A partir de agora você terá acesso a uma lista com 19 ideias de nomes para startups que podem te inspirar com o seu projeto. Só que mais importante do que isso, eu vou te dar algumas dicas que vão te ajudar na construção da sua marca, do zero.
Como eu tenho certeza que esse texto pode te ajudar, meu convite é que fique comigo até o final dele.
Confira:
- Brava
- Somar
- Outro Par
- Marca Certa
- Tech Play
- Bracelete Tech
- Mareiar
- Um menor
- Chame Play
- Tampa Tech
- Boom Up
- RedaUp
- NaMão
- DiFoco
- Master Mente
- Du Ferro
- Garrafada
- Comunica Tech
- Na manha
Comece com algo simples e pequeno
Essas são empresas que começam com uma ideia completamente inovadora e que pretendem ter um crescimento bastante acelerado. Para que isso aconteça é muito importante que o seu nome seja curto, fácil e simples.
No geral, percebo que os nomes de startups costumam ser bem curtos, com apenas uma palavra. Não sei se é proposital, mas eu acho que isso facilita muito na questão de ficar gravado na memória do cliente, sabe?
Então, eu acho que pelo menos vale a pena você fazer esse teste e buscar uma ou duas palavras que possam representar o seu projeto. Claro que isso não vai ser automático, mas não é difícil.
Pegue uma folha de papel e vá anotando todas as palavras que surgirem na sua mente que você acha que tem a ver com o seu trabalho e no final vá tentando juntar para ver o que fica bom.
Pense em algo que representa o que você faz
Não adianta ser um nome curto e fácil, se ele também não tiver uma ligação direta com os seus objetivos e até com as qualidades e diferenciais da sua startup. Essa identificação clara vai facilitar a interação com possíveis clientes e investidores.
Você pode usar nomes que demonstram a forma como você trabalha, pode pensar em nomes que tenham a ver com onde se pretende chegar ou até mesmo nomes que tenham a ver com o que você acredita pessoalmente.
Ah, também é possível usar coisas que tenham a ver com a sua história, cultura, e/ou regionalidade.
Pode parecer simples demais, mas essa é uma das melhores estratégias para criar nomes criativos para empresas.
Veja se o nome está disponível antes de usar
Isso aqui é muito sério e importante: Não use nenhum nome sem antes ter certeza de que ele está totalmente disponível. Começar qualquer negócio com a marca de outra pessoa é um erro, sendo uma startup é ainda pior.
Existem algumas verificações que se pode fazer de forma rápida e gratuita que podem evitar que você siga por esse caminho:
- Procurar o nome escolhido no Google;
- Verificar se existem perfis nas redes sociais;
- Procurar por marcas registradas no site do INPI (que é o órgão responsável por registro de marcas no Brasil);
- Buscar por domínios de sites registrados com esse nome.
Se perceber que a sua ideia já está em uso, não tem o que fazer. Deixe ela de lado e corra atrás de outra. Quando encontrar uma que esteja realmente livre e possa ser utilizada, minha dica é que entre o quanto antes com o processo de registro de marca.
Leia também: Nomes de empresas sustentáveis
Não perca tempo!
Agora é juntar as informações com as opções de nomes para startups e começar a criar algo que represente o seu sonho e seja marcante. Pode parecer difícil agora, mas eu tenho certeza que você terá bons resultados.
Muito obrigada por ter ficado comigo até aqui, estou na torcida!
Um grande abraço e até mais!
Deixe um comentário