As filiais são uma extensão de uma empresa matriz, funcionando como o braço de um negócio já consolidado, só que em outro lugar. Ela segue o mesmo modelo e recomendações, mas pode modificar seus produtos e/ou serviços de acordo com a necessidade do público local.
No texto a seguir eu vou te explicar melhor qual é a função desse tipo de negócio, quais são as vantagens e desvantagens, além de te mostrar qual a diferença para uma franquia e para uma matriz.
Se quiser entender mais sobre o assunto, meu convite é para que continue a leitura até o final.
Vem comigo e entenda exatamente o que são filiais:
O que é a filial de uma empresa?
Para entender o que são filiais a gente precisa pensar no seguinte: Imagine que você tem uma lanchonete no seu bairro e que ela está fazendo o maior sucesso. A demanda cresceu e tem gente vindo de várias regiões e até de outras cidades para comer o seu lanche.
Com isso você percebe que ter outra loja pode ser interessante e aí que surge a ideia de ter uma filial. A partir daí começa a procurar um espaço e monta outra lanchonete seguindo o mesmo modelo da primeira.
É a mesma marca, o mesmo atendimento, o mesmo layout e o mesmo cardápio. Sendo que para atender melhor o público você pode acrescentar um sabor especial ou outro produto a mais.
Isso é uma filial, entende? É como uma filha da empresa original em outro lugar. É uma maneira de expandir a sua marca, aumentar o seu faturamento e conquistar novos clientes.
Deixando claro que é possível ter mais de uma filial da empresa, desde que siga as orientações e recomendações da central.
A filial e a matriz usam o mesmo CNPJ?
Muita gente tem essa dúvida e a verdade é que sim, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é o mesmo, só que tem uma pequena diferença. Se você reparar no número do CNPJ, lá no final tem a numeração 0001. Na filial, esse número será 0002, 0003 e assim por diante. Isso é justamente para mostrar que ela não é a matriz.
Lembre-se de 2 exemplos de filiais
Existem inúmeros exemplos de filiais no nosso dia a dia. Grandes marcas trabalham dessa forma e eu vou te fazer lembrar de duas delas abaixo.
Veja:
Coca-cola
Esse talvez seja o maior nome que eu consigo me lembrar. Existem filiais da Coca-Cola no mundo inteiro! A fabricação, comercialização e divulgação seguem as mesmas recomendações da sua matriz, mas ela se molda de acordo com a necessidade do público local.
Por exemplo, aqui no Brasil a gente tem a versão com café, enquanto que em outros países existem a com baunilha, cereja, limão-siciliano, limão e até laranja-sanguínea.
Essa diferença tem muito a ver com o gosto das pessoas de cada região. A ideia é conseguir agradar o maior número de clientes possíveis, se adequando aos costumes locais.
Fabricantes de carro
BMW, Volkswagen, Fiat e muitas outras marcas que fabricam carros tem filiais por todo o mundo. Elas seguem o mesmo padrão da matriz em todos os aspectos do negócio e o interessante é que os modelos fabricados e vendidos dependem da região e do público local.
Qual a diferença de matriz e filial?
Só para ficar claro, a diferença entre a matriz e a filial é que a matriz é o início do negócio, ela é a sede, a original. É a primeira, sabe? A filial ficará subordinada a ela, seguindo suas orientações e recomendações.
É na matriz que as principais atividades da marca estão concentradas, inclusive as decisões. A filial, no entanto, é uma unidade aberta do próprio negócio, só que em outro lugar.
Qual é a diferença entre franquia e filial?
Enquanto a filial faz parte do próprio negócio e é administrada pela sede, com o mesmo CNPJ, a franquia é aberta por outros empreendedores.
Pessoas interessadas no negócio compram a licença para utilizar a marca e pagam uma taxa para que tenham a mesma estrutura, produtos e “sistema” do negócio original.
Os custos são todos do empreendedor e ele precisa seguir uma série de exigências e recomendações da marca. Sem falar que toda a parte financeira da franquia é de total responsabilidade do franqueado. Se ela vai bem ou mal também.
Vantagens e desvantagens de abrir uma filial
Como tudo na vida, investir em uma filial tem pontos positivos e negativos. Todos podem ser moldados e reconsiderados de acordo com o projeto e cuidado de cada um, é claro.
De qualquer maneira, para que fique ainda mais ciente da situação, quero te mostrar eles abaixo:
Desvantagens de ter uma filial
- Toda a operação será custeada pela empresa;
- Vínculo empregatício com os funcionários;
- Rigidez em relação ao funcionamento, já que tudo precisa seguir de acordo com o que a matriz pede.
Vantagens de abrir uma filial
- Expansão do negócio;
- Aumento de faturamento;
- Alcance de novos públicos;
- Modelo de trabalho padronizado e eficiente;
- Gerenciamento pela empresa matriz;
- Uso de uma marca já conhecida no mercado.
Conteúdo Recomendado:
Analise se vale a pena ou não
Agora que você já sabe o que são filiais e entende sua importância e os desafios, pense direitinho se o seu negócio está pronto para ir para essa nova etapa.
Eu espero que o texto tenha conseguido te informar de forma clara e te ajudar de alguma forma.
Obrigada pela companhia por aqui.
Um abraço e até mais!
Deixe um comentário