Não importa quando e como, mas você decidiu que vai empreender a todo custo. Então, que tal conhecer os melhores ramos para empreender com sucesso?
Ter o investimento necessário, mas não saber aplicá-lo com segurança e eficiência, é algo que muita gente enfrenta. O receio de escolher errado e a incerteza de entrar num mercado desconhecido, costumam bloquear os sonhos das pessoas.
Considerando que eu também passei por isso, garanto que as dicas incríveis de hoje abrirão seus olhos. Por isso, confira até o final e planeje o próximo passo!
Não conhece os melhores ramos para empreender? Descubra 5 áreas promissoras
Abro o conteúdo dizendo: tire da cabeça a ideia de que existem ramos melhores do que outros. Essa é uma ideia que priva você da realidade.
Por exemplo, se você tem experiência e conhecimento para abrir uma boa padaria, por que iria mexer com outra coisa? Não faz o menor sentido, concorda? Dito isso, o melhor ramo é aquele que você domina e não o que o outro diz que compensa.
Evidentemente que alguns segmentos estão em expansão e podem representar boas oportunidades, como o da tecnologia. Mas se você não souber como se posicionar, de nada adianta.
1. O setor de alimentos e bebidas ainda é o carro-chefe no mercado
Você tem afinidade com a revenda de produtos, a produção artesanal ou simplesmente, a lábia de vendedor? Então, o ramo dos alimentos e bebidas é receptivo aos intrépidos empreendedores, a exemplo de uma distribuidora de alimentos.
Estudos mostram que há estabilidade nesse segmento, independentemente da intensa mudança na precificação de produtos, especialmente devido à inflação. Afinal de contas, falamos de produtos que fazem parte do básico na vida das pessoas.
Olha, você tem muito a explorar e a avaliar antes de tomar uma decisão, tendo em vista possibilidades como:
- Restaurantes, bares e lanchonetes.
- Renda extra com delivery de alimentos.
- Empórios especializados em produtos gerais.
- Cafeterias e docerias especiais.
- Fabricação exclusiva e venda de bolos.
- Mercearias, mercados e supermercados.
- Food trucks e modelos similares de negócios.
Somente a partir desses negócios lucrativos para empreender, há um universo a ser explorado nas mais distintas direções. Isso sem contar a crescente demanda por adegas e casas especializadas em bebidas, sejam nacionais ou importadas.
Um ramo bem específico que eu vejo crescer demais, é o da produção e comercialização de produtos artesanais. Estou falando de queijos, linguiças, doces em pote, embutidos em geral, cachaças, pães e geleias, nesse contexto.
DICA EXCLUSIVA: se você reside em uma cidade turística, o empório é uma excelente ideia no ramo da alimentação. Dá para você aproveitar todo alcance de produtos artesanais locais, bem como matérias-primas e o apelo que o cliente adora!
2. Já pensou em atuar no ramo da Tecnologia da Informação?
Bem, o ramo da tecnologia não é uma surpresa e tinha que estar na lista, né? Atualmente, se você tiver um celular moderno já é possível ver o avanço tecnológico na palma das mãos, é impressionante.
Agora, tenha uma visão macro disso, ou seja, pense nas possibilidades aplicáveis nesse momento.
O mais lógico seria pensar imediatamente em uma empresa de tecnologia, certo? Mas qual segmento perseguir? Você vai se especializar em segurança de dados? Ou quem sabe partir para a criação de apps, jogos e softwares?
Talvez seja o momento de ingressar na vertente da Tecnologia da Informação? Essa última é uma das ideias de negócios mais rentáveis, porém, exige muito preparo e conhecimento prático. Dá uma conferida nas maiores oportunidades:
Comércio eletrônico e as necessidades do e-commerce atual
Confesso que recentemente me preocupei com as notícias envolvendo as Lojas Americanas, você viu? Eu fiquei pensando: como uma empresa tão grande, com uma estrutura tão robusta de e-commerce, pôde chegar nessa situação?
Entretanto, eu percebi que se tratava de algo isolado, mesmo porque todo o restante do comércio eletrônico “estava a pino”. Por conta disso, uma grande oportunidade para você entrar de vez na tecnologia aliada ao digital é:
- Trabalhar na criação de plataformas de vendas.
- Criar soluções e serviços focados em logística, para atender empresas como Jadlog, Shoppe, Amazon e, claro, comércios menores.
- Desenvolva soluções que supram as necessidades de pagamentos eletrônicos e de compras.
Desenvolvimento de aplicativos e softwares
A vida moderna é baseada na utilização de aplicativos e softwares, principalmente para smartphones. Acabei de me lembrar de pessoas que tentam ganhar dinheiro caminhando, através de apps que prometem verdadeiros milagres.
Agora, os aplicativos de monitoramento da saúde têm uma demanda gigantesca no mercado. Além do mais, você pode se especializar num segmento para atender necessidades específicas. São incontáveis oportunidades de negócios em alta.
Tecnologias sustentáveis representam bem os melhores ramos para empreender
Escuta bem o que vou lhe dizer: esse segmento está entre os melhores ramos para empreender. E digo isso não apenas pelo alto consumo, mas porque tem pouca gente aproveitando. Desse modo, me refiro a soluções tecnológicas para gerenciamento de energia sustentável, gestão e gerenciamento de resíduos e eficiência energética.
3. Logo atrás vem o setor da saúde e bem-estar
Eu darei números e você me diz se o ramo da beleza e do bem-estar não é algo a se considerar, tudo bem? Segundo a Euromonitor International, o mercado global de produtos para beleza e bem-estar atingiu 500 bilhões de dólares em 2020.
Tem como falar que não é um dos negócios em ascensão no mercado para ficar de olho? A meu ver, esse é o segmento que mais oferece oportunidades, uma vez que dá para começar com pequenos investimentos.
Por exemplo, produtos de beleza para revenda viabilizam uma porta de entrada para fazer dinheiro e reinvestir na sua escalabilidade. Para você não se perder em meio a tantas possibilidades, eu criei uma lista exclusiva:
- Clínicas especializadas em serviços de saúde: clínicas dermatológicas, fisioterápicas, odontológicas, entre outras. Esse é um mercado de cuidados básicos com alta demanda.
- Clínicas de estética: neste nicho, dá para você atuar com depilação a laser, tratamentos estéticos, corporais e faciais.
- Alie tecnologia e procedimentos de estética: trabalhe com equipamentos, utensílios e práticas de última geração. Embora muito promissor, é um mercado muito concorrido.
4. Que tal aproveitar a crescente procura por soluções de energia renovável?
Qual é a pauta mais debatida hoje, você sabe me dizer? Se você chutou “preservação do meio ambiente”, meus parabéns, você está no caminho certo. Nesse contexto, é possível seguir por diferentes linhas de trabalho.
Aqui na região, por exemplo, eu vejo muitos empreendedores se especializando na área rural da cidade. Ninguém é bobo nem nada, né? Boa parte da zona rural das cidades acaba esquecida, mas tem grande potencial energético e carece de soluções.
Outra vertente que é uma das tendências de empreendedorismo, é focar nas necessidades das indústrias. Quem enxergou esse potencial, provavelmente está fazendo um bom pé de meia.
Talvez você já tenha pensado em montar uma empresa de energia solar, acertei? De fato, essa é a porta de entrada, mas as oportunidades vão bem além disso, como:
- Especialização em energia eólica, com turbinas, tecnologias e, sobretudo, consultoria na área é muito valorizada.
- A energia de biomassa é bacana e tem sido alvo de muitos profissionais. Ela consiste em utilizar resíduos orgânicos para gerar energia.
Inclusive, você pode explorar outras tecnologias, mais especificamente na especialização acadêmica. Afinal, esse é o empreendedorismo do futuro!
5. Avalie a economia circular e as oportunidades desse ramo em crescimento
E por último, apresento a você mais um dos segmentos promissores para empreender, que o é da economia circular. Quem é do mercado da reciclagem vai pegar essa dica rapidamente.
Pensa comigo, a maioria esmagadora dos produtos segue uma linha linear convencional. A cadeia produtiva funciona assim: recursos são extraídos; produtos são fabricados; por fim são descartados apenas como resíduos.
Já na economia circular, os resíduos e materiais descartados continuam em ciclos prolongados de reutilização. Por exemplo, os produtos feitos com plástico reciclado representam bem essa oportunidade.
Por conseguinte, existem diferentes formas de atuar nesse mercado, tal como:
- Gerenciamento de resíduos e revenda de produtos aptos para voltar à cadeia produtiva.
- Moda circular, que é aquela feita a partir de materiais reciclados, é uma grande tendência.
- Design sustentável anda lado a lado com a nova tendência da moda.
E você aí se perguntando qual reciclagem é mais lucrativa, quando poderia entrar com tudo nesse ramo para empreender, né?
Qual dos melhores ramos para empreender mais chamou sua atenção?
Agora que você conheceu grandes ideias e os melhores ramos para empreender, talvez falte apenas uma coisinha. Estou falando dos produtos inovadores para vender, que podem andar de mãos dadas com a sua nova empreitada.
Infelizmente eu só posso acompanhar você até aqui, a partir deste ponto é você quem escreve a sua história. Tenha tranquilidade para avaliar as possibilidades e crie um planejamento comercial impecável, no mais, é correr atrás dos sonhos.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar e até a próxima!
Deixe um comentário