Material para montar loja de roupas: 9 equipamentos necessários

Publicado por Lidia Massari em 24 de dezembro de 2023

Quem sonha em abrir um comércio de roupas, precisa se preocupar com diferentes equipamentos que vão desde cabides e balcões de atendimento, aos sistemas gerenciais e estrutura física de provadores. A lista é grande e você deve planejar tudo.

Vale dizer, no entanto, que o material para montar loja de roupas é uma coisa pessoal, vai muito do ambiente e da audiência. Por isso, você verá uma lista completíssima de coisas que você provavelmente terá que investir na sua loja, confira!

Precisando escolher o material para montar loja de roupas? Veja 9 equipamentos que são indispensáveis

material para montar loja de roupas

A escolha dos equipamentos para loja de roupas deve ser cuidadosa e ter um planejamento por trás de cada decisão. O intuito do processo não é só enriquecer o ambiente da loja, mas também criar uma experiência de compra agradável e funcional. Tenha isso como direcionamento e diminua a chance de errar.

1. Araras para roupas

As araras de roupas são os equipamentos mais tradicionais e úteis em uma loja. Porém, nem sempre os empreendedores os utilizam como deveriam e perdem uma grande oportunidade de criar experiências visuais profissionais.

Dessa forma, as araras ajudam na organização, exposição e melhoria do layout do comércio. Afinal, elas facilitam a visualização das roupas pelos clientes. No entanto, é importante personalizá-las, a fim de incrementar o design da loja.

SUGESTÃO: se você vai montar uma loja de porte médio, é interessante investir em ao menos 5 araras. Procure variar entre modelos de parede e de chão. Ou se preferir, você pode fazer suas próprias araras, confira no vídeo:

2. Balcões de atendimento e caixa

A jornada de compra dos clientes começa no momento que eles adentram a loja, mas termina na finalização da compra. É por isso que os balcões de atendimento são tão importantes, pois é onde o consumidor consolida sua experiência.

Quer dizer que um balcão cheio de bagunça e com fios para todo lado, é péssimo para a percepção do cliente. Conheça alguns parâmetros na hora de escolher:

  • Invista em um móvel condizente com design e proposta da loja.
  • O móvel não precisa ser grande, mas deve acomodar as necessidades.
  • Mantenha a organização para facilitar o fechamento das compras e o trabalho do dia a dia.

3. Prateleiras e expositores

Já as prateleiras e expositores são aquele tipo de material que “quanto mais, melhor”. Por conseguinte, não há um número máximo ou mínimo, pois depende do espaço disponível.

Entretanto, pense na organização e avalie como as prateleiras ajudam você a destacar os produtos.

Além disso, destine um espaço exclusivo com mix de prateleira e expositor para chamar a atenção aos acessórios e produtos complementares. Costumo dizer que esse tipo de material é indispensável para organizar bem uma loja de roupas.

4. Cabines para provadores espaçosos

Tudo bem que o provador não é um material para montar loja de roupas, mas sim um tipo de equipamento. Mas isso não o torna menos indispensável, pelo contrário, sua loja precisará de pelo menos uma cabine de provador.

Existem alguns fatores que você precisa considerar, como: espaço interno, ventilação, nível de privacidade, potencial para aprimoramento (pequenos ventiladores e iluminação) e qualidade geral do material.

Separe um espaço estratégico no layout da loja e crie ações para potencializar a venda cruzada. Para isso, disponha roupas em promoção, acessórios e produtos próximos do provador, isso influencia na compra por impulso.

5. Espelhos de formatos e finalidades definidas

A loja que usa os espelhos a seu favor costuma vender muito mais. É comum associar os espelhos somente à estética e ao design do ambiente. Todavia, os espelhos são verdadeiras ferramentas comerciais quando você as utiliza com propósito.

Além de ampliar a percepção de espaço, o espelho com localização estratégica atua como um motivador na decisão de compra. Uma ação bacana é combinar espelhos de tamanhos diferentes e formatos exclusivos, veja algumas possibilidades:

  • Espelhos com LED para provadores.
  • Espelhos com molduras modernas.
  • Diferencie sua loja com espelhos venezianos.
  • Invista em espelho interativo e impacte a experiências de compra.

6. Sistema de iluminação moderno

material para montar loja de roupas

As maiores marcas de roupas com conceito moderno, utilizam sistemas de iluminação pensados nos detalhes. Recentemente eu pude ver isso na prática, quando caminhava pelo shopping e percebi como a iluminação afeta a decisão de compra.

Isso porque entrei em uma loja onde as luzes tinham presença, mas não diretamente nos produtos de destaque. Mas bastou eu visitar outra loja com luzes planejadas, para notar como as roupas ganham novas dimensões.

Portanto, compre luminárias, luzes e LEDs para criar uma atmosfera agradável, convidativa e relevante para a jornada do consumidor.

7. Diferentes tipos de manequins

Os manequins evoluíram muito nos últimos anos, tanto no material quanto na personalização. Inclusive, hoje você encontra equipamentos totalmente flexíveis e dobráveis, tudo para “quebrar” aquela ideia de expositor estático.

A quantidade e a qualidade do manequim da sua loja dependem do investimento disponível e da proposta comercial. Por exemplo, eu recomendo ao menos 2 manequins na vitrine e de 3 a 4 espalhados pela loja.

8. Móveis para organização de estoque

A organização do estoque em uma loja pode parecer algo sem tanta importância. Pelo contrário, é primordial manter a organização do espaço para compreender a sua oferta atual.

Como uma pessoa que já trabalhou em malharia, acredite quando eu digo que um estoque sem controle é uma bomba relógio. E digo isso porque você gasta mais tempo ao procurar os produtos, pode perder vendas e, sobretudo, perder dinheiro.

  • Tenha prateleiras espaçosas para organizar as coleções.
  • Compre gôndolas que simplificam a disposição das roupas.
  • Trabalhe com estantes que aprimorem a rotatividade.

DICA VALIOSA: outro investimento indispensável é o sistema de gestão de estoque, na verdade, me refiro ao software que você utilizará para ter uma visão sistemática e ampla de tudo que você tem parado.

9. Cabides eficientes e “hangers” exclusivos da loja

material para montar loja de roupas

Por fim, você não pode economizar nos cabides e nos “hangers” personalizados. Mas olha só, fuja daqueles cabides antigos e aposte na modernidade. Além do mais, os hangers precisam oferecer espaço e ter um design atual.

Nesse cenário, se o design da loja for mais tradicional, compre kits de cabides e penduradores mais sóbrios.

Em contrapartida, para ambientes mais contemporâneos há belas opções de penduradores com nichos, vimes e até macramê. O mais importante é manter um padrão visual conforme o estilo da loja.

Planeje o material para montar loja de roupas e ofereça experiências únicas aos clientes

De certa forma, o investimento em material para montar loja de roupas não chega a ser absurdamente alto. Mesmo porque você pode começar com uma estrutura enxuta e aprimorar conforme ganha confiança e preferência dos clientes.

Só que o mais importante é trazer o investimento para o mesmo cálculo da projeção de ganhos necessária para funcionar sem prejuízo. Do contrário, seus gastos podem acumular e afetar diretamente a capacidade de gerar lucro, tudo bem?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que as informações ajudem você a atingir os objetivos, até a próxima

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário