Qual o tamanho ideal de trufas para vender?

Publicado por Lidia Massari em 12 de maio de 2023

Todo mundo sabe que vender trufas é um negócio muito lucrativo e aberto a novos empreendedores, né? Mas qual o tamanho ideal de trufas para vender?

Encontrar a resposta para essa pergunta é o caminho mais vantajoso para estabelecer uma marca presente no mercado. No que depender de mim, ajudarei você a compreender tudo sobre o assunto. Então, deixe o que está fazendo aí um minuto.

Confira as dicas mais fantásticas que alguém que comercializa doces poderia encontrar. Aposto que você sairá daqui lucrando bem mais do que quando chegou!

Qual o tamanho ideal de trufas para vender? Existe um tamanho ideal?

qual o tamanho ideal de trufas para vender

Eu apoio demais quando a pessoa, assim como você, vai atrás de informação para enriquecer seus conhecimentos. Contudo, quando o negócio é falar sobre tamanho de doces, bater o martelo é sempre complicado.

Quem decide fazer trufas para vender e ganhar dinheiro, tem que saber exatamente a gramatura que vai trabalhar. Isso porque o tamanho do doce é um dos elementos que mais influencia no sucesso do negócio de trufas, sabia?

Admito a você sem ressalvas que eu já vi trufas gigantes, daquelas que você não aguenta comer de uma vez. Da mesma forma que já degustei “trufinhas” onde você poderia colocar 4 na boca de uma vez, entende?

Considerando fatores como custo de produção, aceitação no mercado, satisfação do cliente e margem para precificação, cheguei a um veredito.

Sendo assim, minha sugestão é para você trabalhar com trufas entre 15g e 20g. Eu poderia ir além, e falar que trufas com 10g a 15g são igualmente excepcionais para vender bem.

Dito isso, agora vem a “verdade que dói”: você só terá certeza dessa informação depois que consolidar uma clientela. Antes disso, eu digo que é chute e acerto, principalmente quando você não considera o mercado da região.

Por exemplo, se você pegar a Cacau Show, verá que a trufa padrão deles é de 30g. Só que estou falando de uma marca consolidada há muito tempo no Brasil. Afinal, se eles fizessem trufas de 5g ainda conseguiriam vender muito, nome é nome.

Ah, como curiosidade, eles têm uma linha de trufas de 12,5g e vende para arrebentar todo santo dia.

Por que o tamanho de 10g a 15g é ideal para vender e lucrar?

Essa é uma outra pergunta que pode levar você mais longe no mercado. Eu sempre digo, muito mais do que saber qual o tamanho ideal de trufas para vender, é entender o porquê. Afinal, isso tem uma explicação lógica, nenhuma sugestão é a esmo:

  1. Esse tamanho costuma agradar bastante os clientes, pois gera uma sensação de descomplicação para consumir.
  2. Exige menos materiais para fazer trufa, uma vez que a quantidade é pequena.
  3. A degustação do sabor de chocolate bem-feito eleva o nível da experiência.
  4. Proporciona a margem perfeita para estimular compras maiores em quantidades elevadas.
  5. O custo de produção é menor e joga sua margem de precificação um degrau acima.

Todavia, nem tudo é calmaria nesse mar de possibilidades, em especial porque se torna ainda mais indispensável acertar no preço. Do contrário, não há frase para vender trufa impactante o suficiente para convencer os clientes.

Qual o tamanho padrão de trufas?

qual o tamanho ideal de trufas para vender

O peso padrão das trufas é de 30g, é o que você mais acha nas docerias.

Bem, agora que você sabe o tamanho ideal de acordo com as minhas pesquisas, vamos falar abertamente. Tão logo, minha recomendação pessoal para você é trabalhar tamanhos distintos de doces.

Não há estratégia tão eficiente para acertar o cliente em cheio, do que oferecer incontáveis opções para ele escolher. Note para você ver, os olhos da pessoa viciada em chocolate chegam a brilhar diante das trufas.

Apesar disso, o mercado é cheio de dizer o que você deve ou não fazer com seu negócio. “Ah, mas isso se chama tendências do mercado de doces, ou não?”. Não necessariamente, pelo menos não para mim.

O que eu quero dizer, é que você tem que considerar tudo que está rolando na atualidade, isso é fato. Agora, o que não pode acontecer é você basear todo o seu operacional em cima disso. Se uma pessoa estiver errada, todas caem juntas, afinal.

Quais os tamanhos de trufas para vender?

Uma pequena trufa de 15g pode não oferecer tanto espaço para você trabalhar os recheios, não é verdade? Mas se você pretende vender trufas na rua, é indispensável bolar bons recheios que chamem a atenção.

Uma alternativa interessante é realizar uma pequena pesquisa de mercado. Pode ser de maneira indireta, ou seja, saia andando e avaliando os estabelecimentos. Além disso, dê uma boa olhada na concorrência e determine seus pontos fortes e fracos.

Em seguida, você fará uma compilação de informações para decidir qual é o melhor formato de negócio para você. Dá uma olhada nos tamanhos de trufas comercializados hoje em dia:

  1. Trufa de 30g: o ponto positivo dessa gramatura é que você cria estratégias para vender com e sem recheio. Nas versões sem recheio, o interessante é mesclar o chocolate com algum outro componente.
  2. Trufa de 60g: aqui você terá uma trufa caprichada para combinar recheios. Porém, faça diferente, sonde a região e crie sabores que não são vendidos, além de trufas com dois recheios.
  3. Opção de trufa de 80g: pessoalmente, passou de 60g para mim é exagero. No entanto, você provavelmente encontrará clientela para essa gramatura. O desafio é calibrar o preço certo.

Eu já encontrei trufas de 100g. Mas não recomendo fazer isso, vai parecer que você está virando distribuidora de doces [risos].

Receita bônus de trufa para vender no tamanho perfeito para lucrar

A coisa mais rara desse mundo é algum empreendedor, empresa ou marca, criar novidades em doces para vender. Não tem por onde, o mundão nosso está saturado com as mesmas ideias e sabores. Pode ver, é um copiando o outro.

Pensando nisso, separei uma receita para você, onde o diferencial é a sua qualidade. Afinal de contas, contra a qualidade, invenção nenhuma bate de frente, concorda? Então, anote aí os ingredientes:

Ingredientes da cobertura

  • 500g de chocolate meio amargo ou ao leite
  • 50g de chocolate branco para decoração

Ingredientes do recheio

  • 500g de chocolate branco
  • ½ caixa de creme de leite
  • 1/3 xícara (chá) de suco de limão Taiti (80ml)
  • Raspas de limão a gosto (opcional)

Essa receita é ideal para quem procura doces para vender a baixo custo, pois o gasto com os ingredientes é baixíssimo. Por outro lado, o sabor de limão é um dos recheios mais vendidos, não tem sazonalidade ou frescura, vende mesmo.

Por mais simples que o preparo seja, vou deixar um vídeo para você acompanhar. Dessa forma, você pega um detalhe ou outro para diferenciar ainda mais seu produto:

Defina qual o tamanho ideal de trufas para vender de acordo com seu mercado

E para você agora, qual o tamanho ideal de trufas para vender? Por via das dúvidas, comece com um padrão a que o pessoal da sua cidade ou bairro já esteja acostumado. Conforme as vendas engrenam você pode escalar e transformar o produto.

O mais importante agora é perder a vergonha de vender doces na rua e ir buscar sua liberdade financeira. Eu fico por aqui, mas você, eu aposto que vai muito longe, boa sorte e ótimas vendas.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com outras pessoas que têm o mesmo espírito empreendedor, tudo bem? Até a próxima!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário