Por que açougueiro usa branco? Descubra o verdadeiro motivo

Publicado por Lidia Massari em 15 de maio de 2023

Toda vez que vai ao açougue você sabe exatamente o que comprar no churrasco, mas por que açougueiro usa branco? Você sabe?

Basta um olhar atento para você entender que cada profissão no mercado de trabalho carrega uma cor específica. Porém, não é todos que associam isso a alguma finalidade ou objetivo, mas eu garanto que tudo cumpre um propósito.

Diante disso, hoje é dia de falar sobre esse profissional indispensável em nossas vidas, o açougueiro. Conheça agora os motivos de tanta “brancura” nos açougues!

Por que açougueiro usa branca? Entenda os motivos para tanto rigor

por que açougueiro usa branco

Não importa se você está falando de uma franquia de açougue ou do comércio do bairro, uma coisa não muda. A roupa branca é a marca registrada do açougueiro profissional, mas tanto cuidado naquela imaculada vestimenta tem um motivo.

Eu não busco contrariar ninguém aqui, mas pessoalmente existe mais de um motivo para isso. Porém, a principal razão do uniforme do açougueiro ser branco é a higiene na execução do trabalho, simples assim.

Pensa comigo por um segundo, se na imagem profissional do açougueiro ele usasse, sei lá, marrom, certo? Como você, cliente, identificaria sujeiras ou elementos que não deveriam estar lá? Seria impossível, não é mesmo?

“Tudo bem, mas no meu caso, eu compro carne direto do frigorífico, isso também se aplica?”. Sem sombra de dúvidas, se o seu fornecedor trabalhar com seriedade e no cumprimento das obrigações, o branco é a bandeira oficial.

“Espera aí, obrigação, mas como assim?”. Tenha calma, continue a leitura e veja mais razões para todo cuidado que você encontra no mercado da carne.

1. O principal motivo do açougueiro usar branco é pela higiene

Como eu disse, a higiene é a principal razão para todo açougueiro usar uniforme branco com aquele aspecto de recém-lavado. Porém, essa é uma medida de segurança e responsabilidade para os clientes que frequentam o comércio, veja:

  1. Os ambientes do açougue são esterilizados, mas ainda assim, as sujeiras estão presentes em praticamente todo canto.
  2. Seja na hora de cortar, ao desossar, ao moer ou na limpeza, eventualmente o profissional vai se sujar.
  3. O branco é aquela coisa, “encostou, marcou e não sai mais”.
  4. Por conseguinte, o profissional é obrigado a manter uma higiene impecável pelas circunstâncias do ambiente de trabalho.

Sendo assim, o uniforme alvo oferece visão do sangue dos cortes, das impurezas e das particularidades dos produtos. Por exemplo, vou assumir que o açougue também faça linguiça artesanal para vender, certo?

Nesse contexto, há presença de outros componentes que certamente marcam as roupas e demais EPIs dos profissionais. E outra, o dono do açougue infelizmente não consegue acompanhar de perto seus colaboradores.

Então, o branco é uma forma de garantir pleno profissionalismo da sua força de trabalho. Afinal, o funcionário não consegue esconder uma mancha enorme de sangue por muito tempo, né [risos]?

2. Segurança alimentar em açougue para o consumidor ter visibilidade do profissionalismo do comércio

Você é uma pessoa que consome carne e derivados regularmente. Naturalmente, você visita o açougue de confiança com frequência porque sabe exatamente da qualidade e higiene do local.

Todavia, de repente os açougueiros começam a usar outras cores que dificultam a identificação do padrão sanitário, qual sua reação? Provavelmente vai virar as costas e comprar em outro comércio, eu sei que eu faço isso.

Portanto, o segundo motivo para o açougueiro usar branco, é justamente devido à segurança alimentar. Não à toa, as roupas brancas estão associadas também:

  • Limpeza impecável acima de tudo.
  • Integridade dos produtos.
  • Menores chances de contaminação dos alimentos.
  • Padronização visual da profissão.
  • Apresentação direta do nível de seriedade e cuidado do açougue.
  • Garantia de satisfação de consumidores ávidos por processos seguros.

Se você estava pensando em como montar um açougue, agora você sabe proceder na aquisição adequada dos uniformes, certo?

3. Quais as normas sanitárias para açougueiros? O que a Anvisa diz a respeito?

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é rígida em muitos aspectos, quem manuseia alimentos sabe bem disso. Entretanto, o que poucas pessoas sabem, é que a Anvisa possui um conjunto de normas para açougue, sabia?

Mas será que a cor da roupa é uma obrigatoriedade exigida pelo órgão fiscalizador? Não, não existe nenhuma menção ou exigência específica quanto à cor das vestimentas.

Sendo assim, se você tiver um açougue e a fiscalização chegar, a cor não implica em multa ou autuação. Já a limpeza das vestimentas, a higienização dos ambientes e o manuseio das carnes, esses elementos sim podem dar problema.

Depois que eu fiquei sabendo disso, cheguei à conclusão sobre “por que açougueiro usa branco”, sabe qual é? A meu ver, isso é pura essência de bom senso e consenso entre os profissionais, e não uma obrigação de fato.

Abaixo você descobre alguns dos aspectos encontrados no Manual de Boas Práticas para Serviços de Alimentação da Anvisa:

  1. A primeira recomendação é a utilização de uniformes impecáveis e próprios para uso exclusivo no açougue.
  2. Uso ininterrupto de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas especializadas, toucas, sapatos apropriados e aventais.
  3. Desinfecção, higienização e limpeza diária do ambiente de trabalho.
  4. Estímulo recorrente aos profissionais sobre a importância da higienização das mãos.
  5. Procedimentos que evitem qualquer espécie de contaminação cruzada.

A soma dessas etapas, ações e do branco dos uniformes, reforça a percepção de manuseio higiênico e totalmente seguro. Vale ressaltar que tudo isso deve ser aplicado nos mais distintos modelos de comércio, tudo bem?

Por exemplo, caso você tenha uma boutique de carnes, já sabe como reestruturar ou reforçar as medidas de segurança, né?

Por que açougueiro usa branco? Para o seu conforto e segurança!

Saber por que açougueiro usa branco pode mudar completamente a sua perspectiva e visão sobre um estabelecimento. Enquanto uns consideram isso frescura ou mero detalhe, eu carrego comigo a ideia de total segurança na alimentação.

E você, qual é a sua opinião acerca do assunto? Ou melhor, entendeu tudo sobre essa questão de extrema relevância?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, eu consegui te ajudar? Ah, que ótimo, peço apenas que compartilhe o conteúdo e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário