Natura comprou o Boticário? São a mesma empresa?

Por serem duas grandes referências em produtos cosméticos e de perfumaria, muitas pessoas têm se perguntado se a Natura comprou o Boticário, você é uma delas?

Toda notícia relacionada a possíveis expansões e fusões afeta diretamente revendedores e clientes, seja no preço, diversidade de produtos ou posicionamento de mercado. Por isso, é fundamental entender esse contexto para fazer a melhor escolha.

Sendo assim, convido você a conferir e tirar essa dúvida de vez, para que possa aproveitar as vantagens de cada empresa. Vamos conferir?

É verdade que a Natura comprou o Boticário?

Natura comprou o Boticário

Não, a Natura não comprou O Boticário. Mas essa é apenas a resposta mais direta, já que houve sim mudanças significativas no segmento de atuação de ambas.

Na realidade, essa é uma dúvida comum, pois falamos dos dois maiores grupos de beleza de venda direta. O que faz as pessoas se confundirem nessa coisa de compra de empresas, é que ainda em 2019, o Grupo Natura anunciou uma importante aquisição.

Em maio de 2019, a Natura anunciou a compra da sua concorrente direta, a norte-americana Avon Products, pela bagatela de US$3,7 bilhões de dólares, ou algo em torno de 15 bilhões de reais.

Como resultado, essa “pequena” compra deu origem à quarta maior empresa de produtos de beleza e cosmético do mundo, ficando atrás apenas das empresas:

  • L’Oréal (empresa francesa).
  • Procter and Gamble (empresa americana).
  • Unilever (empresa anglo-holandesa).

São a mesma empresa?

Não, muito pelo contrário, se antes havia uma competição acirrada entre Boticário e Natura, agora o “jogo ficou sério” e a competitividade aumenta a cada dia, visto que a aquisição ampliou a atuação da Natura em diferentes segmentos e públicos.

Em contrapartida, é um erro pensar que O Boticário se intimida com essa mudança de cenário. Isso porque na mesma época do anúncio da Natura sobre a compra da Avon, O Boticário já tinha criado um plano de expansão internacional. Não à toa, o grupo é composto por:

  1. Beleza na Web.
  2. Eudora.
  3. Quem Disse, Berenice?.
  4. The Beauty Box.
  5. Vult Cosméticos.

Portanto, podemos afirmar que as duas empresas são as principais concorrentes deste mercado que oferece grandes oportunidades aos revendedores e clientes.

Qual a diferença entre Natura e Boticário?

Se pegarmos as diferenças entre Natura e O Boticário, veremos que ambas compartilham da mesma ‘filosofia” comercial, pois recentemente, um estudo comprovou que as duas lideram o ranking de empresas que oferecem a melhor experiência de compra ao cliente.

A decisão de compra de um cliente entre uma ou outra, fica atrelada apenas à relação pessoal com a marca, ao invés das vantagens de serviços e produtos oferecidos.

E as aquisições recentes de outras empresas, como vimos há pouco, possui um objetivo em comum: atrair e atingir audiências maiores diariamente.

Vamos pegar a Natura, antigamente era uma referência em perfumaria, onde aos poucos se aventurava em cosméticos. Mas com a compra da Avon, isso muda a perspectiva em relação ao mercado, ou seja, passa a alcançar um público voltado ao que a Avon oferece.

O mesmo acontece com O Boticário, por exemplo, a linha “Quem Disse, Berenice?”, focada especialmente na mulher teen e pós-teen, que é aquele público de 15 a 30 anos que a empresa já não tinha tanto contato como antes.

Portanto, nenhuma das duas “dá ponto sem nó” e têm aproveitado as brechas do mercado para expandir e fortalecer operações, mas quem também ganha com isso é o cliente, que passa a ter linhas diversificadas de produtos!

Quantas empresas a Natura comprou?

Você sabia que a Natura tem presença direta no Brasil, Colômbia, Argentina, Peru, México, Chile, Venezuela, Estados Unidos e França? E que além de tudo isso, impacta indiretamente outros 60 países?

Pois então, esse é o alcance do Grupo Natura. Nos últimos anos houveram 3 grandes compras pelo Grupo, sendo:

  1. Compra da Emeis Holdings Pty Ltd: em 2016 a Natura adquiriu a rede Australiana de cosméticos Aesop.
  2. Aquisição da rede The Body Shop da L’Oréal: a compra custou 1 bilhão de euros, ação que ampliou a atuação internacional e receita global.
  3. Compra da Avon: em 2020 comprou a Avon, aumentando consideravelmente seu valor de mercado e lucro anual.

Uma outra coisa que as pessoas se perguntam, é o que muda para quem vende Avon, por exemplo? Teve alguma alteração de marca?

Bom, na realidade cada empresa continua atuando como sempre o fez, ou seja, a Avon continua no mesmo segmento, com seus produtos. O que muda mesmo é o direcionamento comercial interno, no sentido de planejamento das ações, marketing e experiência dos clientes.

Natura ou O Boticário: qual é mais vantajoso revender?

É bastante comum ficar em dúvida se vale a pena revender Boticário e Natura, pois as duas oferecem produtos de qualidade, variedade, suporte e reconhecimento de marca. Entretanto, separei algumas dicas simples que facilitam na escolha de qual vender.

1. Benefícios de vender Natura

  1. Oferece boa proporção de lucratividade.
  2. Reconhecimento consolidado no mercado.
  3. Dispões aos clientes e revendedores uma gama completa de produtos, para estimular vendas.
  4. Viabiliza o famoso “Plano de Carreira” aos consultores.
  5. O consultor Natura pode usar a Consultoria Digital.
  6. Cada novo consultor tem a possibilidade de escolher quais produtos quer vender inicialmente, sem exigência de kits.

2. Benefícios de revender O Boticário

  1. Reconhecimento consolidado no mercado brasileiro.
  2. Geralmente representa um investimento inicial menor.
  3. O revendedor pode utilizar a Universidade da Beleza, com conteúdos relevantes para ampliar as vendas na região de atuação.
  4. Possui planos de incentivos e promoções, atuando como a ponte para retornos rápidos.

Agora que você tem a resposta se a Natura comprou o Boticário, é o momento de identificar qual das duas empresas corresponde ao seu perfil de vendedor, caso seja sua intenção.

Saiba que ambas dão muito apoio e suporte aos clientes, agora a decisão está em suas mãos!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para solucionar a dúvida de mais pessoas e até a próxima!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário