No artigo de hoje eu vou falar para você um pouco sobre como anda o mercado vegano no Brasil. Acredito que nunca antes esse nome foi dito tanto pelos brasileiros e, com certeza, não é à toa.
Se você quer ser um empresário de sucesso na área de alimentação, compreender como anda esse mercado, qual é a sua força e como são os adeptos à essa cultura, pode te ajudar muito a trabalhar de maneira eficiente.
O que eu tentei aqui com esse texto foi trazer as informações de uma forma leve e simples, para que nós todos (relés mortais) consigamos compreender sem precisarmos ir ao dicionário a cada palavra difícil.
Tenho certeza que depois de compreender como anda o mercado vegano no Brasil você vai se sentir mais animado e disposto para começar o seu negócio. Sem falar que vai conseguir se preparar muito melhor.
O que acha desse convite? Vem comigo, compreenda como anda esse segmento por aqui e já comece a planejar o seu projeto para que saia do papel.
Vegetarianismo X Veganismo
Acredito que a coisa mais importante para você aprender aqui primeiro é que o mercado vegano no Brasil não é o mercado vegetariano. Por mais que tenham similaridades, essas são duas coisas bem diferentes.
Eu resolvi trazer um pequeno resumo de cada uma dessas coisas para que você consiga compreender melhor:
#1 – Veganismo
As pessoas veganas são assim principalmente por questões éticas e por crenças muito definidas.
O veganismo é contra qualquer tipo de sofrimento e exploração animal e é por causa disso que os seus adeptos são mais radicais quanto ao consumo de qualquer tipo de produto vindo deles.
Não é só a carne que eles evitam, mas todo e qualquer alimento e produto que tenham tido qualquer uso de animais (seja xampu, maquiagem ou qualquer coisa) seja em teste, seja pela pele, por carne ou qualquer outra parte.
É por isso também que as pessoas veganas estão sempre atentas às empresas e como elas obtém os seus produtos.
#2 – Vegetarianismo
Muita gente passa a ser vegetariana por questões de saúde, estética ou até mesmo como primeiro passo para o veganismo. Nessa situação não se pode consumir carne animal, mas qualquer outro produto derivado, como leite e ovos, por exemplo, pode fazer parte da dieta.
Leia também: O que é economia colaborativa?
O mercado vegano no Brasil está crescendo muito!
De acordo com um artigo publicado no Estadão (vou deixar o link aqui) existem cerca de 5 milhões de veganos no Brasil! Esse é um número bem expressivo e pelo visto a tendência é que ele cresça cada vez mais.
Isso não é só aqui no Brasil, não, é no mundo todo! Nos Estados Unidos o crescimento do veganismo foi de 600% e a previsão é que o número não pare de crescer.
O mais importante de ressaltar é que o veganismo não é uma moda passageira, como muitos dizem por aí. É claro que existem pessoas que se aproveitam disso para promoção própria, mas isso está muito distante do que no geral acontece.
As pessoas estão mesmo mais preocupadas e conscientes sobre a forma de consumo, sobre questões de exploração animal e até mesmo com a sua própria saúde. Com o acesso a informação e a facilidade que temos de comunicação, essa rede só tem como aumentar.
As pessoas estão preocupadas com a sua saúde também!
Outra questão que influencia diretamente a força do mercado vegano no Brasil é a preocupação da população com a sua saúde e com o seu bem estar. Cada vez mais fica claro que a alimentação é importante nesse sentido.
Existem vários estudos que mostram o quanto o consumo exagerado de carnes pode ser prejudicial ao organismo, enquanto que a ingestão de verduras, frutas e legumes, só tem a acrescentar.
Vale à pena investir nesse mercado?
A procura por produtos veganos, alimentícios ou não, tem crescido junto com o número de adeptos. O mais interessante é que o mercado ainda não está preparado para atender a essa demanda da melhor forma.
Ainda faltam muitas coisas para os veganos, como variedade de restaurantes, de lojas com produtos especiais, de empresas de produtos de beleza… Tanta coisa! É um mercado que ainda tem muito a ser explorado.
Por isso, se você quer mesmo investir nessa área, saiba que existe nela uma grande oportunidade! Você só precisa focar no que vai querer fazer e se dedicar inteiramente a isso.
Também é fundamental que você entenda à fundo sobre o veganismo, para oferecer melhor ao seu público, sem risco de ferir os seus conceitos e a sua ética.
Por ser um mercado novo existem poucos modelos para que você siga, mas esse é só mais um desafio que você terá que enfrentar e que vai ajudar muito nessa sua jornada.
Então sim: Vale à pena investir no mercado vegano no Brasil!
Você está pronto para ser empreendedor?
Não sei se você já atua no mercado como empreendedor, mas o mercado vegano no Brasil ser bom não é garantia que você vai começar a ganhar dinheiro da noite para o dia, muito menos que vai faturar sem esforço – isso não existe!
Antes de dar o próximo passo atrás da sua liberdade financeira, é muito importante que você faça uma avaliação honesta de si mesmo e se pergunte se está disposto a se dedicar suficientemente para que isso dê certo.
Isso envolve muito estudo, planejamento, criação de estratégia, conversa com várias pessoas e muito trabalho duro! Não é só investir dinheiro, não, é investir tudo de você!
Só assim é que o mercado vai te dar bons resultados. Unir um segmento de peso com o seu trabalho sério vai te levar para onde você quiser. Então pense nisso, se torne o que precisa para começar e não pare mais!
Leia também: Montar empresa de limpeza de pisos é novidade no mercado
Invista nesse mercado!
Percebe a oportunidade que tem em mãos agora, não é? Pois é! Só basta colocar conhecimento em prática, planejar o seu negócio e trabalhar muito para alcançar todos os seus objetivos.
Tenho certeza que você vai conseguir!
Boa sorte e sucesso!
Deixe uma resposta