valores totalmente diferentes e vários outros detalhes.

A prova de que o líquido em si da Coca-Cola é tão barato é que até mesmo algumas fábricas nos Estados Unidos que produzem a bebida revelaram que é mais caro comprar as garrafas de vidro, por exemplo, do que produzir o líquido.

Outros custos de produção da Coca-Cola


Se analisarmos de um modo geral, 5 Centavos de Dolar para produzir 1 litro de Coca-Cola é algo muito barato. Convertendo para Reais daria algo em torno de 25 Centavos por litro.

Porém existem vários gastos adicionais além da produção que também precisam ser levados em consideração pela empresa para chegar ao custo final para produzir a bebida.

Um exemplo disso é que a Coca-Cola gasta uma quantia bem significativa apenas anunciando seu produto. Então isso afeta os cálculos do custo unitário.

Existem também os custos adicionais de envio, armazenamento, tributação e outros custos que variam de acordo o local onde é produzida e vendida a bebida.

Todos esses fatores entram no custo total para produzir 1 litro de Coca-Cola, por exemplo.

Mas apesar de tudo isso, pode ter a certeza que a margem de lucro da empresa continua sendo bastante significativa em todos os lugares. Então de fato o custo de produção costuma ser muito baixo e a bebida em si sai quase de graça para a Coca-Cola, só tendo que arcar com os custos operacionais do negócio.

Gostou de conhecer esse detalhe incrível sobre a Coca-Cola? Então aproveite para continuar lendo outros artigos aqui no site.

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário