No texto de hoje eu vou te apresentar 8 opções de onde vender antiguidades e conseguir ganhar dinheiro. Se tem algo que acredita que tem valor, não perca tempo e comece a pesquisar onde vai para oferecer.
Aproveite para ficar comigo até o final do texto porque além de te apresentar esses lugares, vou te dar algumas dicas que podem ser importantes e te ajudar a chamar mais a atenção de possíveis compradores.
Confira!
1. Venda para antiquários
O primeiro lugar a procurar para vender uma antiguidade é justamente em uma loja especializada nessa área. Os antiquários são comuns, principalmente nas grandes cidades, e possuem profissionais capacitados para avaliar o seu produto.
Como eles costumam comprar os itens para revender, o valor proposto será consideravelmente menor do que se você vendesse ao consumidor final. A vantagem, ao meu ver, é que é uma maneira mais rápida de conseguir dinheiro e dependendo da quantidade de coisas que você tenha, é possível firmar uma parceria interessante.
2. Brechó/Bazar
Os brechós e bazares da vida são focados na venda de coisas usadas e também antigas. Muita gente vai até esses lugares para “garimpar” e encontrar muitos tesouros escondidos.
Assim como no caso do antiquário, essa é uma opção de lugar para vender seu produto de forma rápida, sabe? Só que o valor que vai conseguir também será menor do que se fosse vender para o consumidor final. Eu acho até que aqui você vai ganhar menos até do que em um antiquário.
De qualquer sorte, eu acho que vale a pena você fazer um orçamento para entender quais são as suas possibilidades.
3. Venda antiguidades para museus
Sabe quem compra coisas antigas? Os museus! Lógico, né? Só que na hora a gente acaba esquecendo que eles também podem se tornar clientes.
Se a sua antiguidade tiver a ver com alguma pessoa muito importante ou com um período antigo específico, você pode acabar ganhando um bom dinheiro ao fazer negócio com essas instituições.
4. Colecionadores de coisas antigas
Vender antiguidades direto para colecionadores talvez seja a forma mais lucrativa, sabia? Essas pessoas costumam pagar caro por coisas que consideram valiosas e assim você consegue ganhar bem mais do que se vendesse para um revendedor.
Para entrar em contato com essas pessoas, você pode fazer pesquisas na internet, anunciar em sites, grupos e outros espaços.
5. Leilões
Empresas de leilões também podem se interessar pelas suas antiguidades. Que tal fazer uma busca das que existem aí na sua região e marcar uma reunião para apresentar o seu produto e ver a proposta que farão?
6. Comece vender antiguidades em feiras
Existem feiras de antiguidades que acontecem no país inteiro e essa pode ser uma grande oportunidade para você vender as suas coisas. Como nesses locais costumam existir várias “lojinhas”, vai ser mais fácil avaliar a melhor proposta possível.
7. Grupos de vendas específicos para antiguidades
Existem grupos no Facebook e no WhatsApp onde dá para vender antiguidades. Nesses espaços você tem acesso a muita gente que dá valor a esse tipo de produto e fica muito mais fácil achar um comprador dessa forma.
8. Mercado Livre e OLX
Vender antiguidades online também pode ser lucrativo e até mais rápido do que o contato com pessoas frente a frente. Sites como OLX e Mercado Livre vão te colocar em contato com gente do mundo todo.
A ideia aqui é fazer um anúncio perfeito! Primeiro tire boas fotos da sua antiguidade. Bons ângulos e uma iluminação bacana fazem toda a diferença.
Além disso, não se esqueça de fazer uma descrição bem detalhada sobre o item. Coloque todas as informações possíveis, ok?
Por último, mas muito importante, coloque um preço que seja justo e que realmente chame a atenção de interessados.
Duas coisas que são importantes
Além de te mostrar os lugares que compram antiguidades, eu preciso te dar alguns conselhos que vão te ajudar a ter melhores resultados:
Leve seu produto para uma avaliação
Para saber o valor de uma antiguidade é preciso levar até um especialista nisso. Os antiquários são ótimos para te ajudar nesse sentido ou você pode procurar um avaliador online.
Isso vai ser a base para todo o resto. Depois dessa avaliação você vai saber exatamente do que se trata o seu produto e o quanto ele vale realmente. A partir daí fica muito mais fácil cobrar o preço justo.
Faça pequenos reparos
Dependendo da antiguidade que você tenha em mãos, é possível e recomendado fazer pequenos reparos. Produtos como uma máquina de escrever, por exemplo, podem ser completamente restaurados para aumentar o seu valor de mercado.
Leia também: Como montar uma loja de móveis usados
Decida onde vender antiguidades e comece lucrar
Agora que já sabe exatamente onde vender antiguidades, vai continuar perdendo dinheiro? Se organize para fazer orçamentos e escolha o comprador que oferecer as melhores vantagens para você!
Espero que o artigo tenha te inspirado e ajudado, viu?
Um grande abraço e muita sorte para sua caminhada!
Tenho uma pessa mais não sei o que vale