É impressionante a quantidade de negócios presentes no mercado de doces, mas boa parte das pessoas acredita ser um nicho limitado de poucas oportunidades.
Um grande erro que pode levar ao investimento errado, é acreditar que somente épocas sazonais oferecem estabilidade ideal. Só que a única forma de ter sucesso é estruturar um comércio que venda o ano todo com previsibilidade.
Pensando nisso, mostrarei um pouco da situação atual do mercado, além de ideias maravilhosas de negócios para começar o quanto antes a ganhar dinheiro. Confira!
Como os últimos meses impulsionaram o mercado de doces
Aqui vai uma forma transparente de você entender o que compõe o universo dos doces. Sempre que falamos em mercados e segmentos de doce, automaticamente devemos associar a confeitaria moderna à loja de doces gourmets.
E olha, me refiro a um segmento que tem sido um dos grandes responsáveis por movimentar a economia brasileira. Não à toa, algumas pesquisas de mercado apontam dois fatores difíceis de ignorar:
- O segmento dos doces teve um faturamento expressivo de mais de R$12 bilhões em 2021.
- Com a chegada da pandemia, a confeitaria cresceu simplesmente 200%, assumindo todos os tipos de negócios.
Portanto, o que era promissor há alguns anos, se consolidou numa fatia do mercado que proporciona independência financeira a muitos empreendedores. E um grande influenciador nesse cenário é, sem sombra de dúvidas, a pandemia.
Isso porque as dificuldades impostas pela dificuldade financeira levaram as pessoas a buscar meios de ganhar um dinheiro extra, ou em casos mais agravados, tentar a sorte como única maneira de se sustentar.
Afinal, como diz o ditado: “são nos momentos mais difíceis que surgem as melhores oportunidades”, então, esse é o momento para entrar com tudo, estabelecer sua marca e reconhecimento no mercado!
6 ideias sensacionais de negócios para montar no mercado de doces
Entre as muitas possibilidades de atuação, é possível destacar algumas que se tornaram referência entre os consumidores:
- Balas gourmet para vender.
- Confeitarias especializadas em nichos do mercado.
- Docerias gourmets.
- Brownearias.
- Comércios focados em atender eventos e festas.
Dessa maneira, as melhores oportunidades ainda são através da produção caseira, a não ser que sua intenção seja virar uma distribuidora de doces. Nesse caso, a conversa muda, visto que será preciso investir consideravelmente a mais.
1. Monte uma bela doceria com variedades gourmets
Atualmente você pode trabalhar com doces de diferentes formas em simultâneo e ainda assim lucrar em cada tipo de negócio. Por exemplo, você pode ter:
- Ponto fixo de vendas (uma doceria).
- Atender demandas pela internet, WhatsApp e redes sociais.
- Vender doces por encomenda.
- Trabalhar com o delivery de doces caseiros.
Dessa forma, a sugestão é começar atendendo pelos canais digitais e, quando levantar um capital que atenda ao planejamento, abrir um ponto físico. “Ah, mas se todo mundo começa na venda física e migra para o digital, por que fazer o caminho oposto?”.
Primeiramente, quando falamos em doces o cliente tende a consumir primeiro com os olhos. Em segundo lugar, o meio digital deve servir uma alavanca para divulgação e impulsionamento da sua marca, de modo a atrair mais pessoas para a loja.
E nesse “meio de campo”, temos as entregas como uma estratégia para oferecer diferencial ao cliente. Com isso, ele terá múltiplos pontos de contato, e poderá escolher aquele que atenda suas necessidades.
Entre os principais doces que uma doceria deve oferecer, estão:
- Brigadeiro gourmet e suas variações.
- Beijinho tradicional e de leite Ninho.
- Camafeu.
- Olho de sogra.
- Bicho de pé cremoso (brigadeiro de morango ou Nesquik).
- Brownie cremoso.
- Casadinho.
2. Especialize-se em doces gelados
Apesar de a melhor época para vender iguarias geladas ser o verão, fato é que esse tipo de doce “vende igual água” a todo momento.
O modelo do negócio pode ser desde a venda de casa, uma doceria especializada, nas ruas com bolsas térmicas e pela internet. O coração dessa estratégia é a propaganda, especialmente quando você não dispõe de espaço físico.
Além disso, você deve fazer de tudo para manter a integridade e frescor dos doces, pois é justamente essa sensação que o cliente procura, conheça as melhores opções para vender:
- Tortinha gelada de limão + creme equilibrado com raspas.
- Mousse de maracujá cremoso + creme de chocolate com pedaços.
- Paleta mexicana com pedaços das frutas + opções recheadas.
- Bolos no pote gelado com recheios gourmet (como beijinho cremoso).
- Receitas individuais de pavê.
- Geladinho ou sacolé de leite Ninho com Nutella.
- Torta holandesa diferenciada e consistente + recheio de creme belga
Sendo assim, essas são apenas sugestões, mas não deixe de considerar sua região, suas habilidades e custos para colocar em prática!
3. Aposte na alta procura pelos doces em potes e copos
Assim como alguns doces para vender no calor representam grande saída, os doces em potinhos ou copos são fundamentais para quem busca se destacar. Também chamados de copinhos da felicidade, esse produto tem alto valor agregado e lucratividade certa.
No entanto, é um nicho que possui bastante concorrência. Logo, é crucial preparar um produto realmente inovador. Escolha sabores que os concorrentes não vendem, coberturas únicas e personalize sempre que puder.
Lembre-se de que são os pequenos detalhes que chamam a atenção e ajudam a fidelizar clientes!
4. Estruture um negócio de doces diferenciados
Se você notar que em sua cidade há certa saturação de doces, ou seja, muitas pessoas já vendem doces caseiros e gourmets, a alternativa é ser diferente. “Ah, mas se já existe oferta, como ser diferente, assim fica difícil”.
De fato, mas se fosse algo fácil todos seríamos ricos, não é verdade? Assumindo que os empreendedores de sucesso são aqueles que trazem um toque pessoal e diferenciado aos seus produtos, confira uma listinha com opções viáveis para ter um negócio único:
- Donuts gourmet.
- Brownie gourmet.
- Blondie gourmet é a versão branca do brownie, feita com chocolate branco cremoso.
- Cupcakes gourmet.
- Trufas profissionais.
- Palha italiana.
A combinação desses doces tem o potencial para colocar sua loja ou marca digital no mapa das docerias referências no mercado!
DICA EXTRA: já que falamos de doces diferentes, você precisa se organizar para atender épocas sazonais. Estou falando de ovos de Páscoa diferenciados, Panetone gourmet, chocotone com chocolate belga, ovo de colher, entre outros, nessa época o jeito é oferecer um produto que somente você faça!
5. Crie um curso com sua experiência em confeitaria
Tem experiência real na confeitaria? Conhece bons macetes e truques que dificilmente os clientes saberiam? Consegue organizar as ideias com facilidade? Então, por que ainda não montou um curso especializado?
Esse tipo de material é muito consumido, já que possui um valor baixo, traz conhecimento prático e disponibiliza uma infinidade de receitas para que a pessoa possa fazer por conta.
Os ganhos vêm com a venda do curso em plataformas como:
- Hotmart
- EADbox
- Herospark
- Udemy
- Sambatech
- Eduzz
- Apollo
- Moodle
Uma vez que tiver finalizado a diagramação do curso, basta entrar nas plataformas, se cadastrar e começar a vender. Entretanto, você precisa focar em marketing, do contrário as pessoas acabam nem conhecendo seu trabalho, uma boa alternativa é o YouTube.
6. Inicie um canal no YouTube com receitas exclusivas
E por falar no YouTube, é possível unir o útil ao agradável aqui. Isso porque você pode criar um canal para ensinar receitas, truques e dicas para que as pessoas ganhem dinheiro.
Por fim, quando tiver uma boa base de inscritos, é possível recomendar seu curso, onde a pessoa se aprofunda no tema com mais conteúdo relevante, parece fantástico, não é mesmo?
Então, agora só depende de você entrar no mercado de doces e fazer a diferença. Utilize tudo que aprendeu aqui hoje, pode ser valioso para você dar os primeiros passos, boa sorte!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhá-las nas redes sociais e até a próxima!
Deixe um comentário