Muita gente não tem ideia do que fazer quando seu concorrente vende mais barato e é justamente por isso que eu criei esse texto. Vou te apresentar 8 coisas que vão te ajudar a conquistar o seu cliente mesmo que seu preço seja maior do que os outros.
Pode parecer difícil de acreditar, mas na maioria das vezes a quantia não é o que faz a venda ser fechada. As pessoas são muito mais conectadas a valor.
Um exemplo disso é que a gente provavelmente vai preferir comprar em uma loja onde somos bem atendidos, do que em um lugar que vende mais barato, mas que nos trata mal. Concorda? Pois então!
Fique tranquilo e confira comigo essas dicas que vão te ajudar caso a concorrência tenha baixado demais o preço.
Veja:
1 – Entenda o que os concorrentes estão oferecendo
A primeira coisa que você precisa fazer quando o seu concorrente vende mais barato é ficar calmo. Não adianta desespero, isso só vai te fazer se sentir mal e dificultar que aja de forma inteligente.
Depois de se acalmar é preciso entender exatamente o que está acontecendo. O produto é o mesmo? Tem as mesmas condições? Quanto mais barato ele está vendendo? Existe alguma promoção limitada?
Saber essas informações vai te ajudar a preparar uma resposta à altura, entende? Então tente buscar o máximo de informação possível!
2 – Se torne um especialista na área
Vou te dar um exemplo pessoal. Eu passei alguns anos da minha vida trabalhando para uma famosa marca de colchão e um dos lemas dela é treinar consultores e não vendedores. A empresa acreditava que se a gente soubesse mesmo sobre colchão, passaríamos credibilidade ao cliente.
A ideia não era oferecer o produto mais caro da loja pensando na comissão, mas ouvir a demanda do cliente e indicar o melhor para a sua necessidade.
Quando uma pessoa entrava na loja e me via falar com tanta certeza sobre o mundo dos colchões, ela se sentia segura e acolhida. Na maioria das vezes o produto que eu vendia era mais caro que a concorrência, mas quando sentiam que eu queria oferecer o melhor para a saúde deles, eles compravam comigo.
Essa é uma estratégia que funciona para qualquer produto ou serviço. Você e a sua equipe precisam se tornar especialistas no que quer que faça e isso vai agregar valor ao seu negócio.
3 – Invista em um atendimento diferenciado
Se “fulano faz mais barato” e você não tem como mexer no preço do produto ou serviço que oferece, invista então em um atendimento diferenciado. Isso começa com o fato de você ser especialista na área, mas acaba bem quando o seu tratamento ao cliente é excelente.
O foco aqui é fazer com o outro o que gostaria que fizessem com você. Pode ser um lema clichê e simples, mas que tem um potencial tremendo.
Se apresente ao cliente, pergunte o seu nome, use durante a conversa, deixe que ele diga o que precisa, escute com atenção e ofereça o que for melhor para a situação. Seja honesto, simpático, respeitoso e agradável.
Essas atitudes criarão um laço entre vocês e as chances dessa pessoa comprar na sua mão, serão enormes!
4 – Ofereça vantagens diretas
Pode até não parecer que tem muito o que fazer quando o concorrente oferece mais por menos, mas tem sim! Além de focar em especialização e atendimento, você pode oferecer várias vantagens diretas para o comprador:
- Frete grátis;
- Brindes;
- Cupom de desconto;
- Cartão fidelidade.
Essas são coisas fáceis e baratas de oferecer, mas que vão mudar completamente a forma do seu público ver a sua marca. Ele vai se sentir especial e valorizado e isso acaba fidelizando qualquer um.
5 – Diversifique a forma de pagamento
Aqui outro exemplo de coisa simples, mas que funciona: Ofereça várias formas de pagamento. Facilite as possibilidades do cliente e te garanto que ele ficará satisfeito.
Além do dinheiro, débito ou PIX, permita que divida no cartão de crédito sem juros e até que pague no carnê (dependendo do seu negócio). Em algumas situações também é possível jogar a primeira parcela do pagamento para 30 ou 60 dias.
Veja o que o seu empreendimento pode fazer nesse sentido e dê o seu melhor.
6 – Invista em ações
Que tal fazer um café da manhã na sua empresa e convidar alguns clientes ou até mesmo criar um happy hour?! Você pode criar um feirão e vender os produtos com promoções e vantagens, colocar uma música ao vivo e até oferecer comes e bebes.
Existem várias ações que chamam a atenção dos clientes e podem te ajudar a conseguir vendas e aumentar o seu faturamento mesmo quando a concorrência vende mais barato.
Para definir a melhor ação, é preciso primeiro conhecer bem o seu público-alvo.
7 – Crie alguns sorteios
Quem não gosta da possibilidade de ter vantagem ou ganhar alguma coisa? Fazer sorteios criativos e divertidos pode te ajudar demais nessa situação.
Tem o estoure e ganhe, o bingo, a roleta russa, o tiro ao alvo…Escolha um que envolva o cliente, crie uma experiência interessante e ofereça bons mimos.
8 – Cuide do pós venda
Uma pessoa que compra na sua mão uma vez, pode voltar e comprar de novo, assim como também pode te indicar para amigos e familiares. Por isso que a venda não acaba quando ela passa o cartão. É preciso depois verificar se o produto ou serviço supriu as necessidades, se a entrega foi feita corretamente, se existe algum tipo de reclamação.
Ter o cuidado com o pós venda também é uma forma de criar valor junto às pessoas e fazer com que elas prefiram comprar na sua mão, independente da diferença de preço que possa existir.
Escolha o que fazer quando seu concorrente vende mais barato
Agora que você conhece pelo menos 8 estratégias para conquistar o cliente quando o concorrente vende mais barato, defina com qual delas vai começar a trabalhar.
A maioria é simples de colocar em prática e não vai te fazer gastar nem um real. Então não fique perdendo mais tempo não, se organize, pesquise e coloque a sua decisão em prática o quanto antes.
Espero que o meu texto tenha te servido de inspiração e ajude nesse momento.
Um abraço e até mais!
Deixe um comentário