As marcas de alimentos brasileiras mais consumidas atualmente são Perdigão, Seara, Italac, Maratá e Soya.
Dedicar um olhar atento a essas marcas tão procuradas pelos brasileiros é fundamental para negócios no ramo alimentício, bem como para mercados e supermercados. Afinal, ao saber exatamente o que os consumidores estão procurando, você pode atender a essa demanda de forma certeira.
Então, se você quer caprichar no seu estoque com os produtos mais vendidos atualmente, fique por aqui.
Neste artigo vamos analisar as marcas de alimentos brasileiras mais consumidas, desvendando quais são seus principais produtos e diferenciais e o que elas têm a mostrar sobre o atual comportamento de compra do brasileiro. Vem comigo!
Top 5 marcas brasileiras mais vendidas no setor alimentício

A lista que você verá a seguir é baseada nos dados atualizados apresentados pela Kantar, empresa de pesquisa e estatística que, anualmente, divulga o Brand Footprint Brasil, um ranking das marcas mais consumidas pelos brasileiros no ano anterior. Confira!
1. Perdigão
Presente no mercado desde 1934, a Perdigão é uma das indústrias alimentícias de maior destaque no cenário nacional. Atualmente pertence ao Grupo BRF, um dos maiores frigoríficos do Brasil e do mundo.
Seus produtos são conhecidos pelo sabor inconfundível, a praticidade e o preço acessível. Os maiores destaques do portfólio da Perdigão são:
- Embutidos (mortadelas, presuntos, linguiças, salsichas, etc.);
- Cortes de carnes de frango, peru e porco;
- Pratos prontos e pré-prontos (lasanhas, hambúrgueres, pizzas, empanados etc);
- Alimentos tradicionais de datas comemorativas (peru, tender, pernil, lombo e, é claro, o famoso Chester®, marca registrada da Perdição).
2. Seara
Marca do Grupo JBS, a Seara é concorrente direta da Perdigão. Em termos de portfólio, faixa de preços e público-alvo, ambas são bem similares, embora a Seara apresente um leque um pouco mais amplo. Veja a seguir os produtos de maior destaque da Seara:
- Frios e embutidos (presuntos, salames, mortadelas, peito de peru fatiado, etc)
- Aves (frango inteiro e cortes, peru) e cortes de suíno (pernil, lombo)
- Peixes e frutos do mar (tilápia, camarão, merluza)
- Pratos prontos e pré-prontos (lasanhas, hambúrgueres, pizzas, empanados etc);
- Legumes congelados (couve-flor, cebola, brócolis, ervilha)
- Alimentos tradicionais de datas comemorativas (peru, bruster, tender, pernil, ave Fiesta).
3. Italac
No segmento de laticínios, a marca brasileira que mais se destaca na preferência dos brasileiros é a goiana Italac.
Com mais de 25 anos de atuação, esta empresa distribui seus produtos para mais de 20 mil pontos de venda em todo o país. Seu portfólio inclui leites UHT e em pó, bebidas lácteas, leites condensados, além de cremes e doces de leite.
4. Maratá
Essa marca brasileira de alimentos é a empresa que apresenta a maior variedade de produtos, sendo uma opção certeira para donos de mercados de qualquer porte. Dentre seus maiores destaques, podemos citar:
- chás, cafés e filtros de café;
- açúcar e adoçantes
- condimentos, temperos e especiarias;
- molhos prontos para uso;
- snacks e salgadinhos;
- suco, refrescos e néctares;
- milhos e pipocas;
- descartáveis plásticos (copos, pratos, potes).
5. Soya
Uma das marcas líderes em óleo de soja, a Soya possui uma linha completa de óleos, incluindo de girassol, de algodão, de milho e de canola.
Além da alta credibilidade, conquistada ao longo de seus mais de 45 anos de atuação, a empresa também se destaca por sua responsabilidade social e ambiental. Nesse campo, vale mencionar que a Soya tem seu próprio programa de reciclagem de óleo de cozinha e de embalagens plásticas. Legal, não é mesmo?
Outras marcas que aparecem no ranking dos mais consumidos, divulgado pela Kantar, são as marcas americanas Coca-Cola (top 1) e Colgate (top 8), a brasileira Ypê (fabricante de produtos de limpeza e higiene) e a japonesa produtora de massas Nissin (top 10).
Além disso, algumas marcas conhecidas por seus altos índices de venda em anos anteriores acabaram ficando de fora do ranking como Tang, Qualy e Piracanjuba.
Entenda como esse cenário reflete o atual momento da economia brasileira
Segundo a empresa Kantar, o comportamento de compra do brasileiro apresentou mudanças significativas em 2022.
Os principais fatores associados a essas mudanças são a alta da inflação em 5,8%, somado à redução da renda dos brasileiros, devido a condições como desemprego, endividamento ou corte de auxílios governamentais.
O quadro resultante, segundo o relatório, foi um aumento de 17% do preço médio por unidade comprada. Com isso, as idas ao mercado foram mais frequentes, porém, o carrinho mais enxuto. O balanço final foi que o brasileiro gastou 19% a mais em 2022, comparado ao ano anterior.

Fique de olho nas marcas de alimentos brasileiras mais vendidas e monte um estoque estratégico
Por aqui encerramos nosso artigo com uma visão abrangente e atualizada sobre o perfil de consumo dos brasileiros no segmento alimentício. Vimos que as marcas nacionais mais consumidas em 2022 foram Perdigão, Seara, Italac, Maratá e Soya.
Fica claro que a tradição de mercado, somada ao custo-benefício e à praticidade de uso, são características em comum entre elas, e, provavelmente, são os aspectos que contribuem para o sucesso dessas marcas no cenário atual brasileiro.
Espero que esse artigo tenha te dado um panorama do mercado e sirva como um norteador na sua tomada de decisão em relação aos seus estoques e estratégias de vendas. Fique à vontade para salvar e compartilhar esse conteúdo em suas redes.