Poucas pessoas entendem a relevância dos maiores produtores de zinco do mundo, que desempenham papéis cruciais nas indústrias.
A produção está espalhada por diversas partes do mundo, responsáveis por abastecer indústrias dependentes e sensíveis, economicamente falando. Então, é muito importante conhecer a cadeia produtiva para compreender a demanda global contínua.
É precisamente isso que eu ofereço agora, ou seja, um vislumbre assertivo dos países com maior produção de zinco. Não deixe de conferir a leitura, combinado?
Quais os 6 maiores produtores de zinco do mundo
Os maiores produtores de zinco do mundo são China, Peru, Austrália, Índia, Estados Unidos e México. Esses são os principais players na extração, processamento e aplicação do minério na indústria.
Logo, eles tiveram uma contribuição notável na produção mundial em 2022, que foi de 13,3 milhões de toneladas do minério. Tudo isso foi destinado à indústria do zinco que apresenta demandas incessantes e vitais ao funcionamento da economia.
1. China
As minas chinesas produziram aproximadamente 4,2 milhões de toneladas de zinco em 2022. O levantamento foi feito pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), responsável por mensurar o desempenho produtivo dos principais minérios.
A liderança da China como país que mais produz zinco do mundo é uma surpresa e tanto. Isso porque quando falamos na extração de diferentes minérios, a China nem sempre assume a ponta.
Um bom exemplo é a produção global de cobre, onde o país asiático fica na terceira posição. Inclusive, o mesmo acontece na extração do minério de ferro, mas a conversa muda quando falamos do zinco.
Olha só, segundo a empresa GlobalData, existem mais de 379 minas de zinco ativas e aptas à extração no mundo. Desse total, cerca de 127 minas estão localizadas na China, ou seja, a mineração de zinco chinesa é uma potência.
Principais minas de zinco na China
- Mina de chumbo e zinco Fankou: situada na Província de Guangdong, a mina foi responsável por 182 mil toneladas do zinco chinês.
- Mina de zinco Wulagen: a produção dessa mina, localizada em Xinjiang, produziu 133,5 mil toneladas de zinco em 2022.
- Xitieshan em Qinghai: embora tenha produzido “somente” 56,6 mil toneladas de zinco, a mina Xitieshan é consistente.
2. Peru
Responsável por 12% do zinco mundial, o Peru é o segundo colocado dentre os maiores produtores em escala global. Nos últimos anos, sua extração apresentou uma taxa de crescimento anual de 1%.
Apesar de parecer pequeno, esse crescimento é essencial para assegurar novos investimentos em aprimoramento estrutural e capacidade produtiva. Nesse contexto, o país produziu 1,6 milhão de zinco entre 2021 e 2022.
Dentre as principais mineradoras, estão a Volcan Compania Minera, Glencore, Teck Resources, BHP e Compania de Minas Buenaventura. Falando nas minas mais importantes para o mercado de zinco peruano, gostaria de destacar:
- Mina Antamina (92,5Mt)
- Cerro Lindo (87,6Mt)
- Mina San Cristobal (61,2Mt)
- El Porvenir gerenciada pela Votorantim Metais (52,4Mt)
3. Austrália
Além da massiva produção de ferro, a Austrália é terceira colocada dentre os maiores produtores de zinco do mundo. Totalizando cerca de 1,3 milhão de toneladas, o país na Oceania representa 10% do minério mundial.
Além do que, vale dizer que nos últimos 5 anos a produção australiana cresceu incríveis 11%. Porém, a exportação do minério apresentou uma queda de quase 3% em 2022, devido às instabilidades da economia mundial.
Olha que curioso, mesmo a China sendo líder, o país é o principal importador do zinco australiano. À frente na extração e processamento, estão as gigantes Glencore, South32, China Minmetals, EMR Capital Group e New Century Resources.
4. Índia
A Índia tem se destacado como grande produtora de muitas commodities e produtos valiosos ao mercado, anualmente.
Por exemplo, você sabia que a Índia também tem uma forte produção de ferro? Ou que a indústria carvoeira é responsável por movimentar o país, não apenas como principal fonte de energia, mas economicamente?
Com o zinco é a mesma coisa, pois a produção indiana atingiu aproximadamente 815 mil toneladas do minério em 2022. Não à toa, o país localizado no Sul da Ásia abriga a maior mina conhecida de zinco.
Estou falando da Mina Rampura Agucha, situada em Bhilwara que fica no Rajastão, um dos grandes polos industriais do país. A empresa por trás da mina é a Vedanta Resources, que deve operar as instalações até 2027.
Contudo, algo pouco explorado é a importância do zinco para o país. Isso porque sua indústria é dependente do minério, tanto na agricultura, como no cultivo de arroz, quanto na indústria química.
5. Estados Unidos
A produção direta das minas americanas costuma gerar entre 740 e 770 mil toneladas, como aconteceu em 2022. Na ocasião, a produção apresentou um crescimento de 9% em comparação a 2021, e isso é muito expressivo.
Por conseguinte, o zinco americano é responsável por cerca de 6% da produção mundial, mas parte disso é utilizado domesticamente. Hoje em dia, a extração do minério acontece em 6 estados diferentes e através de 14 minas operacionais, como:
- A Mina Red Dog no Alaska produz uma média de 550 mil toneladas anualmente, sendo a mais relevante.
- Já a Mina Sweetwater fica no Missouri, gerenciada pela empresa The Renco Group. Sua produção média é de 110 mil toneladas ao ano.
6. México
Por fim, chegamos ao último colocado dentre os maiores produtores de zinco do mundo, o México. Os níveis de produção da indústria mexicana são similares aos dos Estados Unidos. Então, o país responde por praticamente 6% do zinco mundial.
Em contrapartida, a extração deve crescer em média 3% ao ano até 2026, colocando o México numa perspectiva mais favorável.
As principais minas são Penasquito, Velardena, Saucito, Francisco I. Madero e Tizapa, juntas elas produziram 370 mil toneladas em 2021.
BÔNUS: tem zinco no Brasil? Quem produz zinco no Brasil?
Sim, existe zinco no Brasil e a indústria mineradora tem focado investimentos na expansão de processamento. Para dizer a verdade, o país produziu 296 mil toneladas de zinco em 2022.
Por conta disso, hoje o Brasil é o 12° colocado no ranking de maiores produtores de zinco mundiais. Vale ressaltar, que apesar do número expressivo, o mercado brasileiro encolheu de 2021 para 2022.
Com isso, nosso minério é responsável por apenas 1% da demanda global, ficando bem atrás dos outros países. Apenas como curiosidade, depois do México, estão Bolívia, Rússia, Canadá e Suécia.
Principais ocorrências de zinco no Brasil
- Bahia
- Minas Gerais
- Mato Grosso
- Pará
- Rio Grande do Sul
Conclusão sobre os maiores produtores de zinco do mundo
Os maiores produtores de zinco do mundo sustentam uma vastidão de demandas e necessidades da indústria moderna. Da galvanização de ferro e outros metais, à fabricação de baterias.
Presente na fundição de ligas metálicas, como latão, até à composição de produtos na indústria química. Atuando como fundente na fabricação de vidros, mas também como ingrediente em cosméticos e protetores solares, o óxido de zinco.
Contudo, é na transição para energias renováveis que o zinco se tornou indispensável. Afinal, ele é usado em painéis solares, baterias e componentes de “tecnologia verde”.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar as curiosidades e até a próxima!
Deixe um comentário