Trago neste artigo 10 opções de material para fazer amigurumi que vão desde os fundamentais como a linha e a agulha até os auxiliares como o marcador de pano e retalhos.
Abaixo vou falar um pouco sobre cada um desses itens, além de trazer locais onde você pode montar o seu estoque de forma versátil.
Então, pega um papel e uma caneta e anota tudo!
1 – Linhas
Uma das coisas que mais impactam na qualidade final do seu amigurumi é a espessura da linha que será utilizada.
Cada uma possui características específicas e vou falar um pouco delas para você tomar a decisão certa na hora de comprar.
Linha fina
Essa linha é a que possui menor espessura e costuma deixar o produto com ar mais delicado e os detalhes mais bem trabalhados. É muito utilizada na confecção de mini amigurumis.
Nessa categoria, o tipo mais abraçado é a de algodão mercerizado que têm aspectos brilhantes e macios e garantem uma finalização mais bonita.
Linha média
Como o nome já diz, é a linha de espessura intermediária que permite que você faça pontos mais grossos que ficam mais perceptíveis.
Nesses casos, a linha de algodão deixa o bonequinho mais macio e com brilho também.
Linha grossa
Linha bastante espessa que permite a criação de pontos mais firmes. Sendo a melhor linha para fazer amigurumis grandes ou resistentes (bastante utilizados em decoração).
Dica: Na hora de escolher a linha se atente às recomendações da embalagem que trazem especificações sobre o tipo e tamanho de agulha que devem ser utilizados para melhor acabamento.
2 – Agulhas
Existem várias agulhas no mercado que podem ser utilizadas para produzir esses bonequinhos que estão fazendo o maior sucesso em todo canto.
Além da diferença nas numerações (que vão corresponder a espessuras de linhas que serão utilizadas), existe também a diferença do material do cabo.
Os materiais estarão associados com o conforto do profissional e, consequentemente, com a otimização e eficácia de produção.
Veja sete tipos abaixo:
- Agulha de alumínio colorida (sem cabo): Costumam ser leves, práticas e tem 14 tamanhos diferentes;
- Agulha de cabo emborrachado: Costumam garantir mais conforto, tem flexibilidade no cabo e são indicadas para quem tem tendinite. Podem ser encontradas de 1,25mm a 8,0mm e costumam vir nos kits para fazer amigurumi;
- Agulha com cabo de bambu: São anatômicas e bem levinhas, trazendo maior agilidade nos movimentos. Possui 10 tamanhos distintos;
- Agulha Clover Amour: Possui cabo emborrachado e ponta diferenciada e é um dos objetos mais desejados pelos profissionais desse nicho;
- Agulha Clover Soft: É uma das mais sofisticadas do mercado;
- Agulha Symfonie: É toda feita de madeira e costumam ser bem coloridas e resistentes;
- Agulha Bambu Eco: Toda feita de bambu é uma opção biodegradável.
Ainda que a técnica principal utilizada seja o crochê, existem partes do amigurumi que são feitas com agulhas e linhas de costura, portanto, na hora de comprar seus materiais não esqueça de incluir esses dois itens.
3 – Enchimento
O enchimento para amigurumi mais indicado é a fibra siliconada antialérgica, ela possui alta resistência, boa tração, excelente alongamento e ainda evita possíveis reações alérgicas.
No processo de sua fabricação ela recebe um banho de fluido de silicone que possibilita uma distribuição mais homogênea, além de aumento da fluidez e redução de viscosidade.
Apesar deste tipo ser o preferido e mais comum, você pode aderir a outras opções.
Veja:
- Poliéster: Bem macio e fácil de limpar, além de evitar a proliferação de ácaro;
- Flocos de espuma: Textura mais irregular e desnivelada, sugerida para peças sem muitos detalhes na execução;
- Enchimento de origem animal: São mais caros, de durabilidade alta e podem desencadear reações alérgicas.
4 – Olhinhos
Os olhinhos podem ser encontrados no mercado em vários tamanhos e cores e são indicados para reproduzir personagens ou bichinhos, como ursos e ovelhas.
5 – Marcador de pano
O marcador de pano é uma espécie de piloto que serve para delimitar linhas e tecidos. Essa marcação pode ser para iniciar uma técnica diferente, para a troca de linha ou para a colocação de botões, roupinhas e olhinhos.
6 – Botões
Os botões podem ser utilizados para substituir os olhos ou para complementar o design do amigurumi, sendo colocados em blusinhas, calças ou até mesmo em sapatos.
7 – Retalhos de pano
Servem para você colocar mais textura e cor na sua criação. Pode ser usado para fazer roupas, acessórios ou até mesmo para compor criações inanimadas como jarrinhos de cactos e carros decorativos.
8 – Tesoura
Item indispensável para a realização de qualquer técnica de costura, auxilia em todas as etapas que exigem cortes, permitindo que as linhas fiquem com pontas mais firmes e fazendo com que os acabamentos do produto não fiquem desfiados.
9 – Alfinetes
Também auxiliam no processo de marcação do amigurumi, só tome cuidado para não acabar esquecendo algum espetado no boneco.
10 – Fita métrica
Ajudam a medir de forma simétrica cada parte da construção, fazendo que a composição fique harmônica e o acabamento fique mais profissionalizado.
Encontre bons fornecedores
Saber os materiais necessários para a técnica não é a única preocupação que um profissional deve ter na hora de começar, é preciso saber onde comprar material para fazer amigurumi de qualidade e a preços mais acessíveis.
Para te ajudar com isso, trago abaixo a sugestão de quatro fornecedores:
Círculo
- Site: https://www.circulo.com.br/
- Telefone: (47) 3331-9500/ 0800-648-2955
- E-mail: [email protected]
Armarinhos São José
- Site: https://www.armarinhosaojose.com.br/
- Telefone: (43) 3371-6400
- E-mail: [email protected]
- Endereço: Avenida Rio Branco, 70 – Jardim Shangri-lá, Londrina, PR
Mega Armarinho
- Site: https://www.megaarmarinho.com.br/
- Telefone: (44) 3037-5681/ (44) 99162-8272
- E-mail: [email protected]
- Endereço: Avenida Osires Stenghel Guimaraes, 437 – Jardim Liberdade II, Maringá – PR
Bazar Horizonte
- Site: https://www.bazarhorizonte.com.br/
- Telefone: (11) 2674-4669
- E-mail: [email protected]
- Endereço: Rua Coronel José Lopes de Toledo, 561 – Vila Antonieta, São Paulo – SP
Vale lembrar que nenhum deles tem vínculo com o blog ou comigo, portanto, pesquise mais a fundo a história e reputação de cada um nesse segmento de mercado antes de firmar parcerias.
Faça seu orçamento e monte seu estoque!
Agora que você conheceu a lista de material para fazer amigurumis e teve acesso a alguns fornecedores, basta fazer seu orçamento e estruturar um estoque diversificado e de qualidade.
Espero que o artigo tenha sanado suas dúvidas e que você consiga estruturar um negócio de sucesso, abraçando as opções de amigurumis mais vendidos e inovando em criações no seu próprio estilo.
Estou torcendo para seu sucesso nesse segmento tão promissor!
Até a próxima!
Abraços!
Deixe um comentário