Máquinas para trabalhar com personalizados: Veja as principais

Publicado por Lidia Massari em 12 de agosto de 2023

As máquinas para trabalhar com personalizados certamente representam investimento, mas podem abrir as portas para uma atividade lucrativa, como escolher?

É inacreditável a quantidade de alternativas para ganhar dinheiro com certos tipos de equipamentos, claro, desde que você tenha qualificação. Caso você tenha encontrado dificuldades para identificar as melhores opções, sua sorte mudou.

Isso porque eu elaborei um compilado fantástico com as melhores máquinas para customização de diversos produtos lucrativos. Vamos conferir agora mesmo?

Máquinas para trabalhar com personalizados: veja as principais para começar

máquinas para trabalhar com personalizados

Atualmente você encontra muitas soluções para criar produtos personalizados, algumas mais “hightech”, já outras, focadas no trabalho mais pesado. A escolha vai depender, na verdade, do tipo de personalizado que você deseja trabalhar.

Por exemplo, se você planeja fazer camisetas personalizadas, a máquina de sublimação ainda é a sua melhor alternativa. Mas se o seu lado artístico e profissional pende mais para itens gráficos, uma impressora UV é a pedida certa.

Então, se eu criei mais dúvidas do que entreguei de respostas, não se preocupe. Afinal, o conteúdo será a resposta definitiva para sua dúvida: “o que eu preciso para começar a trabalhar com personalizados?”.

1. Máquina de sublimação

A sublimação é uma técnica antiga, consolidada e aparentemente ultrapassada, certo? Errado, mesmo que ela exista no Brasil há tempos, a verdade é que as máquinas de sublimação são extremamente relevantes.

Antes que você possa me perguntar se trabalhar com sublimação dá lucro, eu respondo prontamente: sim, é possível lucrar. Primeiro porque o equipamento diversifica a oferta como nenhum outro, além do mais, dá para trabalhar nichado, com:

  • Camisetas dos mais diversos materiais e composições.
  • Canecas de plástico, cerâmica, vidro e alumínio.
  • Almofadas decorativas e personalizadas.
  • Roupas esportivas segmentadas para esportes distintos.
  • Chapéus, bonés e demais acessórios.
  • Toalhas de praias sazonais que têm alta procura.
  • Capas de celular e mousepads.
  • Bolsas, mochilas e sacolas ecológicas.
  • Chinelos personalizados para a sua loja.

Eu poderia continuar listando os produtos que a máquina de sublimação proporciona, mas você pegou a mensagem. Portanto, sempre que alguém disser que é um equipamento ultrapassado, que não rende mais nada, mostre essa lista.

Você se interessou pela possibilidade? Então, veja o vídeo abaixo que vai expandir ainda mais a sua mente:

2. Máquina de impressão direta em tecido (impressora DTG)

Você olhou, analisou e pesou o contexto da sublimação, mas ainda não foi suficiente para acender a fagulha empreendedora? Pois bem, você já ouviu falar da máquina de impressão direta em tecido, também conhecida como Impressora DTG?

A tecnologia “Direct To Garment Printing” significa um processo de impressão com tecnologia de jato de tinta aquosa em tecido. Embora não seja tão novidade assim no mercado, ainda é uma alternativa pouco explorada pelo empreendedor brasileiro.

“Ah, mas dentre as máquinas para trabalhar com personalizados, o que diferencia a sublimação da impressora DTG?”. Uma das maiores mudanças entre as tecnologias, é a eliminação da necessidade de utilizar uma matriz intermediária.

Quer dizer então, que você terá menos custos envolvidos na criação dos personalizados, além de maior agilidade para produzir. Aliás, dá uma olhada em outras vantagens:

  • Maior qualidade de impressão com reprodução fotográfica e cores fiéis ao projeto digital.
  • Agilidade na impressão, pois você só precisa escolher a estampa, enviar para a impressão automatizada e aguardar a finalização.
  • A economia vai além da redução do tempo de produção, pois a geração reduzida de resíduos pesa menos no bolso.

Olha só que máquina super diferente para você que planejava montar uma estamparia, né? Dá para trabalhar com praticamente tudo que for relacionado a vestuário, acessórios e produção têxtil.

3. Impressora UV

Todo mundo sabe que uma impressora profissional para trabalhar com personalizados é algo sensacional, viabilizando projetos únicos, certo? Porém, nem todos gostam da ideia de trabalhar com a impressora solvente.

Nesse sentido, a terceira máquina para expandir seu catálogo de personalizados é a impressora UV, já conhecia? Usando a tecnologia de luzes ultravioletas, o funcionamento é basicamente assim:

  1. O equipamento faz a impressão na mais alta qualidade, a partir de insumos, superfícies e formatos específicos.
  2. A impressão é naturalmente digital e através de configurações e formatações modernas.
  3. Enquanto o equipamento imprime, a tecnologia de luzes ultravioletas executa uma secagem instantânea.
  4. É possível também “curar” a tinta durante o processo de impressão.
  5. Obviamente, a tinta usada é criada com técnicas e tecnologias avançadas, por isso, se tornam mais complexas.

Uma das maiores vantagens da impressora UV é que você trabalha com praticamente todo material de impressão. O que é bem diferente da impressora solvente, pois a tinta eco solvente agride o material. “Nossa, mas tudo isso parece algo caro, dá para trabalhar com isso?”.

Sim, veja só, algumas empresas e indústrias podem deixar de contratar seus serviços devido às políticas ambientais. Contudo, isso não acontece com a impressora UV, logo, seu campo de atuação é consideravelmente mais amplo.

4. Máquina de bordado digital

Quer dizer que o investimento anterior está fora de cogitação, mas você não desiste de encontrar a solução? Nesse caso, a máquina de bordado digital é uma boa alternativa para começar menor e galgar os próximos passos.

Muita gente acha que trabalhar com bordados é uma atividade pouco lucrativa, mas eu discordo plenamente. É claro que a demanda mudou muito e a facilidade para comprar produtos “prontos e mais baratos” é grande.

Nesse contexto, você investe numa boa máquina que caiba no orçamento e começa a estruturar uma produção diferenciada. Veja bem, estou falando da possibilidade de trabalhar com personalizados como:

  • Roupas de bebê bordadas e personalizadas de acordo com a preferência do cliente.
  • Bonés personalizados e projetos pessoais para agregar valor à marca.
  • Personalização de roupas corporativas abre um mercado gigantesco para trabalhar.
  • Lenços e echarpes são produtos sazonais muito consumidos.
  • Toalhas de banho são produtos atemporais e com alta procura por personalização.

5. Prensa de botton

Por último, mas igualmente interessante, trago até você uma das máquinas para trabalhar com personalizados mais procuradas na produção artesanal. Estou falando da prensa de botton, que aquele decorativo arredondado em formato de broche.

O objetivo desse produto é carregar uma mensagem promocional, publicitária ou apenas decorativa. Por conseguinte, você pode trabalhar com demandas empresariais, personalizados para clientes tradicionais e até mesmo para a sua marca.

Um outro ponto estimulante é que o manuseio do equipamento é muito simplificado e permite você iniciar de imediato. Sendo assim, planeje onde inserir esse personalizado e crie produtos realmente únicos. Veja um vídeo bacana a seguir:

Invista em boas máquinas para trabalhar com personalizados e lucre muito

Mesmo que você adquira as melhores máquinas para trabalhar com personalizados, é importante considerar que o começo é desafiador. Muito porque o cliente precisa ganhar confiança e depositar as esperanças no seu trabalho, concorda?

Uma estratégia absurdamente certeira para contornar o receio inicial, é encurtar a distância com o consumidor, e como fazer isso? Simples, elabore perfis sociais, um site bem estruturado e invista em conteúdo valioso para agregar conhecimento.

A partir de passos simples, seus pedidos vão decolar, não importa o produto vendido. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, vamos lá, compartilhe nas redes sociais. Esse tipo de informação é importante para todos, até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário