Poke havaiano: Como montar um restaurante do zero

Publicado por Jéssica Trabuco em 8 de novembro de 2017

Você já ouviu falar do Poke havaiano? Esse é um prato típico do Havaí que chegou aqui no Brasil e já tem feito inúmeros adeptos. Ele lembra muito a culinária japonesa, por causa do uso se peixes crus e o seu sabor e refrescância estão deixando as pessoas apaixonadas.

É aí que vem a grande oportunidade de negócio! A comida é boa, é novidade e quase não tem estabelecimentos que trabalham nesse segmento. Sabe o que isso significa? Essa pode ser a chance de você montar um negócio de sucesso!

Reconhecer novidades e investir nelas sempre pode trazer boas oportunidades de faturamento para o empreendedor. É por isso que você deve estar aqui lendo esse artigo, não é não?

De alguma forma você ouviu falar no Poke havaiano, ou até mesmo conheceu, e percebeu que ainda não existem muitos estabelecimentos por aqui que trabalham com essa iguaria. Acertei?

Seja qual for o seu motivo, a partir da leitura desse artigo você poderá entender exatamente o que precisa para abrir um restaurante de Poke Havaiano! Desejo que utilize essas informações ao seu favor e coloque-as em prática.

Entenda o que é o Poke havaiano


Antes de irmos para a parte de montar um restaurante, quero que você compreenda primeiro o que de fato é o Poke havaiano, como é esse prato e por que ele chama tanta atenção. Até porque se você quer montar um negócio nessa área precisa se tornar um especialista!

Trata-se de um prato típico do Havaí que é feito com peixe cru. Esse prato foi criado por pescadores para servirem o peixe pescado de forma fresca e mais rápido possível, como um petisco, sabe?

As pessoas que moram por lá são super acostumadas com ele. Para você ter uma ideia, os próprios surfistas saem das suas ondas e vão para os quiosques se deliciarem com esse prato.  Por ele ser leve e saboroso, acaba sendo muito comum.

Para te dar uma visão ainda mais geral sobre ele, eu trouxe uma receita que achei no blog Figos e Funghis. É até uma boa que você comece treinando o seu preparo para oferecer aos seus clientes.

Leia também: Como montar um comércio de frango assado

Receita de Poke havaiano de Salmão

Poke havaiano

Ingredientes

  • 1 cenoura grande descascada e cortada em palitinho
  • 400 g de salmão fresco e bem limpo
  • 1 xícara e 1/5 de chá de edamame cozido al dente no vapor
  • 1/2 repolho roxo pequeno lavado e cortado em tirinhas finas
  • Mix de gergelim preto e branco
  • Cebolinha verde fatiada
  • 1 folha de alga japonesa cortada em tirinhas

Ingredientes para o molho

  • Suco de 1 limão
  • 8 colheres de sopa de molho shoyu
  • 3 colheres de sopa de óleo de gergelim
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 1 colher de chá de wasabi em pasta

Modo de preparo

Primeiro você vai misturar todos os ingredientes do molho em um recipiente e bater com um fouet. Faça isso até que o wasabi se dissolva totalmente e depois reserve. Agora pegue o salmão e pique em cubos.

Faça as fitas ou palitinhos da cenoura e reserve tudo na geladeira separado até a hora de servir. A montagem do prato que é o grande barato! Coloca uma porção do peixe e uma porção pequena de cada acompanhamento.

Por último você despeja uma boa quantidade de molho e as tirinhas de alga com cebolinha e o mix de gergelim.

O primeiro passo para montar um restaurante Poke havaiano é fazer o plano de negócios


Agora que você já sabe como fazer Poke havaiano, é hora de falarmos da montagem em si do seu restaurante. O primeiro ponto para isso é a montagem do seu planejamento de negócios. Esse plano serve como um manual de instrução dizendo tudo que você vai precisar para que o projeto se concretize.

Essa é uma etapa na construção de qualquer empresa que leva tempo, energia e muito estudo. Você vai determinar aqui o seu público alvo, a localização, a estrutura física, o pessoal que vai precisar e todo o resto – por isso gaste o tempo que precisar!

Mercado brasileiro


Conhecer o mercado de Poke havaiano na sua região é outra tarefa que você precisa realizar o mais rápido possível. Não dá para falar sobre abrir um restaurante na área sem mencionar a importância de conhecer o consumo da sua região.

Esse é de fato um segmento novo, que ainda não tem muitos concorrentes específicos, mas em compensação existem temakerias que vendem esse produto, sem falar nos food trucks. Por isso que você precisa ver como é a situação aí.

No geral é fácil dizer que o brasileiro gosta de comer fora. Mesmo com a crise esse cenário não foi modificado. O horário de maior pico nesse sentido é o do almoço e você pode utilizar isso ao seu favor.

Em contrapartida, identificando as características da sua região, o que você precisa fazer é trabalhar duro, com produtos frescos e saborosos e atendimento diferenciado para que o seu consumidor destaque você das concorrências.

Você precisa de bons fornecedores!


O maior segredo de sucesso de um restaurante de Poke havaiano é a parceria com bons fornecedores. Você precisa de produtos frescos todos os dias para dar ao seu cliente a melhor refeição.

Não ache que você vai conseguir isso comprando os produtos no mercadinho que tem perto. Isso não será possível! Você tem que fazer parceria com feirantes e com pescadores de confiança, que trarão a você todos os dias o que você precisa.

Faça uma pesquisa por aí e encontre os melhores para o seu negócio. Sem esse ponto definido no seu restaurante as coisas não vão dar certo. Então comece a pesquisar agora!

Estrutura e equipamentos


montar um restaurante Poke havaiano

Já que falamos de estratégias e planejamento, agora é hora de falar sobre a estrutura de um Poke havaiano. Já para te deixar feliz e tranquilo, posso te assegurar que não é preciso muito espaço e nem uma estrutura grande ou requintada.

O importante é ter um espaço bonito, chamativo e acolhedor. Esse é um alimento de consumo rápido, então é bem provável que as pessoas não demorem muito no seu estabelecimento. Pensando nisso você poderá montar um local com uma área a partir de 40 m².

Ela deve ser dividida em:

  • Cozinha;
  • Área de atendimento e caixa;
  • Área de mesas e balcões para refeição;
  • Banheiros;
  • Área de estoque.

Em relação aos equipamentos não existe segredo. Além do que vai te ajudar com a venda e administração, como computadores e impressoras, você vai precisar equipar a cozinha para produzir o Poke havaiano.

Entre alguns dos equipamentos para montar um restaurante Poke havaiano, estão:

  • Freezer;
  • Geladeira;
  • Processadores de alimentos;
  • Mesas e cadeiras;
  • Balcões térmicos;
  • Fritadeira;
  • Utensílios de cozinha (pratos, colheres, tigelas e outros recipientes).

Divulgue o seu restaurante nas redes sociais


Se você quer ser dono de um restaurante de sucesso você precisa investir no marketing de conteúdo por meio da internet e principalmente das redes sociais. São elas que irão expandir o seu negócio para mais pessoas e fazer com que ele seja um sucesso.

Pense em promoções, seja criativo e poste diariamente conteúdo de qualidade que chame de verdade a atenção das pessoas.

O ideal é que você contrate um profissional ou uma equipe que seja especializada no assunto para que trabalhe da forma correta e te traga resultado. É um investimento que vale a pena fazer e que de fato dá retorno.

Quanto é preciso para abrir o restaurante?


Quando a gente tem interesse em começar qualquer projeto a primeira pergunta é: “Quanto isso vai me custar?”. A questão é que ditar um valor exato de investimento é muito difícil, já que cada caso é um.

O valor vai variar de acordo com o que você tem em mente. Desde o tamanho da sua estrutura até os serviços e produtos que você vai oferecer. Pelo que você já percebeu não é preciso grande espaço para isso.

Fazendo uma estimativa geral, pode-se dizer que o investimento para abrir um restaurante Poke havaiano é de partir de R$60.000. Lembrando que você precisa investir muito mais do que só dinheiro: é preciso investir seu tempo e sua dedicação total para que o negócio dê certo.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário