Quer entender a cadeia produtiva da cana, mas não sabe qual o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil? O país lidera o ranking na produção de cana, sabia?
O Brasil é um dos poucos países que realmente extraem o máximo dessa matéria-prima altamente versátil. Isso é resultado da demanda crescente, pois a produção nacional em 2022 foi de 610 milhões de toneladas de cana.
O intuito hoje é apresentar a você uma visão atualizada da produção de cana-de-açúcar no Brasil. Acompanhe e surpreenda-se com o potencial produtivo do país!
Qual o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil?
O estado de São Paulo é o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, sendo responsável por 54% da produção nacional. Já faz bastante tempo que o estado paulista se destaca no setor sucroalcooleiro brasileiro.
Não à toa, os produtores paulistas atingiram a incrível marca de 310 milhões de toneladas de cana em 2022. Tal resultado mostra um crescimento de 3,2% ante à safra de 2021, que foi de 298,5 milhões.
Uma informação curiosa, é que a área plantada reduziu entre as últimas safras, ou seja, houve retração de 1,4%. Em termos de terra, isso representa 4,15 milhões de hectares, mas felizmente, não impactou nos resultados.
Muito se deve ao clima favorável durante a safra, que possibilitou aos agricultores garantir uma produtividade elevada. Todos os levantamentos foram extraídos de relatórios da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Em vista disso, São Paulo é responsável por criar uma complexa cadeia produtiva que envolve muitos produtos derivados da cana-de-açúcar.
Nesse contexto, os principais derivados são o Etanol e o açúcar industrializado em si, dois produtos indispensáveis na formação econômica. Veja como o estado se saiu nas últimas safras em termos de volumes:
- Produção paulista de etanol: na safra 2021, a indústria paulista produziu cerca de 48,4% de todo o etanol. Traduzindo isso para números, foram mais de 14 bilhões de litros de etanol.
- Produção paulista de açúcar: na indústria açucareira brasileira, São Paulo representou 63,2% do açúcar nacional. Isso dá aproximadamente 26 milhões de toneladas de açúcar.
Quais cidades paulistas se destacam na produção de cana-de-açúcar?
São Paulo é conhecida por contar com os maiores produtores individuais de cana-de-açúcar do mundo. Desse modo, estou falando das principais cidades que mais produzem e abastecem a indústria como poucas.
Vale dizer que o ranking a seguir é discutível, pois os dados tendem a variar bastante entre as safras. Porém, o acompanhamento dessa evolução nem sempre é registrado como deveria, veja a lista:
- Morro Agudo (8,1Mt)
- Barretos (5,89Mt)
- Guaíra (5,10Mt)
- Jaboticabal (4,89Mt)
- Araraquara (4,48Mt)
- Valparaíso (4,24Mt)
- Rancharia (4,23Mt)
- Ituverava (4,03Mt)
- Batatais (3,84Mt)
- Guaraci (3,78Mt)
- Olímpia (3,60Mt)
- Novo Horizonte (3,59Mt)
A distribuição é ainda maior, mas esses são os principais players no cultivo de cana-de-açúcar no país. E isso mostra grande diversidade da agroindústria paulista, pois muitos associam São Paulo apenas à produção de laranja.
Qual é a maior usina de cana do Brasil?
A maior usina de cana do Brasil é a Usina São Martinho, localizada em Pradópolis, estado de São Paulo. O município, por sua vez, fica na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, e tem uma população de apenas 21.873 habitantes.
Quando falamos em usina de cana-de-açúcar, é fundamental compreender que se trata do processamento da matéria-prima, certo? Consequentemente, a usina recebe a cana e a processa de acordo com as necessidades do mercado e clientes.
Além de ser a maior do Brasil, a Usina São Martinho é a maior processadora do mundo. Para isso, a indústria faz a moagem de mais de 10 milhões de toneladas por safra. Foi fundada em 1948 e, hoje, conta com mais de 5 mil colaboradores.
Como diferencial no mercado, a indústria dispõe de moderno sistema logístico, que viabiliza agilidade e flexibilidade nas demandas.
Quais os maiores produtores de cana-de-açúcar do Brasil depois de São Paulo?
Se São Paulo é o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, respondendo por 54% da produção, quais os outros players? Quais outros estados contribuem em volume para um segmento que não para de crescer?
Sabia que a cadeia produtiva da cana movimenta algo em torno de R$87 bilhões anualmente no país? Quem traz a informação é a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP).
Confira a lista com os 2 principais estados produtores de cana-de-açúcar igualmente importantes no cenário brasileiro.
Minas Gerais
Depois de São Paulo, Minas Gerais é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar, posição alcançada nos últimos anos. Impulsionada pela valorização da matéria-prima e preço dos derivados, a produção sucroalcooleira mineira se destaca.
A verdade é que Minas Gerais tem uma das agriculturas mais robustas do Brasil, vide sua produção de feijão. Entretanto, quando se trata de cana-de-açúcar, o estado mineiro sempre esteve em terceiro lugar, atrás apenas de Goiás.
Contudo, a mudança recente na indústria fez com que os produtores focassem recursos em produtividade e área plantada. Como resultado, a safra 2023/204 deve crescer 6% em quantidade, ultrapassando facilmente 73 milhões de toneladas.
Esse cenário é reforçado pela estimativa feita pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig). O setor é muito relevante para a cadeia mineira do agronegócio que, atualmente, conta com uma ampla oferta de indústrias.
Diante disso, são mais de 36 usinas ativas, 108 municípios atuantes na produção da cana. Inclusive, há uma geração superior a 167 mil empregos diretos e indiretos. Em se tratando da produção de açúcar, Minas deve produzir até 4,8 milhões de toneladas.
Já a produção de etanol mineiro tem tudo para ultrapassar 3 bilhões de litros, um aumento também de 6%. Para finalizar, os principais municípios na indústria sucroalcooleira são:
- Uberaba (6,76Mt)
- Frutal (5,01Mt)
- Santa Vitória (3,50Mt)
- Conceição das Alagoas (3,44Mt)
- Campo Florido (2,68Mt)
- Iturama (2,17Mt)
Goiás
A agricultura do estado de Goiás é reconhecida pela riqueza de commodities e produtos agrícolas. Posso destacar a produção de soja, algodão, milho, feijão, arroz, trigo, café e frutas. Porém, a cana-de-açúcar certamente é incontestável.
Goiás permanece numa tendência de 68 a 71 milhões de toneladas. Por exemplo, na safra de 2023/204, há grande expectativa de o estado colher cerca de 72 milhões de toneladas.
Caso a perspectiva se consolide, Goiás teria um aumento de 2,3% em relação à safra passada. Falando em produção nacional, o estado representa atualmente 11,4% da produção nacional de cana. Dentre as principais regiões, destaco:
- Quirinópolis (6,13Mt)
- Goiatuba (4,31Mt)
- Itumbiara (4,02Mt)
- Edéia (2,99Mt)
- Jataí (2,88Mt)
- Mineiros (2,80Mt)
Lembrando apenas que todos os dados e números podem apresentar alteração de acordo com a fonte de registro utilizada. As informações referentes à Minas Gerais e Goiás foram obtidas de relatórios do IBGE, apenas para referência.
BÔNUS: qual é o maior produtor de cana do Nordeste?
O maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste é o estado de Alagoas, com safras equivalentes a 18 milhões de toneladas. No mesmo período, o estado de Pernambuco registrou uma safra de quase 13 milhões de toneladas.
Com isso, a indústria sucroalcooleira pernambucana é a segunda maior do Nordeste e movimenta a cadeia empregatícia formal.
Além do que, é essencial reforçar que os investimentos neste setor, fundamental para o agronegócio no Nordeste, têm sido constantes. Como resultado, cada vez mais municípios engrenam uma sólida produção, gerando emprego e valor ao estado.
Conclusão sobre qual o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil
Gostou de descobrir tudo sobre qual o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil? Para quem considera o que plantar para ganhar dinheiro, a cana tem sido uma ótima alternativa nos últimos anos.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas se possível, compartilhe o conteúdo nas redes sociais e até a próxima!
Deixe um comentário